quinta-feira, junho 11

If I were in Brugge right now...

Terça feira acordei com uma saudade imensa de Brugge.

Para quem não conhece, Brugge é uma cidade medieval na Bélgica, distante umas 2 horas de Eindhoven. Muitos turistas confundem com Brussel, que em Flemish ou Holandês é Bruxelas ( em inglês Brussels ).

Além de ser uma cidadezinha pequena e romântica, Brugge é famosa por duas de suas delícias: os chocolates e a cerveja. Ali, pode-se comer as mais deliciosas trufas belgas e para os que apreciam, visitar cervejarias que servem mais de 100 tipos de cerveja.

As trufas belgas nada têm a ver com as trufas que conhecemos no Brasil, enquanto o recheio das trufas brasileiras é pesadão e bem consistente, o das trufas belgas é levíssimo, lembra um chantilly, e ultra cremoso. Gosto dos dois tipos de trufa, claro, aliás, uma das especialidades da minha cunhada, que eu aprendi bastante bem, é fazer um bolo maravilhoso recheado com morangos e coberto com o recheio das trufas brasileiras, é de lamber os beiços.

Mas então, acordei, gorda que sou, com as trufas belgas na cabeça. E como não vou tão cedo à Bélgica, comentei com um colega que ficarei na vontade das trufas por algum tempo. Eis que esse colega sugere que eu vá à Leônidas, loja famosa de chocolates belgas na Holanda, para ver se eles têm trufas. Outro colega, belga, ouviu e disse: Leôninas é ruim, aquilo não é chocolate belga. Outro, que passava, também belga, confirma: belga que é belga não acha que Leônidas é bom, pralines ( belgas chamam bombons de pralines ) bom é aquele que o seu chocolatier faz todo dia, sem conservantes.

Achei isso chique demais, "seu chocolatier", como quem fala do padeiro do bairro, ou da florista. Como se fosse comum ter o chocolatier da família.

E hoje ganhei duas trufinha de chocolate ao leite, olha que coisa linda. Alongadinhas, menores que um ovo, com raspas de chocolate envolvendo um recheio indescritível de tão leve e cremoso, mil pontos nos Vigilantes.

Outra especialidade de Brugge, são os restaurantes que servem caldeirões de mexilhões ( mossels ). Eu não gosto, mas dá gosto ver o povo com aquele panelão fumegante nas mesinhas de fora dos restaurantes, comendo mexilhões e mais mexilhões, com pão fresco e manteiga caseira, acompanhado de vinho branco.

Quem vier pra essas bandas de cá tem que ir pra Brugge. Com o perdão dos fãs de Brussel ( Bruxelas ), mas Bruxelas não chega aos pés de Brugge no charme, beleza, prédios e praças históricos, restaurantes… Além de andar pelos canais, há ainda que se fazer o passeio de barco e o meu favorito: o passeio de "carruagem" ( ou é charrete? Como se chama um carro puxado por cavalos? ). É uma pena que essa cidade seja pouquíssimo conhecida dos brasileiros.



P.S.: Corrigido. Pergunta: para quem fala espanhol, qual é Brujas, Brugge ou Bruxelas?

7 comentários:

Holandesa disse...

Cherrie,
Eu nunca ví "Brugges" como Bruxelas?! Nem em Flamengo, nem em Holandês. Mas sim "BruSSel" (em Holandês/Flamengo).
Vc por um acaso não se enganou?

Anônimo disse...

Dri, Bruges e Bruxelas (Brussels) são cidades diferentes. Bruxelas é a capital do país enquanto Bruges é a capital da província de "West-Vlaanderen". Agora falando da comida, não sou assim super louca pelos os chocolates belgas mas AMO os mexilhões. Você não sabe o que está perdendo! Só de pensar que terei que esperar até julho prá comê-los já me dá água na boca. Eu tb sempre fiz em casa, claro que não fica a mesma coisa mas dá prá matar a vontade.

Alice disse...

http://www.i-bejar.com/videos/video.asp?id=301

Brujas é Brugge. Gente, a Dri COMPAROU Brussel e Brugge, e não disse que eram a mesma cidade.

Marcia-Rotterdam disse...

Sim, Brugges em espanhol é Brujas, mas por aqui passam pessoas que só falam espanhol??No creo, mas enfim...
Putzgrila, se o belga acha Leonidas uma porcaria, imagine o que é o bom para eles!
Amo Bruges também, aliás as cidades belgas tem um ar diferente das holandesas, que eu não consigo explicar bem o que é. Mais convidativas em certos aspectos, eu acho. E come-se e bebe-se bem por lá (eu já gosto dos mexilhões).
Mas morar lá eu acho que não moraria, apesar de algumas coisas lá serem melhores que as daqui. Aliás Dri, como você não está muito longe da fronteira, eu cataria o carro de vez em quando e iria para um supermercado belga, que deixaqualquer AH no chinelo - tem Carrefour lá, não preciso dizer mais nada!
Logo irei a Gent, que não conheço ainda.

Kenia Mello disse...

Estive em Brugge no outono de 2002 e fiquei apaixonada! Pra completar, nesse ano ela foi escolhida a capital cultural da Europa, estava muito movimentada, a noite bem animada, enfim, adorei.

Abraço.

Eliecy disse...

É um museu a céu aberto...e, muito romântica.

Kate Le Fay disse...

Tb adoro Brugges e os mexilhões belgas!