segunda-feira, junho 8

Socialista ou corpo-mole?


A Holanda é um país socialista. Beeeem socialista. Sei lá se tem uma escala na "socialização" de um país, mas comparados ao Brasil, o povo daqui é tudo comedor de criancinha. Se é que vocês me entendem…

É uma sociedade, para mim, difícil de compreender. Eu mesma, tem dias que acho o sistema ótimo, tem dias que acho péssimo.

Aqui, os impostos são muito mais altos que no Brasil, mas o governo faz muito mais pelos cidadãos. Muito mais. Infinitamente mais. Faz tanto, que às vezes eu acho que o povo fica até meio mal acostumado.

Digo isso por causa da crise, e das negociações salariais do pacote que eu mencionei hoje. No mundo todo, milhões de pessoas perderam seus empregos, muitos suas casas, tem gente vendendo tudo o que tem pra colocar pão na mesa, se endividando, e aqui na Holanda, algumas pessoas são impassíveis, não admitem, numa crise dessas, perder um centavo.

Na minha humilde opinião, o "sacrifício" vai ter que vir das 3 partes: do governo, da empresa, do funcionário. Se cada um ceder ( e pagar ) um pouquinho, as chances de superarmos essa crise sem grandes tragédias é maior. Mas tem Hans Mané aqui que não aceita sacrificar um euro do salário. Vão pra casa no apito, jantam com a família as 6 da tarde, sentam na frente da TV com sua Heinekken, e ficam reclamando da crise, metendo o pau nas empresas e no governo, mas a verdade é que todo mundo pode se ferrar, o governo esvaziar os cofres públicos, as empresas continuarem a dar prejuízo, desde que o salariozinho dele continue a ser depositadinho bonitinho na conta, pra ele poder continuar se empanturrando de "biertje" e acampar nas férias.

Dessa vez, quem reclama são os operários do segundo turno. A empresa vai extinguir o segundo turno, e os funcionários desse turno, ao invés de serem mandados embora, vão trabalhar no primeiro turno. Esses funcionários deixarão de receber oo bônus por horas trabalhadas à noite, algo em torno de 15% do salário, e ao invés de estarem aliviados que continuarão tendo um emprego, a maioria está revoltada com a diminuição do salário. E olha que com esse pacote vem 21 meses de estabilidade de emprego!

E esses argumentam que a empresa lucrou muito "nas costas deles" e que agora a empresa tem que "bancar" o salário integral deles. E é isso que me irrita pronfundamente, é esse povo ser tão mente curta a ponto de achar que um grupo americano investiu numa empresa holandesa na casa do chapéu só pra dar empreguinho pros desempregados da região. LUCRO, é isso que uma empresa americana, ainda mais uma listada na NASDAQ, busca aqui por essas terras, nada mais.

Cheguei a ouvir o absurdo de "ah, por esse salário eu fico em casa recebendo auxílio desemprego, com a conta cheia dos euros recebidos ao ser mandado embora, até a crise passar e eu encontrar um outro emprego". E isso foi dum holandês lourão, não foi turco não, viu!

I am so sorry se eu ofendi alguém aqui, mas estou meio pissaroca da vida, cansada dessas incertezas, e como todo mundo que tem juízo, querendo ver meu empreguinho garantido. Eu topo redução de jornada, redução de salário, tudo para que a maioria, eu incluída aí, mantenhamos nossos ganha-pão. Tenho contas pra pagar, uma hipotecona, odeio procurar emprego e sei das limitações de um estrangeiro em época de crise, e quero trabalhar tranquila sabendo que vou ter um salário daqui a 3 meses, nem que seja um ligeiramente mais baixo.


3 comentários:

Marcia-Rotterdam disse...

Pois é, nem me fale...esse povo não sabe o que é crise de verdade. A falta de visão deles também me choca. Preferem mesmo ficar em casa do que trabalhar com salário e condições menos favoráveis. E as mulheres então, don't get me started!
Respondendo a pergunta, minha empresa em si não foi afetada pela crise, mas os clientes sim, o que coloca pressão enorme no meu departamento ( financeiro).

Holandesa disse...

São corpo-mole e mimados!

Adriana disse...

Essa de "todo mundo é comedor de criancinha" adoreeeei a metáfora, mas vai render viu?...hehehe daqui a pouco aparece uma daquelas tuas fans sem entender o sentindo da coisa e vai baixar a verborragia DE NOVO. Só vou voltar aqui pra ver depois. hehehe
Eu sei que tu sabe se defender...mas morro de rir quando acontece delas abrirem a cauda de pavão e vir falar coisinhas. tu es doida xará'. heheheh