domingo, julho 4

O jardim ( nem o antes, nem o depois, ainda estamos no durante! )

Quando nós compramos nossa casa nieuwbouw ( recém construída ) sabíamos que o jardim seria entregue cru de tudo, mal estava terraplenado. Somente a cerca separando o jardim da área pública estava incluído e é uma cerca de arame coberta por plantas que não pode ser substituída ( falarei sobre isso mais tarde ), e a divisão entre as casa fica por conta dos moradores.

Mudamos no inverno, nem dava pra fazer o jardim, mas assim que a primavera chegou nos arrependemos amargamente de não termos feito nada antes, o terreno estava tomado por ervas daninhas, elas atraem muitos insetos, e simplesmente fechamos a cortina da sala e esquecemos aquele pedaço de terra. Foi ultra deprimente. Esse ano corremos tomar providências antes mesmo do sol voltar à terras Holandesas.

Observamos muito os jardins dos vizinhos, o uso que fazem, quanta mão de obra dá, tudo pra decidir o que fazer com o nosso. Claro que ficaríamos felicíssimos com um jardim feito por algum "arquiteto de jardim", mas saem ultra caros, e embora tivéssemos um budget razoável, não tínhamos dinheiro pra torrar "a la vontê".

Deixe-me ilustrar nossa análise com a foto dos 4 jardins abaixo ( clicando, todas as fotos ficam maiores ).





O mais bonito, na minha opinião, é o do canto superior à esquerda. É cheio de plantinhas ( olhem as lavandas! ), tem uma boa área para a mesa, aquela parte de madeira no chão é uma caixa de areia pra crianças... Só que, observando, é o jardim menos indicado pra nós. Essas plantas todas dão muito, muito e muito trabalho. Nós vemos o casal passar um tempão adubando cada mudinha com um adubo diference, cortando folhinhas, arrancando ervas daninhas. Eles gostam e sabem o que fazer. Talvez se Bart e eu entendêssemos de jardinagem também gostássemos, mas não é o caso, e ficar brigando com as ervas daninhas só nos irrita. Outro ponto é que queríamos que o jardim inteiro, que não é muito grande ( 10 X 10 ), fosse "andável" e nesse aí, não se pode andar, ou colocar uma cadeira entre as plantas. Mas... gostamos do piso e guardamos essa informação na cachola.

O do canto superior direito, diretamente acima do nosso, é o jardim dos médicos ( ela natureba que queria cerca de matinho e ele o barulhento dos DVD's super altos ). Eles aproveitaram que o terreno foi entregue mais ou menos terraplenado e plantaram eles mesmos os graszoden ( tapetes de grama ). É a solução mais rápida e barata. O porém é que é mooooita grama pra podar, eles mesmos não dão conta com um cortador normal elétrico, é sempre o pai de um deles que vem no fim de semana cortar pra eles. E quando as ervas daninhas atacam fica horrível, e o único remédio é agaixadinho arrancar raizinha por raizinha. Outra desvantagem é que em gramado você não pode deixar móveis, tem que colocar e tirar, senão a grama debaixo dos pés da mesa por exemplo, morre. Mas, o que gostamos do jardim deles são as plantas em vasões modernos, arvorezinhas, rododendros. E guardamos isso na cachola.

O jardim que mais gostamos no entando é o do vizinho do lado. É um mixto de todas as qualidades dos anteriores. Eles fizeram um terraço com piso em metade do terreno, é uma pena que não dá pra ver na foto. Ali eles tem uma mesona grande e colocaram uma capotinha pra proteger do sol. Na outra metade do jardim, colocaram grama, onde a Zoe ( a cachorra ) brinca de dar gosto. As duas filhas adolescentes do primeiro casamento dele sempre tomam sol em duas lounges na grama. Eles nos deram a dica de não colocar a grama até a cerca porque fica muito difícil de aparar, e por isso nós também gostamos da solução deles que é deixar 40 cm e arrematar com uns buxos pra dar um acabamento legal. Esse ano eles modificaram os cantos, estão fazendo mini-jardins ali, e está ficando bem legal.

