quinta-feira, março 12

And so it is...

Numa empresa qualquer do Sul da Holanda, K., 33 anos, vem andando pelo corredor com um bouquet de flores nas mãos.

Dri: - Olá K., que lindo bouquet, é seu aniversário?

K: - Não, ganhei porque foi confirmado hoje que estou grávida

Dri: - Oh, parabéns, então a L. ( filhinha de 9 meses ), vai ganhar uma amiguinha ou amiguinho pra brincar!

K: - É, e as idades vão ser mais próximas do que eu esperava. Minha idéia era esperar mais um ano, mas com essa crise, esse é o melhor momento. Até puderem me mandar embora ( em 13 meses ) a crise já passou!

Dri: - :oO

E isso mostra bem quão feia a crise está, e como as pessoas estão preocupadas. OT, o colega que senta na frente dela, estava pissaroca da vida, pois apesar de ser um fato corriqueiro da vida, o grupo deles ainda não se recuperou da gravidez anterior. É um grupo pequeno, quando ela saiu de licença maternidade contrataram um temporário que saiu da empresa dia 1 de março agora, pois achou um emprego fixo, ou seja, ele não pode voltar. E ela passou a trabalhar só 3 dias por semana, e como todos os budgets estão cortados, o budget para a outra meia pessoa foi cortado também.

E vou dizer o que me irritou no tal comentário de dois posts atrás. E vejam, eu sei que talvez o tal anônimo não tenha feito por mal, mas é isso mesmo o que me irrita, o machismo inconsciente de muitos. Se eu fosse um homem, mostrando aqui a preocupação em perder "meu ganha pão", o sustento da minha família, ninguém ía dizer pra eu relaxar e ir curtir a vida, todo mundo teria empatia pela minha preocupação. Eu não trabalho só porque gosto, trabalho porque preciso. Eu e o Bart ganhamos exatamente o mesmo, em casa não tem essa de "renda principal" e o outro complementa, a responsabilidade é 50-50, com o agravante de eu ser imigrante, ter direito a menos ajuda do governo, e ter muito mais dificuldade de arrumar um emprego novo.

Ah, Adriana, tenho certeza que você tem um plano B! Tenho? Qual seria? Aproveitar que não tenho emprego pra engravidar e ficar em casa brincando de casinha com a criança enquanto meu marido se esfalfa pra pagar a hipoteca da nossa linda casa? Ou vender nossa casa a troco de banana pra comprar outra mais barata? O plano B, C e D é colocar o terninho, pastinha com CV debaixo do braço, e ir de porta em porta fazendo entrevistas com gerentes que claramente preferem um lourão formado na TU/Eindhoven ( Delft, Enschede, name it ) a você, mulher, imigrante cucaracha, com diploma duma faculdade da qual eles nunca ouviram falar.

Preciso aqui descrever tudo o que passei para chegar onde estou aqui na Holanda? Foi uma luta Hercúlea, para a qual eu não estava minimamente preparada, da qual tenho calafrios só de pensar, e a qual não tenho forças para repetir. Como já disse antes, o gás acabou. Totalmente. Não resta mais nem um vaporzinho. Então digo, meu povo, meu plano B é ir para o Juquery holandês voluntariamente, pedir para me colocarem uma camisa de força macia e branquinha e me colocarem na igualmente macia e branquinha sala de isolamento, aquelas todas estofadas. E eu vou ficar lá, resmungando baixinho e babando compulsivamente.

10 comentários:

Anônimo disse...

Dri, espero realmente que essa crise acabe logo e que você e todos nós possamos dormir melhores. Aqui no Brasil a crise já chegou mas é o que já falaram anteriormente, na verdade, sempre houve crise no Brasil mas sempre sobrevivemos. Eu discordo em um ponto que você colocou que é mais difícil arrumar emprego na Holanda por ser imigrante. Tanto eu quanto todas as minhas amigas nunca tivemos problema em arrumar emprego aí desde o primeiro ano que nos mudamos, a maioria era recém formada e há casos de consultora de IT, jornalista etc. e olha que ninguém foi trabalhar em caixa do AH mas sim em grandes empresas. Acho que o que nos ajudou um pouco foi termos um contato. Acho que aí um contato vale ouro! É bem mais fácil se conseguir o emprego dos sonhos ou não tendo um contato dentro da empresa que se almeja trabalhar. Mas eu concordo que em época de crise seria um pouco complicado tanto pro holandês quanto pro estrangeiro, tendo contatos ou não. Beijão e torço por ti...

Anônimo disse...

