segunda-feira, outubro 12

O video famigerado

O video famigerado da Maitê a respeito dos portugueses... Acho que a Maitê 1) queria mesmo causar bafafá, afinal dá ibope 2) teve alguma péssima experiência com algum português.

Achei o video infeliz sim, antes que o povo caia matando. Ela não precisava disso, a emissora não precisava disso, o clima entre os dois países já não é dos melhores. Mas isso dito, deixe-me aqui dar uma opinião sincera.

O povo no Brasil faz piadinha de português? Faz. E isso não é legal. Só que no dia-a-dia, nunca vi um português ser mal-tratado no Brasil, ao contrário. Em Natal e Pipa tinha muitos portugueses, e eram sempre ultra paparicados pelos hotéis, pelo carinha pilotando o barquinho, nos passeios estavam sempre perguntando se o povo estava gostando. Em São Paulo, a minha vida toda, vi as piadinhas sim, que os portugueses prontamente retrucavam, mas nunca vi nada ofensivo.

Já em Portugal, onde fui 3 vezes apenas, vi brasileiros sendo discriminados nas 3 vezes. Eu já fui discriminada no ambiente de trabalho, lembram?

****
Trabalhei para a Bosch na Holanda, que tinha uma planta no Porto. Um português expatriado na Alemanha foi indicado à trabalhar num projeto comigo. Um dia, à pedido de um diretor da minha unidade, fiz um update do projeto para outros diretores, e coloquei o Português no cc. O Português achou que eu estava querendo "roubar o show" e me mandou POR ESCRITO o seguinte e-mail ( ou melhor, troca de e-mails ):

Port: Adriana, qual a diferença entre um Português e uma Brasileira?
Adri: Além do fato dele ser homem e ela ser mulher?
Port: A Brasileira vai para Portugal fazer um show enquanto o Português trabalha duro, aí o show acaba e a Brasileira volta para o Brasil com uma mão na frente e outra atrás, como chegou, enquanto o Português continua no seu trabalho...

Traduzi o e-mail, levei ao meu diretor, dei queixa por discriminação por sexo e nacionalidade, ele levou advertência, mas da mesma forma que ficou o registro no histórico dele, ficou também no meu.

****

Depois do "ocorrido" fica difícil não criar uma imagem ruim dos portugueses. Fiz bastante amizade com 2 colegas de trabalho portuguesas, com uma delas ainda mantenho contato, mas pelos outros sempre fui tratada com ares de superioridade.

O ponto é, eu não saio por aí generalizando, principalmente porque conheci portugueses legais, mas todas as vezes que penso em ir à Portugal de férias me vem aquela angústia de "pagar pra ser discriminada, e na frente do meu marido!". E preciso sim ficar me lembrando que nem todos os portugueses detestam brasileiros, mas vocês sabem né, gato escaldado tem medo de água fria.

Putz, comecei na Maitê e terminei em mim, mas no fim o que eu queria dizer é que Maitê deve ter tomado uns cornos do tal namorado português e acabou perdendo agora uma ótima oportunidade pra ficar calada.

10 comentários:

Monica Peres disse...

Tenho pai português, nacionalidade portuguesa e morei lá (estudando).
A imagem que a maioria dos brasileiros faz do povo português, "pão e vinho sobre a mesa", hospitaleiro, dedicado e inocente, corresponde à época Salazarista, faz 20 anos que os portugueses são um dos povos mais xenófobos da Europa, chegando a falta de educação e respeito até com turistas, que dirá com imigrantes!
É de conhecimento público o problema da imigração (legal e ilegal)dos "menos afortunados" nos países da UE, mas os portugueses não são lá o melhor exemplo para falar dos imigrantes, eles mesmos um dos povos que mais imigrou em toda a história moderna.
Acho terrivel quando o preconceito ultrapassa o limite da intriga fronteiriça, como Brasil-Argentina, EUA- Canada, Belgica - Holanda, para atingir a deselegância e o desrespeito da xenofobia - em Portugal já fui claramente chamada de prostituta e ladra, sem procedencia comportamental nenhuma!
Mesmo tendo BI igual ao deles.
Lamentável!

Monica Peres disse...

Até esqueci de comentar:
Desde quando a Maitê é figura representativa do povo brasileiro?
sic
Aquela de perguntar se é "Mar ou Rio" e "cuspir" com o jato d'agua, Jizuis!
Falei.

pacamanca disse...

