domingo, maio 31

España


Numa coisa eu concordo com a Gwyneth Paltrow: quando se fala nas "melhores comidas do mundo", todo mundo logo pensa na Itália, e para mim, minhas melhores experiências degustativas foram mesmo é na Espanha. Isso sem falar que é um povo que adora dividir a excelente comida com quem quer que seja, enquanto na Itália tenho sempre a impressão que eles querem mesmo é provar que são os melhores e pronto.

Mario Batali e Gwyneth Paltrow apareceram na Oprah para falar do programa "Spain, on the road again" onde ele e a insosa loira vão viajando pela Espanha e mostrando a culinária local.

*** Pausa para explicação ***

Eu não gosto nem desgosto da Gwyneth Paltrow, só a acho pretenciosa demais. Ela vive falando que ama cozinhar, que se mantém magra comendo "de tudo", mas há dois anos, quando a Oprah pediu para ela fazer uma das receitas preferidas dela, ela fez esse peixe aqui que a Oprah experimentou, fez cara de desapontamento, torceu o nariz e disse que não era o prato preferido dela. Pra mim, me pareceu tudo comida de hospital demais.

Agora, nessa última passada pela Oprah, depois de falar tanto pra Oprah que come tudo o que quer, que bebe vinhos ótimos, mostrou o "equipamento culinário" favorito dela ( o do Mario Batali foi uma linda batedeira Kitchen Aid, que eu babei mas "sô-pobri"): uma gigantesca coisa - que eu não tenho palavras pra descrever - que cozinha no vapor. Peralá, normalmente a gente come comida no vapor porque conscientemente sabemos que é mais saudável, porque queremos manter a linha, mas daí a querer vender a idéia de que é normal ao paladar da maioria, toda e qualquer comida feita, todos os dias, na tal máquina, como ela coloca, é um pouco hipocrisia demais. E só pra reforçar meu ponto, a máquina era gigante, de um nome alemão complicadésimo e carésima, ela mesmo disse que é um investimento.

Ah, e o site dela, que eu nem me lembro qual é, é chatésimo e só tem abobrinha pra gente fútil e desmiolada. Tipo, do mais caro vestido Chanel, ao mais humilde top da Mango... Desde quando a Mango é humilde? Humilde é H&M, é C&A, é Miss Etam ( ETAM no UK ).

*** Fim do importantíssimo esclarecimento ***

No programa, achei uma falta de educação não mencionarem os outros dois componentes da da "turma", Claudia e Mark, mas sabem né, famosa mesmo só a Gwyneth. E achei o fim da picada a forma como o chef, cheio de si, antagonizou a Oprah. Mas... ele preparou uma paella de lamber os beiços, com uma idéia muito original e útil para quando se serve para grupos grandes ( coxas de frango junto aos frutos do mar ). E também preparou aspargos grelhados servidos com filé de porco enrolado no jamón à milanesa, que parecia estar fantásticos. Fiquei muito tentada a comprar o livro ( para enfeitar minha estante junto com os livros do Jamie ), mas aí pensei: carácoles, porque é que você vai comprar o livro de dois americanos que você não gosta e que acham que entendem de cozinha espanhola? Compre logo um livro escrito por um espanhol.

Povo, vocês que moram aí na Espanha, saberiam me indicar um bom livro de receitas típicas espanholas, em espanhol mesmo ( eu falo espanhol e em caso de dúvida nos termos novos, há sempre o google pra ajudar )? E ainda, vendo a receita na Oprah, tá no youtube, é mesmo "original"? Achei estranho o molho de tomate e a ausência de pimentão no sofrito.

3 comentários:

Lara disse...

Oi Adriana, te recomendo os livros do Karlos Arguiñano, nao lembro o nome do último, mas tem a capa verde. Entre a maioria dos chefs que vemos por aqui, ele ainda se mantém fiel à gastronomia tradicional espanhola, cozinhando coisas do dia a dia, usando os produtos da temporada e sem muita frescura. Espero ter ajudado!

Joaninha Bacana disse...

'A Day at El Bulli': tem receitas, mas quase todas nao sao reproduziveis numa cozinha 'normal'. Porém o livro é ótimo, nao tem como nao babar :o) A gente 'passa' um dia no melhor restaurante do mundo, come com os olhos, e nao engorda, hehehe :o)
http://www.amazon.co.uk/Day-at-ElBulli-Ferran-Adria/dp/0714848832/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1243808926&sr=8-1
Bjs, Angie

Marcia disse...

O que a Gwyneth entende de comida, pois até onde eu sei ela segue a culinária macrobiótica???
De resto, não acho que o fato de dois americanos terem escrito o livro deve te desencorajar, o Jamie Oliver mesmo escreveu um livro inteiro com receitas italianas. É claro que às vezes els fazem algumas adaptações, mas de resto acho válido pessoas escreverem sobre culinária de outros países.