Eu sou a "anônimo" do post que aparentemente, te irritou. Me desculpe, a intenção não era ofender e sim, dizer que com toda essa crise não há muito o que fazer além das tais coisas básicas, que vc sabe bem quais são. A idéia era passar um pouco de calma e não ver alguém tão preocupada com uma situação que não pode mudar. Eu tenho três filhos pequenos, marido doente e afastado em casa, filho adolescente que quer tudo o que vê, trabalho, estudo, sou imigrante como vc, me viro pra falar holandês, mas nem porisso deixo a minha vida ser dominada por essa crise. Tudo isso é fortemente relacionado à dinheiro e é claro que todos nós precisamos de dinheiro e/ou trabalho para sobreviver. Eu não sou dondoca, teria mil motivos pra me descabelar como vc. Õ ponto é que eu não permito que essa situação afete a minha vida como ser humano, que vai bem mais além do "trabalhar e pagar a hipoteca da casa". Só queria acalmar um pouquinho a sua alma atormentada por um problema que vc não pdoe resolver. Quando eu escrevi relaxa e curte a sua família, foi no sentido de não ficar neurótica com algo que vc não pode mudar. Em momento algum eu escrevi que a crise é bobeira, que não afeta ninguém ou que é invencionice de outros. Mas eu tb sou impotente como todos nós aqui somos pra poder lidar com iss, eu tb não tenho plano B e nem milhões no meu bolso, e nem porisso deixo de viver. E nem preciso tomar vinhozinho à noite pra relaxar. O que eu sei é que a vida da gente da voltas, muitas voltas, e o melhor é viver hoje pensando um pouquinho no amanhã, mas sem se descabelar. O ontem já passou, não dá pra mudar, o hoje a gente faz, e o amanhã não nos pertence. Desculpe se te ofendi, só queria te fazer ver o outro lado da moeda, pois existe sim, o outro lado. Pena que vc não quer/consegue ver e não consegue aproveitar um pouco mais a sua vida.
Boa sorte e que Deus te ilumine, quem sabe assim vc consegue encontrar um pouco de paz num mundo que vive em crise e só pensa em dinheiro.

Anônimo disse...

clap,clap,clap,parabens "anonimo"
falou tudo...........descansa no Senhor nao a nada que ele nao possa resolver!!

Anônimo disse...

Se serve de consolo (consolo? que consolo?!), uma pessoa aqui da empresa foi mandada embora essa semana, grávida de 5 meses. Qual a vantagem a empresa vai ter em bancar as férias eu não sei, mas que o baby a caminho não foi desculpa suficiente para segurar o emprego de mamãe, isso não foi. E coitada dela que vai passar os próximos 9 meses pelo menos possivelmente sem emprego...

Anônimo disse...

Eu ia comentar que se fosse um homem reclamando todo mundo ia compreender, mas deixei quieto pra nao provocar ninguem :-)

Quanto ao comentario acima, flor, com todo o respeito, quem faz a sua sorte e voce mesma, nao o 'Senhor'. Senao ninguem precisaria trabalhar, Deus proveria. Pessoas que creem em Deus tambem tem problemas e precisam de solucoes praticas. Nunca vi reza conseguir emprego, cura, etc.

Sheila disse...

Com certeza todos aqui entendem sua preocupação , estamos no mesmo barco, afinal ( como escreveu a anônima...).

Mas tudo isso esta fora de nosso controle.

Por isso eu concordo com a anônima,mas sem fazer pouco caso da gravidade da situação.

Nós começamos a planejar nosso retorno à terrinha em 2004, e seria para este ano. Eu e meu marido iríamos solicitar durante este ano no Brasil. E de repente,depois de 5 anos de planejamentos e sonhos, eis que essa crise entra em nossas vidas.

E eu me pergunto, e agora? Será que conseguiremos alguma colocação no mercado de trabalho? O que fazer?

Acho que só torcendo para que essa crise acabe logo, ou esperar por um milagre.

Um abraço!

Anônimo disse...

Querida Andreia quanto eu digo descansa no Senhor nao e pra sentar debaixo da sombra de uma arvore e esperar tudo cair do ceu nao,e para nao se deseperar,pra confiar em Deus e fazer sua parte.
E outra coisa meu bem vc nao acredita que Deus possa curar uma pessoa que esteja doente?nunca leu a Biblia nao?(Nunca vi reza conseguir emprego, cura, etc.)Que Deus possa tocar o seu coraçao,por que ele cura sim!!!

Anônimo disse...

Andrea, sem 'i'.

A Biblia tambem conta a historinha de um velhinho que encheu uma arca de bichinhos e saiu flutuando em um mundo alagado. Voce acredita nisso tambem? E no outro fulano abrindo o mar? E na concepcao imaculada?

Atenciosamente,

Seu 'bem'

Anônimo disse...

Andrea sem i,
Vc devia ler um pouqinho mais e perceberia que tantos milhões de pessoas seguem á bíblie e crêem em Deus porque de muitas das histórias, inclusive a do "velhinho que abriu o mar" foram encontradas evidências. E as outras histórias que são simplesmente históriassem fundamento verídico, também são anunciadas na bíblia como estórias, e não fatos reais, escritas por poetas e escritores da época. Cadê a sua inteligência avassaladora? Se informa, querida. Quem sabe assim vc descobre que religião não é coisa praburro ignorante! Eu prefiro crer em Deus e no que a bíblia fala do que nos políticos e empresários de nossa época..hahaha

Anônimo disse...

Andrea,querida e muinto triste esse seu pesamento a respeito de Deus,eu nao estou discutindo religiao,porque nem mesmo o propio Jesus discutiu,ele sempre agiu sabiamente,caso vc nao saiba muintas das "historias" da Biblia ja foram comprovadas por cientistas.Existem mas indicios sobre a vida de Jesus do que a vida de Julio cesar por exemplo e no entanto ninguem duvida que ele teha existido.
"Na medida em que a ciência avança, são confirmados ou refutados fatos narrados na Bíblia, que possui várias passagens escritas em linguagem simbólica, foi traduzida para diversas línguas e interpretada segundo a razão humana. É certo, porém, que a verdade “do homem” é sempre relativa, divergente no tempo e no espaço. A verdade “de Deus” é absoluta.(Sao estudos cientificos e nao meus,mas indepedente disso eu creio sim no velinho abrindo o mar vermelho,gloria a Deus por isso que ele possa te tocar e abrir o seu coraçao por que Jesus e a verdade que liberta.FICA NA PAZ.TUDO DE BOM..