segunda-feira, maio 25

Que país é esse?

Na hora que me contaram eu ri, depois é que eu fui ver a gravidade da situação...

O gerente de vendas de um fornecedor brasileiro me contava dia desses que com esses descontos para comprar carros novos no Brasil, a maioria dos funcionários da empresa se enfiou em financiamentos malucos para comprar um carrinho novo, comprometendo uma fatia maior do salário do que deveriam, contando já com a participação nos resultados da empresa mesmo antes do valor ser anunciado, soltando cheque-pré pra dalí a 6 meses, vendendo as férias de 2009 e alguns até de 2010! Mas agora que a empresa está enxugando, diminuindo a carga horária dos horistas, pagando uma participação nos resultados micha, esse povo está num desespero tamanho que a incidência de gente com problemas cardíacos no ambulatório até aumentou.

Mas o que ouvi hoje, e que a princípio me deu até um acesso de risos, foi que um funcionário da GM, desesperado com a decisão da empresa de não pagar mais horas extras, e endividado até o pescoço, subiu na torre pára-raios da empresa, no portão 1, e ameaçava se jogar ou morrer eletrocutado. Gente, como pode?

Como pode o povo se endividar dessa maneira? Assim que eu desliguei o telefone, meus colegas todos perguntaram o motivo do riso todo, e eu fiquei na indecisão, conto ou não conto? Confesso, eu filtro muito o que conto pros colegas de trabalho. Não quero que pensem que eu sou uma doidivanas como muitos brasileiros parecem ser, o povo daqui não entende essa "peculiaridade" do povo brasileiro, a mania do cheque pré ( e cartão de crédito com altos limites, e carnê de prestação, e o vender fiado da mercearia ).

E olha que a crise aí na terrinha nem tá tão feia, hein! Quero ver se fosse aqui. Aliás, sexta-feira saberei dos planos de férias coletivas em Julho, parece que pararemos ao menos 4 semanas, e aí terei que traçar novos planos de férias.

Ó meus sais!

1 comentários:

Ana disse...

Dri, a historia tah engraçada, mas cartao de credito com altos limites no Brasil ? O limite no cartao no Brasil nem se compara com o que dao de limite no EUA e no Canada e obviamente que nos dois primeiros paises o juro é (ou pelo menos era) em torno de 12 % ao ano, enquanto no Brasil é 20 % ao mês. Ou seja, nao existe crédito no Brasil, a pessoa compra num mês e no outro mês é obrigada a pagar toda a divida senao se ralou feio. Eu tava vendo no Banco do Brasil aqui os juros pros empréstimos, é um absurdo. Beijocas.