sexta-feira, junho 26

A 100 km daqui...


Eu trabalho há um ano entre holandeses e belgas. Nesse ano de convívio, tenho a impressão de que os belgas tem um certo refinamento sutil, talvez pelas influencias francesas, que os holandeses não tem. São pequenos detalhes, mas que eu acho que fazem bastante diferença.

Por exemplo. No trabalho, os diretores, tanto daqui quando da planta da Bélgica, sempre deixam suas portas abertas em sinal de que estão disponíveis. Aqui na Holanda, holandeses entram na sala direto e começam a conversa. Os belgas batem na porta aberta, esperam o diretor levantar a cabeça do que estão lendo, ou do computador, e só então entram.

As duas plantas subsidiam sopas. Eu adoro a sopa de ervilhas holandesa, prato super típico. É super grossa, com pedacinhos de cenoura, e com rodelas de um salsichão defumado típico. Não é pra quem é fraco não, dá um suador! Na Bélgica, servem também sopa de ervilhas, delicadíssima, só a ervilha mesmo, com uma sombrinha dum gostinho de cebolas refogadas. Um charme! Mas tenho daí a impressão que holandeses ( e eu ) gostam de sustância, enquanto os belgas de sabores mais refinados. Ou como diz meu colega belga, a sopa holandesa não é sopa de ervilhas, é sopa de legumes com salsicha ( além da ervilha tem também batatas e cenouras ).

Por conta das 4 semanas que teremos de férias, conversa-se muito sobre os planos de férias. A maioria dos colegas holandeses se preocupa mais com o destino do que com o hotel onde vão ficar. Muitos aqui dão preferência a campings ou àqueles bungalôs de madeira em campings ou em parques de veraneio. Já os belgas tem sempre uma sugestão de um lugar charmoso, um hotelzinho bacana, nada espalhafatoso e carésimo, lugares "sutilmente refinados". A última sugestão do colega belga quando eu disse que gostaria de ficar uns dias numa praia aqui por perto foi esse hotelzinho aqui, vejam que graça:

http://www.residentie-delaurier.be/

É incrível como são diferentes os dois povos que moram a menos de 100 km de distância. Se bem que em São Paulo nós, paulistanos, fazemos piadas dos Santistas, e a bem da verdade, até o sotaque a a mania de usar o tu dos santistas é diferente.

Anyway, gostcho dos belgas. E me divirto com eles tirando o sarro dos holandeses. Ho ho ho. Agora mesmo, acabei de ouvir "dormir no chão ( se referindo a camping ) é coisa de holandês".

:o)


3 comentários:

Marcia-Rotterdam disse...

Sim, viva a Bélgica! Chocolates deliciosos, cerveja jóia, lojas e suermercados muito sortidos, povo com maneiras bem mais refinadas, cidades lindas...
Mas como todo paraíso tem seu lado podre, o sistema político deles é muito confuso, o belasting é alto, os falantes de francês e de holandês não se entendem, e apesar de alguns morarem muito bem em comparação aos holandeses, acho que a população em geral é um pouco mais empobrecida. Sem falar no holandês que eles falam, que pode soar de engraçadinho a ininteligível dependendo do sotaque!
Enfim, é incrível, um dia foram o mesmo país, mas tão diferentes. Aidna bem.

Kate Le Fay disse...

Eu sou santista!!! hehehe AMO Santos mas sempre sonhei em morar em lugar com montanhas, colinas, bosques e muitos pinheiros. Hoje eu moro na serra, adoro acender a lareira todas as noites e saborear um vinho acompanhado de queijos (de preferência holandeses!)

Kate Le Fay disse...

Falando em Bélgica tive um namorico com um violinista belga a mil anos atrás que tocava em uma banda chamada dEUS, vc sabe se essa banda ainda existe?