E foi inspirados no jardim desses vizinhos que fizemos o nosso. Temos um terraço de 4 X 10 em pedras sabão de 1 X 1, e como nossa garagem é mais baixa que o resto da casa fizemos um pequeno desnível e ficou bem legal. Nosso gramado, que anda sofrendo como todos os demais nesse calorão, pega os 6 X 10 restantes com a bordinha de buxus, que ainda são mudinhas e tem que crescer pra encher. Colocamos dois pontos de eletricidade para postinhos de luz e eventual fontezinha ( ou water element ). O que vamos fazer nas próximas semanas é escolher os tais postezinhos e instalar e comprar umas plantas em vasos como a vizinha natureba. Ano que vem pensaremos num tetinho ou capotinha pro terraço.



Olha, é uma coisa do outro mundo ter um jardim para colocar sua cadeira e tomar uma cidra de tarde, ou mesmo só pra ficar olhando pelas portas de vidro da sala. Valeu cada um dos tostões empregados.

Aproveitando as fotos, mais alguns comentários.

Tá vendo as janelas cobertas do vizinho do canto superior à esquerda? Essas são as tais rolluiken ( sem tradução ). Parecem aquelas portas de bar, mas é uma das poucas coisas que seguram o calorão, já que como vocês podem ver, as casas só tem vidro, não tem persianas. Aqui dizem que você tem que "segurar" o sol antes dele entrar na sua casa, e é verdade, como o isolamento térmico dessas casas, se o sol entra pelas janelas, esquenta as paredes interiores e leva hooooras para elas esfriarem. É uma sauna. O colocador de rolluiken vem na segunda medir pra poder colocar as nossas, estamos contando os minutos. Dizem que segura também o frio, mas isso eu tô pagando pra ver.

Olhando de novo na foto, tão vendo a árvorezinha na rua? O tema do nosso bairro é "vizinhança dos anos 30" e a prefeitura está fazendo um trabalho meticuloso de caracterização, e o principal é ter muito verde. Eu amo, e comprei briga com a vizinha que encaminhou uma petição pedindo pra converter esses espaços em mais estacionamento ( que ódio só de lembrar ). Graças a Deus, não só ignoraram o pedido absurdo, como estão plantando mais árvores por todos os lados. Ah, e as árvores centenárias que já estavam aqui não podem ser cortada. Ao lado da minha casa passa uma ciclovia, que por enquanto as pessoas estão usando também para caminhar, já que estão gramando ainda a área. Na parte onde as árvores antigas estão é super refrescante andar, vai ficar muito legal quando as árvores novas crescerem. Olhem na foto abaixo o povo passeando, e o Plato só de olho.



E na foto abaixo, uma vista das nossas casas pontudas, não parecem aquelas casinhas que a gente desenhava no primário?



O momento mais feliz do ano: ver o jardineiro começando a colocar ordem no caos.



E era assim ó ( que desespero de lembrar ):

6 comentários:

Mary disse...

Mas era feio, tah bonito, parece que vai ficar mais bonito ainda. São casas de 2 andares, lembrei de Amsterdam, volto lá em 2011 (ESA). Fotos do depois tb, tah?

Valery disse...

Adriana, acho que venho aqui há mais de dois anos regularmente e adoro ler seus desabafos e tudo mais. Parabéns pelo jardim, tá ficando bem bacana. Também quero ver quando tiver prontinho, mas vai mostrando os avanços pra gente. E que bonitinhas as casas, o lugar é tranquilo não é?
Um abraço. Valéria.

Marcia disse...

Os gatos não fogem? Que medinho deles pularem aquela cerca! =) E Zoe não implica com eles através da cerca?
Adorei ver o jardim em construção. Vai ficar tudo lindo! Parabéns!

Wilma disse...

Está ficando muito aconchegante o seu espaço verde, quando vierem as luminárias, cadeiras...vai ficar demais!!! Adorei as dicas e vou guardá-las, essa de não deixar a grama encostada no muro, como não tinha pensado antes? É um porre aparar borda!! Hoje mesmo estava pensando em colocar uma grama sintética na frente de minha calçada, na parte externa, porque as ervas daninhas me tiram do sério, coloquei pedrinhas zero e não adianta, botei manta embaixo, e não adianta, elas vencem tudo...Aff!! Pensei que ter um jardim bonito fosse mais fácil. Mas não vou desistir!!!

Wilma disse...

Ah esqueci de dizer que são mesmo lindas essas casinhas, como as primeiras que fazíamos quando criança, até fiz um post meses atrás com uma dessas casas. Bem gostaria de morar por uns meses só para ver, parece que a felicidade mora dentro, tenho essa sensação.

Láris disse...

Wilma, são as famosas ervas DANADINHAS. ;)