A cuspida foi terrivel, mas de resto, honestamente, nao achei nada de ofensivo. Se alguém que esta' fazendo um programa sobre turismo leva um fora de um parisiense (ou de um novaiorquino, for that matter) e faz uma cara feia ou comenta que realmente eles nao sao la' muito simpaticos ou que estao sempre apressados e nao tem paciencia com turistas, esta' so' mostrando as coisas como sao, nao esta' ofendendo ninguém - eu acho (falo da opiniao geral sobre Paris; eu NUNCA levei patada e olha que nao falo nada de frances e entro sempre de sola com ingles). Essa historia maluca do técnico é bem tipica de Portugal. Minha familia também é portuguesa, a mulher do meu pai é portuguesa, minha mae ouviu mais coisas absurdas em 3 dias em Lisboa do que em toda a vida dela convivendo com mae filha de portugueses e chegou a fazer xixi nas calças varias vezes de tanto rir, a ponto de ter que usar absorvente. A logica deles é muito diferente, o raciocinio deles é inacreditavel, e eu acharia impossivel nao comentar a situaçao do técnico. Vou repetir aqui pra ver se voces entendem o nivel de loucura:
- Preciso de ajuda com o computador, voces podem mandar um técnico?
- Hoje o técnico nao esta'.
- Nao tem ninguém que possa me ajudar?
- Tem sim senhora.
- Quem?
- O técnico.

Gente, pelamordedeus, em qual outro pais do mundo rolaria uma situaçao assim? Voces conseguiriam NAO pensar "meudeus, que anta" ao ouvir uma coisa dessas? DUVIDEODO'. Vamos deixar de ser hipocritas, por favor. Foi chato a coisa ter sido em rede nacional? Foi; nao foi muito diplomatico da parte dela (nem de quem liberou o programa). Mas vejam bem, ela nao chamou ninguém de burro, disse so' que eles sao "esquisitos" (o que, vamos combinar, E' VERDADE). O que a gente fez foi vestir a carapuça.

Se eu começar a contar as pérolas da mulher do meu pai aqui voces vao todas sair correndo pra dar um abraço na Maite.

Sheila disse...

Estou por fora!!! Que video é esse? E quem é a Maitê? É a atriz Maitê Proença???

Cristina disse...

Ai, curiosíssima aqui! Por favor um link urgente para o tal video, quando foi isso? Fui no Google e nao achei nada concreto :-) beijo

Camila disse...

Eu ví o vídeo e achei mais boboca do que ofensivo. A cuspida foi ridícula, eu esperaria isso de um bando de adolescentes idiotas, nao de uma mulher beirando (ou já nos) os 50 anos...
No mais, sem-nocao quem autorizou a exibicao desse vídeo, mas acho que rola uma hipersensibilidade por parte de quem fala que ela nunca mais deveria poder pisar no país.
Já estive n´O Porto como turista e um garcom se negou a me dar um cardápio, já que "nao é hora do almoco ainda". Em outro restaurante, o garcom só sorriu quando nos levantamos pra sair, respondeu às minhas perguntas de um jeito muito ríspido e nos serviu com uma má vontade sem precedentes.
Uma amiga esteve num restaurante e pediu bacalhau, serviram o rabo do peixe. Ela reclamou, o garcom e o gerente foram mal educados e disseram que se ela quisesse o lombo do bacalhau, deveria ter especificado na hora em que fez o pedido. Pode???

Anônimo disse...

Também achei super idiota o vídeo mas não acho que tenha sido ofensivo. Ela não usou nenhuma palavra de baixo nível ao se referir aos portugueses e não os chamou de burros claramento. Também já fui discriminada em Portugal, na área de Lisboa onde os portugueses são muito mais xenófobos que os da área do Porto. Não adianta, eles sempre vão se achar superiores e sempre acharão que todos os brasileiros são ladrões e as mulheres prostitutas. Já tive discussões com colegas e não adianta tentar mudar essa visão pois eles sempre vão generalizar. Espero que um dia isso mude pois Portugal é um país lindo e há sim muitos portugueses simpáticos.

Borboleta disse...

É muito triste o tratamento dado aos Brasileiros lá em Portugual fui só pra conhecer e é uma terra que naum pretendo por os pés novamente. Tenho um grande amigo de nacionalidade portuguesa e é ótima pessoa.

Adriano Berger disse...

Muito legal seu blog, Adriana, parabéns!

Sobre o estrangeiro você narrou muito bem: o brasileiro é extremamente acolhedor, admira e trata bem os visitantes de outros países. Mas a recíproca nem sempre é verdadeira, infelizmente... piadinhas sobre portugueses, judeus, japoneses, negros, mineiros, gaúchos, cariocas, etc, contamos aqui sim, mas sem a maldade real, apenas por diversão. Brincamos com os outros e com nós mesmos, somos um povo divertido por natureza, mas nem sempre maliciosos como pode parecer lá fora.

Enfim, são diferenças culturais...

Vou visitá-la mais vezes, conhecer o modo de viver na Holanda, rsrsrs

Grande abraço,
Adriano
http://nanoberger.blogspot.com

Marcia-Rotterdam disse...

Eu não fiquei nem uma semana em Lisboa e vi tanto brasileiro levar patada de portuga ( inclusive minha mãe, que teve a temeridade de não saber que não se chama uma mulher de moça por lá) que eu jurei a mim mesma que se Portugal fosse o último país da Europa com empregos, eu ia embora proBrasil no primeiro avião!
Dito isto, tenho amigos portugueses, e gosto de Lisboa, mas morar e trabalhar com eles, tô 100% fora.