quinta-feira, maio 7

Farofando

Esse ano está sendo terrível planejar férias. A empresa está enfiando goela abaixo dos empregados semanas de férias compulsórias. Aqui temos 25 dias de férias, garantidas por lei, e 13 dias de "ADV" que a gente vai juntando porque trabalha 40 minutos a mais por dia. Esse ano, essa construção de ADV foi parada, só poderemos juntar 5 dias. Dos 30 dias, uns 10 eu tive que sair compulsóriamente, ainda bem que durante essa semana, eu bati o pé, provei que precisava ficar e fiquei. Agora o sindicato interveio, e a empresa não pode descontar mais dias de férias, mas apenas ADV, e o saldo de ADV pode ser negativo, o que deixa meus 20 dias de férias ainda intactos. Mas de qualquer forma, terei que sair de férias esse ano de 25 de Julho a 9 de agosto, a semana mais cara, lotada e quente dos balneáreos europeus.

Eu queria muito ir à Rhodes, nós já visitamos Creta e gostamos, e Rhodes parece muito mais bonito. Então pensei em alugar uma casa com piscina, ía sair praticamente o preço de um hotel, mas tinha 2 problemas: Bart é canguinha e com uma cozinha ía ficar me enchendo o saco pra eu cozinhar, o que acaba com metade da graça das férias; e o segundo problema é que por fotinho da internet toda casa parece um palacete, só que "ao vivo", como saber? Só sei que enquanto eu me degladiava com a dúvida, TODAS, e eu digo TODAS, as casas de veraneio foram alugadas. Nos restaram os hotéis. Já escolhi um muito lindo, que está classificado como o hotel numero 1 dessa praia de Rhodes no Tripadvisor. Esse hotel abriu agora um outro pegado que é bem mais luxuoso e é couples only ( hotéis sem criança são sempre mais luxuosos - adoraaaamos hotéis sem crianças! ), mas está "impagável", 4 mil euros por pessoa por duas semanas meia pensão.

Sábado vou ao agente de viagens fechar o negócio, pra garantir. Daí fica só faltando alugar o carro, que pegamos no aeroporto ao chegarmos e devolvemos no aeroporto de novo no dia de voltar. Em alguns lugares compensa alugar um carro, e Rhodes parece ser um deles. Pagaremos no total 380 euros pelas duas semanas, dá menos de 30 euros por dia, e só pra ir e voltar do hotel à cidade com taxi fica 12 euros. Fora que eu e o Bart sempre fazemos assim: um dia lagartixando na praia, outro dia batendo perna. Como estaremos em meia-pensão, o carro também serve para comprar refrizinhos e outros snacks. Podem me chamar de canguinha também, mas eu me contorço de raiva se tiver que pagar 3 euros numa latinha de Coca que no mercadinho da esquina custa 50 centavos. No Egito, ficamos no Marriott, e eu estoquei o frigo de refris, e todos os dias eu levava uma bolsinha térmica bem discreta com 4 latinhas e 1 mini-garrafa-térmica de suco de laranja com vodka, um drink que adoramos, pra praia. Eu estava com tanto receio de fazer isso, mas durante as duas semanas que ficamos no hotel, várias pessoas e casais vieram falar com a gente, perguntar se tínhamos comprado aquela bolsa no Egito, e alguns compraram isoporzinhos, menos discretos que minha bolsinha.

Ah, adoro fazer planos de férias...

Agora rola um boato de que a semana de 1 de junho vai ser compulsória também. Se for, eu não escaparei, só espero que o sindicato novamente intervenha e descontem ADV. E daí eu juro que vou pra algum lugar, e se Bart vier com chorumelas, ameaço largá-lo pra trás. Aí pergunto procêis: diquinhas de cidades européias legais? Melhor se for ao alcance dos vôos da Ryan Air e Transavia de Eindhoven. Já conheço: Londres, Paris, Carcassone, Brugge, Munich, Interlaken, Lugano, Veneza, Firenze, Pisa, Cinque Terre, Roma, Napoli, Capri, Amalfi, Taormina, Sevilla, Barcelona, Faro, Lagos, Lisboa, Fuerteventura, Mallorca, Creta... Fui a outras cidades, mas algumas a trabalho, não sei se voltaria. Mas então... dicas são bem vindas.

9 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Que tal Praga? É muito lindo, e junho é perfeito! :o)
Beijos, Angie

Adriana disse...

Praga ou Viena... Lindas cidades...

Camila disse...

Budapeste é ainda mais bonita que Praga, tem menos turistas e a dá pra se virar superbem com transporte público, mesmo sem saber a língua local. Estive lá em outubro passado e recomendo muuuuito!

Holandesa disse...

Por uns dias eu tb diria Praga ou na Disney Paris... :)
Mas outras opçõees para 1 semana tb poderia ser Funchal na ilha da Madeira ou quem sabe, Corfu, conhecida como uma das ilhas Gregas mais bonitas para se visitar...

Fernanda disse...

Eu tinha pensado em Rhodes para a terceira semana de julho mas um casal de amigos, que tem casa lá, meio que me assustou dizendo que é MUITO quente e que até a água da praia esquenta demais no verão (eles só vão para a casa for a de temporada pq não aguentam o calor).
Com isso eu desisti da Grécia, Ilhas gregas, Cyprus e Egito nessa época. Vou esperar vc voltar pra falar se vale a pena ir ou se é realmente insuportavelmente quente.
Pra Junho, pq vc não tenta algum lugar quentinho no leste Europeu? Varna?! Não sai tão caro.
Ahhhhhhhhhhhhh e a Brussels Airline tá com uma puta promoção de vôos para a Itália.

Boa sorte.

Marcita disse...

Salzburg + Viena
Praga + Budapeste ou Bratislava (por 1 dia apenas porque não é muito boa de passear, mas tem coisas bonitas)
Berlin + Potsdam

Adriana disse...

Fernanda, escolhi Rhodos porque fica na mesma latitude que Creta e tem clima semelhante, e quando eu fui pra Creta, em meados de Junho, passamos frio, apesar de estar solzinho ventava demais e o mar era geladésimo. E boa a dica da Brussels, vou checar, adoraria voltar à Taormina.

Holandesa, Ilha da Madeira é meio sem praia pra ser uma ilha, o que não me anima muito, mas Corfu tá na lista, e tem vôo de Eindhoven.

Praga e Budapeste vai rolar logo, mas não agora, pois a Wizz air começa a operar vôo para Praga saindo de Eindhoven por preço de banana dia 27 de Junho.

Viena quero muito ir, quem sabe... Mas tem que ser vôo KLM, entao só em promoção.

E preciiiiso ir mais pra Alemanha, praticamente todas as cidades que visitei, gostei. Quem sabe a rota Romântica?

Mais diqueeenhas povo!

Minha Vida disse...

Santander, Espanha, muito lindo

Denilson Faria

Marcia disse...

E Madri, já foi? O vôo sai da Ryanair daí de Eindhoven mesmo, ou tem que ser mesmo da KLM? Não achei linda de morrer, mas é agradável, e se você quer calor, é lá mesmo que você deve ir!
Dublin, que também sai daí, não recomendo pro meu pior inimigo.
Estocolmo eu tô a fim de conhecer, parece ser legal. E eu também adoro a Alemanha, é aqui do lado, deveria ir mais para lá.