terça-feira, julho 27

Esnobando o Ikea?

Ontem fomos ao Ikea para comprar 4 frentes de gaveta que faltavam no nosso novo rack de TV. Segunda-feira depois do trabalho é um dia ótimo para ir ao Ikea, está tudo vazio, mas ontem… parecia que estavam dando móveis de graça, de tanta gente, e em plenas férias escolares mais parecia uma tarde no Playcenter.

Compramos o que tínhamos que comprar, comemos as bolinhas de carne suecas, e viemos pra casa.

Hoje aqui no trabalho eu comentei que eu amo móveis do Ikea e um dos colegas torceu o nariz e disse que eram móveis de baixa qualidade para gente de baixa renda. Eu perguntei pra ele se ele tinha móveis Ikea que quebraram logo, e ele respondeu que nunca comprou nada no Ikea.

Aí, caros amigos, eu pergunto: como é que o cara critica a durabilidade do móvel sem nunca ter comprado uma mesinha de canto sequer? Acho isso tão ridículo!

Quando eu ainda namorava com o Bart e vim pra Holanda, mais de 8 anos atrás, ajudei-o a escolher móveis que temos até hoje, depois de 3 mudanças de casa. E estão lá, firmes e fortes, se eu não me desfizer, durariam mais uns tantos anos. Não vejo a tal "baixa qualidade" que certas pessoas falam. O design é moderno como eu gosto ( tem também os mais clássicos, mas esses eu nem olho porque realmente não me agradam ), você pode ir configurando a maioria dos móveis até ficar do tamanho que você quer, o bixo é resistente - meus móveis véios tão lá sem um risco, e o preço é ótimo. O preço é tão bom que agora, depois de 8 anos, mesmo os móveis estando bons ainda, podemos nos dar ao luxo de nos livrar de TUDO e comprar novos.

Há alguns meses olhamos uns móveis da Goossens, muito famosa aqui na região. O rack de TV que gostamos era meio pequeno pro espaço que temos em mente, mas ficaria simpático, e custava 1690 euros. Fomos ao IKEA, desenhamos um rack de TV da linha BESTA ( olha que nome mais besta ), quatro móveis baixos totalizando 2,40 metros, ambos com uma gaveta e um espaço pra eletrônicos, pés de aço inox, e pagamos no total 270 euros. Esse móvel "barato" é EXATAMENTE como queríamos, do tamanho certo, da cor certa, tem os espaços certos.

Mas apesar disso tudo, o que mais tem é gente "esnobando" o Ikea. Adóóóóram falar que preferem móveis mais robustos, ou que gostam de móveis mais exclusivos, ou que tem um gosto "diferente" da Ikea, e o campeão: "todo mundo olha seu móvel e sabe que é Ikea". Eu dou risada. E aí esse povo vai na Goossens, que também é comercializada com vários outros nomes ( um deles é a betermeubel ), encomenda o móvel que demora 4 meses porque vem da China e é feito em super-escala-industrial, paga os tubos, e acha que tá levando pra casa um produto de qualidade muito superior e muito mais exclusivo que o Ikea. Faz me rir.

Como eu já disse, estamos trocando nossos móveis por Ikea, já compramos a mesa de jantar de madeira quase preta, o rack, estamos agora montando uma estante lateral, e faltarão umas mesas de apoio. Gastaremos no total menos de 1000 euros ( fora as cadeiras ). Daqui a uns anos, quando enjoarmos, não tenho dúvida de que os móveis estarão ainda fortões, como os atuais estão, mas eu não terei escrúpulos em jogá-los fora. Enquanto isso, tem muita gente que comprou móveis "fortões" e tão lá, naquela casa antiquada da virada do milênio,  só porque o móvel foi caro e "tem que render".



7 comentários:

Bruno disse...

Minha Dutch foi la no msm dia que vc! Devem ter se visto... e ela comprou meio mundo e ja trouxe logo um catalogo pra comprar até a cozinha...

Pena que nao tem nada do tipo no Brasil, Ikea é show de bola, mas eu sinto sua dor: essa galera fala isso tudo mais pra auto afirmação do que pq se importa realmente em ter um móvel de "alta qualidade".

Se vc ja leu meu blog, sabe que me encrenco demais com as socialidades da Holanda, então isso só me dá mais lenha pra fogueira...

Samantha disse...

No Brasil tem Tock Stock e Etna... Mas são careiros, não tem esse conceito barateiro da Ikea, eu tb AMO Ikea!

Bia disse...

Acho que é uma questão de saber o que comprar... tudo quanto é loja do mundo, até as mais caras com cara de que duram até o fim da vida, vai ter alguma coisa que a durabilidade é de se desconfiar.

bjs

S. W disse...

Meu namorado é um desses que nunca comprou nada na Ikea mas adora falar que não presta e que não é exclusivo, bla bla bla, dá uma raiva, porque eu acho lindo e tudo que comprei lá até hoje nunca deixou a desejar, e com preços honestos. Adoro a Ikea

pacamanca disse...

Eu tenho varios moveis da Ikea que riscaram logo (inclusive Besta), mas vejam so', os moveis "de grife" dos meus amigos, que pagaram em média CINCO vezes mais do que eu pra decorar a casa, também arranham, racham, descolam, as cadeiras de 150 euros cada uma praticamente se desmontaram sozinhas, etc. Tudo hoje em dia é uma merda. So' aceito pagar mais por um design espetacular ou alguma inovaçao environmentally-friendly fenomenal, porque a qualidade em geral é sempre a mesma bosta.

A minha casa é toda Ikea e nao tenho do que reclamar. A cozinha da minha cunhada ai' na Holanda, que ela usava pra trabalhar pesado todo dia porque funcionava como restaurante, dava aula de cozinha, take-away, catering, you name it, é Ikea e nunca deu problema.

E o meu raciocinio é como o teu: se um dia eu me encher e resolver trocar tudo, o que fatalmente vai acontecer, nao vou ter remorso nenhum. Acho lindo isso. Casa fossilizada nao da'.

Line disse...

Concordo plenamente.
Nego adora falar de Ikea, e eu adoro Ikea! Também não gosto de ter que ficar com os mesmos móveis para sempre só porque custaram caro, eu hein. Ikea tem preços ótimos e opções de sobra pra você montar o ambiente que quiser.
Tem coisas bregas sim, como tem em toda loja, e acho que nessas horas o que conta é o (bom) gosto pessoal.

Quem é brega, vai ser (sempre) brega em qualquer lugar! Pagando 100 ou pagando 1000.

Ia Lucena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.