quarta-feira, maio 11

Expatriados


Quando eu morava no Brasil, meu sonho era trabalhar fora do país por alguns anos, não só pela experiência interessante de viver em um outro país, mas pelo bem que ter uma experiência internacional faz ao CV de qualquer um no Brasil.

Porque somos assim aí na terrinha? Porque valorizamos tanto quem morou no exterior? Lembro-me de ajudar num processo de seleção na antiga empresa onde dois candidatos empataram e o critério de desempate foi o ano que um deles tinha passado nos EUA fazendo colegial. Agora eu pergunto: um ano de colegial nos EUA, é relevante para um emprego 15 anos depois?

Enquanto lá, cansei de ver Europeus da matriz alemã virem pro Brasil com contratos de expatriados fantásticos: carro pro funcionário e outro pra esposa, casa nos melhores bairros de São Paulo e uma verba de despesas que normalmente sustentava a família, incluindo atividades de lazer, pelo mês todo. Na maioria dos casos eles vinham para ficar 3 anos, ficavam 5 e durante todo esse tempo seus salários ficavam intocados na Alemanha. Imaginem 5 anos de salário no banco!

Já os brasileiros eram tão ávidos para ir como expatriados para o exterior, que aceitavam condições bem inferiores: carro só pro funcionário, casa em determinados bairros dum pool da empresa ( e olhe que pode ter lugar bem feio em Detroit ) e uma verba para despesas bem inferior. Mas quando esses funcionários voltavam eram tratados como celebridade, sempre eram promovidos, e se a empresa não paparicasse bem - simplesmente mudavam de emprego! Já naquela época uma experiência de 3 anos nos EUA ou Alemanha, na automotiva famosa, valia ouro no CV.

Eu me pergunto: será que vamos mudar nossa mentalidade? Tem tanto brasileiro trabalhando no exterior agora, será que experiência internacional vai continuar sendo tão valiosa, ou vai se tornar carne de vaca que nem MBA?

A esposa de um fornecedor brasileiro trabalha na KPMG do Brasil, e ele disse que com 7 anos de experiência no exterior, eu teria salário de marajá no Brasil. Acho engraçado isso, o povo só vê que eu trabalhei no exterior, quem garante que o emprego aqui era mais ou menos qualificado que os de lá? Vou te contar, os 18 meses que eu passei na Bosch me emburreceram, já imaginou quem tem toda sua experiência internacional numa empresa daquelas?

A empresa aqui está procurando funcionários pra ir como expatriados pro Brasil, e os poucos que chegaram a considerara a possibilidade já disseram: tem que ter um fantástico pacote de benefícios. E isso, a empresa não quer dar.

Logo eu conto o desenrolar do meu perrengue de sexta-feira.

1 comentários:

Perdidos em Eindhoven disse...

Oi Dri,

Olhando sobre uma outra perspectiva, no Brasil assim como nos Estados Unidos, somos muito ligados a hierarquia e em função de grande parte das empresas de sucesso no Brasil serem empresas internacionais (multinacionais), há sempre aquele frenesi em cima do que vem da "Matriz"... logo todos começam associar a ida a Matriz como o pódio ou como a medalha de ouro na carreira... o que sabemos que não tem nada a ver...

O que nós brasileiros temos de fazer é valorizar mais a nós mesmos e a tudo que produzimos no Brasil, mas isso com muita humildade e principalmente prezando a qualidade e não tão somente o lucro...

Enquanto a visão de sucesso estiver atrelada ao importado, ao que veio de fora e ao "status", dificilmente vamos conseguir mudar alguma coisa, afinal de contas como você vai vender para outro um produto que você mesmo não confia.

Agora quanto ao outro assunto, você tem a faca e o queijo na mão, conhece o Business, tem conhecimento profundo do país, idioma, enfim, tem tudo pra estes caras economizarem e ganharem muito dinheiro por lá...

Que a força esteja com você.