quinta-feira, outubro 15

Falando de um assunto vencido

Tô quase chorando de tanto trabalho, todo mundo quer tudo pra hoje, eu com resistência zero para trabalhar as 12 hrs por dia que tô precisando… Paciência zero.

E porque a paciência tá a zero, tcheu dizer uma coisa procêis: tá na hora da gente cagar e andar pros "politicamente corretos".

Fulano pensa horrores da pessoa, mas se chama o cara de "afro-americano" ( brasileiro, holandês, reino-encantado-da-xuxa ), tá tudo beleza. Mas se você que tem ótimos amigos negões, que não tem nada contra os negões, que trata os negões como trata qualquer um, desliza e chama o negão de "negro" ( ou, valha-me Deus, de negão ), você é a escória da humanidade. Hoje em dia, importante é a palavra, não o conteúdo que ela representa.

Não é politicamente correto chamar portuga de burro ( nem de portuga ). Pontequepartiu, e é correto chamar brasileiro de safado e desonesto? Porque é disso que nos chamam e pior, se no Brasil chamamos portuga de burro mas os recebemos com tapetes vermelhos, em Portugal nos chamam de safados e desonesto e nos tratam como safados e desonestos.

----

Mais uma história da Adriana:

Fiz um backpacking pela Europa em 2000, e reservei meu hostel em Lisboa pelo site da Hostelling International. Na época esse site só pedia seu nome, hostelling number e você pagava online com cartão de crédito. Reservei minha "vaga" num quarto de 4 pessoas, cama de baixo, a reserva foi confirmada. Chegando no albergue, quando viram que eu sou brasileira, disseram eu não podia ficar no quarto de 4 pessoas, mas no quarto "jumbo", que adivinhem só, só tinha brasileiros! Esse quarto tinha uma câmera apontada pra porta, e o banheiro coletivo tinha aquele sistema odioso no chuveiro que tem uma mola na torneira que vai regulando o suprimento de água e interrompe a cada 20 segundos.

Claro que eu não aceitei, chamei o gerente, depois de mais de 1 hora de discussão, e mil ameaças, me deram a tal vaga que eu tinha reservado no quarto de 4 pessoas. No segundo dia fiz amizade um uma tiazinha que limpava os quartos ( brasileira, claro ) e ela me disse que era assim porque o albergue achava que brasileiros traziam gente ( não pagantes ) pra dormir nos quartos ( !!! ) e que brasileiro desperdiça muita água no chuveiro.

----

Eu não saberia opinar sobre a "inteligência" dos portugueses, e assim como eles certamente teriam razões pra nos chamar de esquisitos, como fez a Maitê, eu baseada nas minhas experiências, também tenho.

A esquisitice que eu notei, é essa necessidade de esnobar os brasileiros, mas com os outros ser um capachão. No departamento de compras da empresa antiga no Porto, o povo tinha medo de ir tomar café, tinham horário certo pra levantar, ir lá e pagar uma xícara, conversar 5 minutos e voltar a trabalhar, morriam de medo do gerente. A sala do gerente então, tinha uma parede de vidro, e ele ficava ali olhando a "escravaria" trabalhando, ultra opressivo o ambiente. E em reuniões, se o holandês falasse pro português pular, o português perguntava a que altura. Os compradores não podiam ir a almoços ou jantares com fornecedores, o convite tinha que ser feito ao gerente, e ele ía sozinho, sem o comprador. A holandesada falava que os portugueses em reuniões concordavam com as coisas, mas faziam tudo diferente depois, e os holandeses mesmo os achavam meio "intelectually challenged", mas na verdade não era isso, aliás eu não posso dizer que presenciei nenhuma burrada dos portugueses, a planta era exemplar, o problema é que eles não tinham coragem de dizer pra um holandês de cargo superior ao deles, que tal idéia na prática não ía funcionar, ou que tal processo não podia ser implementado. Concordavam com o holandês, mas faziam do jeito deles.

Só sei de uma coisa, é por essas e outras que eu até tenho vontade de voltar à Lisboa e ao Algarve, de levar o Bart, mas vou deixando pra lá. Eu não tenho dó de gastar meus ricos eurinhos em viagem de férias, mas já que o dindin é meu, vou pagar onde eu SEI que vou ser bem tratada, ou então vou viajar incógnita, como holandesa, e aí quero só é ver o que eles vão falar da gente sem saber que eu estou entendendo tudo… Ra ra ra, gostei da idéia... 

6 comentários:

Ma disse...

É verdade que rola a maior má vontade dos portugueses com os brasileiros, vide as histórias que conhecemos dos nossos conterrâneos que moram lá. Eu pessoalmente não tive má experiência, mas o que achei de pior no drama Maitê foi ela debochar em um programa de TV, sem contar o papel ridículo que ela fez querendo ser engraçada sem conseguir. E como minha mãe sempre falou, "se o outro se jogar da ponte vc não vai se jogar também" .

Adriano Berger disse...

Chuta o toco, Adriana!! Olha no olho do estrupício e faz sua defesa sem medo de ser feliz quando se sentir injustiçada. Às vezes uma opinião bem educada, lúcida e pautada ajuda a se impor diante de quem pensa que alguém é inferior por motivo de origem ou hierarquia... O máximo que pode acontecer é receber uma resposta atravessada e constrangedora na frente dos demais, que saberão reconhecer que houve um ato de injustiça e ignorância.

Sucesso!!
Adriano

Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sheila disse...

Obrigada, Adriana, pelo link da Maitê.

Já estive em Portugal 3 vezes, nem posso dizer que fui discriminada pois estávamos com amigos portuguêses. E qdo a companhia é boa, já é mais do que suficiente para eu me sentir bem .

Mas voltando ao video da Maitê, achei um pouco de mal gosto ela dar aquela cuspida. Afinal, cuspir sempre foi considerado algo "nojento".

Mas a sua ultima idéia até que soa interessante: viajar à Portugal incógnita e ver o que falam de nós.

Enfim, mal tratos à parte, Portugal é um país lindooooooooo!!!

Monica Peres disse...

Adriana,

Tenta acompanhar a revolta enlouquecida do povo português em relação ao vídeo da Maitê, tanto no site da GCT como no youtube .
Os comentários dos "tugas" são venenosos , maldosos e xenófobos ao extremo, tipo SS, nos chamando de favelados, 3º mundo,raça inferior, etc, etc.
De repente confundiram a Maitê (e sua opinião particular) com todo o povo brasiliero, o mesmo que confundir a recepcionista do Hotel que ela narra no vídeo (do técnico em informática), com todo o povo português.
O video foi uma lástima, o vídeo de retratação então, foi uma piada (http://www.youtube.com/watch?v=l5laQamJIQo&feature=player_embedded), mas este episódio mostra bem a face oculta de uma situação que vem sido levada em banho-maria por muito tempo ......
Bom final de semana!!!

Monica Peres disse...

Dri,

Assiste este video peloamordeDeus!!

http://www.youtube.com/watch?v=xSX3uO7Yw2Q&feature=player_embedded