quinta-feira, outubro 8

Da série coisas que detestamos: reaproveitamento irracional de comida

Acho fantásticos os truques domésticos para aproveitar restos de comida. Minha mãe tinha vários e eu mesma tenho alguns. A batata cozida na manteiga de hoje vira uma fritata amanhã, os restos de arroz viram bolinhos ( amo! ), minha mãe sempre fazia escondidinho com linguiça de churrasco… Sabendo usar bem a criatividade, dá pra reaproveitar tudo!

Mas aqui na empresa dá até raiva. Temos um restaurante da SODEXHO, praga que existe em qualquer canto do mundo. Aqui é evidente a palhaçada que eles fazem pra reaproveitar cada resto, mesmo que o resultado final seja péssimo. Isso acaba resultando num buffet onde metade é gororoba.

Eles são obrigados à oferecer 6 saladas. Na segunda sempre tem salada de folhas sem tempero ( minha favorita, pois posso adicionar meu tempero sem coisas ácidas, mas infelizmente é a mais cara para a empresa e a menos oferecida ), e uma salada de tomates e pepinos. As folhas que sobram vão pro sanduíche no dia seguinte, o que não é tão horrível, mas os tomates e pepinos ganham um banho de vinagre pra não criarem nenhuma bactéria, e aparecem como uma salada de cubinhos com azeitona super ácida no dia seguinte.

Semana passada comprei um "folheado de tomate seco e mozzarella", não dá pra errar em algo tão simples, né? Acontece que o tomate seco era o usado no dia anterior na salada de macarrão tubete, então o recheio do folheado tinha macarrão! Eca!

Ontem tivemos hot-dogs, hoje achei cubinhos de salsicha no meio da minha salada de macarrão e legumes, que estava sendo vendida como vegetariana. Fui reclamar indignada, eles simplesmente pediram desculpa, devolveram o dinheiro e riscaram o vegetariana do cardápio.

A sopa é subsidiada pela empresas e é da marca Unox, uma das melhores da Holanda. Só que tem dias que eles servem o que nós chamamos de "white goe". Eles pegam uma sopa cremosa como base e adicionam os vegetais do dia anterior. A sopa mexicana é a meleca branca com pimentões e milho, a sopa de camarões holandeses ( um camarãozinho minúsculo e sem gosto ) é a meleca branca com uns garnalen ( camarão holandês ) boiando, tudo assim, sem cozinhar junto, só esquentam a coisa branca e jogam o que for lá dentro.

Os sanduíches são normalmente ruins. Muitos são recheados com sobras misturadas em maionese, e sempre ultra ácidos, pois as sobras são sempre guardadas com vinagre. A salvação pra quem quer driblar as calorias da fatídica maionese, é o sanduíche "saudável" ( brodje gezond ), e estou sendo ultra sarcástica. O sanduíche saudável é o passaporte certo pro hospital se você tem colesterol alto, o de hoje era: presunto, queijo belegen ( gordo ), 2 ovos cozidos em fatias, uma folha de salada, e halvarina.

É por essas e outras que todo mundo traz seu sandubinha de casa, e no dia que a gente não tem tempo ou não tem nada em casa, o jeito é comer gororoba.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dri, realmente as cantinas holandesas deixam muito a desejar.A da Philips só melhorou quando terceirizaram ela e apesar da qualidade ter melhorado muito, os preços subiram nas alturas.No BNYM (onde eu trabalhava antes de mudar pro Brasil) a cantina também era muito sem graça e cara.Eu sempre tive o costume de levar minhas saladas ou almoço mesmo.No banco eu e as amigas brasileiras divídiamos o dia, cada dia uma levava a comida e era aquela beleza: peixe assado com cuscuz,salada com tudo que tem direito e às vezes até feijoada.É melhor levar mesmo de casa...

Silvia disse...

Dri, por ainda não servem frituras? A cantina Sodexho do meu trabalho serve aqueles kroketten e kaas-soufles escorrendo gordura.
Sem contar quando tem aquelas saladas de frutas com sobras das frutas da semana passada (ou seria retrasada?). Pedaços de maçã já amarelados, banana passada.É um horror mesmo. Umas gotas de limão não fariam mal.
Ninguém teria alguma sugestão de lanches que pudéssemos levar de casa? Coisas fáceis de fazer e práticas de comer?

Jaboticaba Preta disse...

E o preço? Uma fatia de pão custa €0.85!

Marcia-Rotterdam disse...

Cantina aqui nesse país é um problema mesmo! Holandês desconhece o conceito de comida quente no almoço, e pior ainda, fica colocando leite e karnemelk pro povo no almoço! Aff, acho que só eles consomem essas coisas com a comida!
Unox, uma das melhores sopas?? Nem quero saber qual é a pior! Tenho saudades da sopa inglesa Covent Garden, queilo sim era bão demais!