quinta-feira, maio 19

Spiraltje

Spiraltje = DIU

Ontem troquei meu DIU de cobre antiguinho por um Mirena.

Aqui quando você vai ao médico conversar sobre contracepção, te dão mil panfletos, mil alternativas, fazem surveyzinhos pra saber qual mais se encaixa no seu perfil. Numa das vezes que eu esperava no consultório da médica, fiquei de boca aberta com uma menina novinha, uns 15 anos, pequenita, carinha de anjo, saindo do consultório cheia dos panfletos e encontrando a mãe na sala de espera, falando da conversa com a médica. Tomara mil vezes que aí no Brasil essa nova geração tenha a abertura que as meninas holandesas tem com a mãe.

Mas anyway. Enquanto no Brasil pouco se fala do DIU, e quando se fala é com toda uma aura de preconceito ( perfura utero, dá infecção, dói pra colocar, o parceiro sente o fiozinho ). Aqui na Holanda o método é um dos mais usados, e ontem, entrei na fabriquinha ultra eficiente da colocação de DIU na policlínica.

Normalmente se coloca o DIU no consultório da ginecologista com uma anestesiazinha local ou a seco. Já da outra vez tentaram comigo e não deu, me mandaram pra colocação policlínica.

Ontem cheguei lá as 11:30 e na salinha de espera a mulherada estava toda portando sua caixinha ( ona, é enooorme ) com o aparato. Todas fomos levadas à mesma enfermaria, éramos 5, respondemos um questionariozinho, recebemos pulserinha e a roupa do hospital. Fomos para a sala de cirurgia duas a duas, sala 5 e 6, o procedimento foi feito, nos vimos as 5 na sala do "uitslaapen" ( sei lá como traduz isso, é a sala pra quem tá acordando da anestesia e tem que ser monitorado ). Fomos levadas as 5 pra outra enfermaria, ganhamos chá com torradas, nos vestimos de novo, ouvimos as recomendações do médico, ganhamos uma caixinha de Ibuprofen e fomos pra casa.

Pra 4 de nós foi dado um livrinho sobre engravidar depois dos 35.

Cheguei em casa para encontrar o vizinho na porta com TODAS as minhas encomendas online, mala, crocs, livros, roupas. Milagre!

E amanhã puevo, me mando pra Cuba.

Alegria, alegria.

4 comentários:

Alice disse...

O nome da tal salinha no BR é "sala de recuperação.

vcdarcie disse...

Boa viagem!

Daniela disse...

RPA, sala de recuperação pós anestésica é o nome da salinha.

Portal da Prosa disse...

Muito interessante seu blog...
Cheio de histórias e idéias pra serem analisadas pelo HOMEM.....

PaRABÉNS!!
http://tonyranthum.blogspot.com/2011/05/apresentacao.html
aBÇS!!!