segunda-feira, junho 8

Socialista ou corpo-mole?


A Holanda é um país socialista. Beeeem socialista. Sei lá se tem uma escala na "socialização" de um país, mas comparados ao Brasil, o povo daqui é tudo comedor de criancinha. Se é que vocês me entendem…

É uma sociedade, para mim, difícil de compreender. Eu mesma, tem dias que acho o sistema ótimo, tem dias que acho péssimo.

Aqui, os impostos são muito mais altos que no Brasil, mas o governo faz muito mais pelos cidadãos. Muito mais. Infinitamente mais. Faz tanto, que às vezes eu acho que o povo fica até meio mal acostumado.

Digo isso por causa da crise, e das negociações salariais do pacote que eu mencionei hoje. No mundo todo, milhões de pessoas perderam seus empregos, muitos suas casas, tem gente vendendo tudo o que tem pra colocar pão na mesa, se endividando, e aqui na Holanda, algumas pessoas são impassíveis, não admitem, numa crise dessas, perder um centavo.

Na minha humilde opinião, o "sacrifício" vai ter que vir das 3 partes: do governo, da empresa, do funcionário. Se cada um ceder ( e pagar ) um pouquinho, as chances de superarmos essa crise sem grandes tragédias é maior. Mas tem Hans Mané aqui que não aceita sacrificar um euro do salário. Vão pra casa no apito, jantam com a família as 6 da tarde, sentam na frente da TV com sua Heinekken, e ficam reclamando da crise, metendo o pau nas empresas e no governo, mas a verdade é que todo mundo pode se ferrar, o governo esvaziar os cofres públicos, as empresas continuarem a dar prejuízo, desde que o salariozinho dele continue a ser depositadinho bonitinho na conta, pra ele poder continuar se empanturrando de "biertje" e acampar nas férias.

Dessa vez, quem reclama são os operários do segundo turno. A empresa vai extinguir o segundo turno, e os funcionários desse turno, ao invés de serem mandados embora, vão trabalhar no primeiro turno. Esses funcionários deixarão de receber oo bônus por horas trabalhadas à noite, algo em torno de 15% do salário, e ao invés de estarem aliviados que continuarão tendo um emprego, a maioria está revoltada com a diminuição do salário. E olha que com esse pacote vem 21 meses de estabilidade de emprego!

E esses argumentam que a empresa lucrou muito "nas costas deles" e que agora a empresa tem que "bancar" o salário integral deles. E é isso que me irrita pronfundamente, é esse povo ser tão mente curta a ponto de achar que um grupo americano investiu numa empresa holandesa na casa do chapéu só pra dar empreguinho pros desempregados da região. LUCRO, é isso que uma empresa americana, ainda mais uma listada na NASDAQ, busca aqui por essas terras, nada mais.

Cheguei a ouvir o absurdo de "ah, por esse salário eu fico em casa recebendo auxílio desemprego, com a conta cheia dos euros recebidos ao ser mandado embora, até a crise passar e eu encontrar um outro emprego". E isso foi dum holandês lourão, não foi turco não, viu!

I am so sorry se eu ofendi alguém aqui, mas estou meio pissaroca da vida, cansada dessas incertezas, e como todo mundo que tem juízo, querendo ver meu empreguinho garantido. Eu topo redução de jornada, redução de salário, tudo para que a maioria, eu incluída aí, mantenhamos nossos ganha-pão. Tenho contas pra pagar, uma hipotecona, odeio procurar emprego e sei das limitações de um estrangeiro em época de crise, e quero trabalhar tranquila sabendo que vou ter um salário daqui a 3 meses, nem que seja um ligeiramente mais baixo.


5 comentários:

Andrea disse...

Aqui na Finlandia tambem e cheio de gente folgada e mal acostumada. O que eu encontro, no meu trabalho, de gente que poderia muito bem trabalhar mas esta recebendo 'disability'... e nos pagando a festa.

Marcia-Rotterdam disse...

Pois é, nem me fale...esse povo não sabe o que é crise de verdade. A falta de visão deles também me choca. Preferem mesmo ficar em casa do que trabalhar com salário e condições menos favoráveis. E as mulheres então, don't get me started!
Respondendo a pergunta, minha empresa em si não foi afetada pela crise, mas os clientes sim, o que coloca pressão enorme no meu departamento ( financeiro).

Holandesa disse...

São corpo-mole e mimados!

Adriana disse...

Essa de "todo mundo é comedor de criancinha" adoreeeei a metáfora, mas vai render viu?...hehehe daqui a pouco aparece uma daquelas tuas fans sem entender o sentindo da coisa e vai baixar a verborragia DE NOVO. Só vou voltar aqui pra ver depois. hehehe
Eu sei que tu sabe se defender...mas morro de rir quando acontece delas abrirem a cauda de pavão e vir falar coisinhas. tu es doida xará'. heheheh

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,