terça-feira, outubro 27

Sou pirata da perna de pau, do olho de vidro e da cara de mau!

Há alguns dias escrevi aqui sobre o Kindle, o novo e-reader da Amazon.com. Como eu vivo perto do Zaire, onde mora certa blogueira ilustre, o Kindle aqui não rola: custa caro encomendar, não tem assistência, comprar livro só do site americano e pagando extra, o ó. Mas nem tudo está perdido, pois há outras opções de marcas, e eu estou pesquisando a qualidade, e custo/benefício.

Eis que entra em jogo a questão polêmica: piratear ou não piratear?

A idéia de comprar um e-reader veio da incompetência da Selexyz ( livraria ) de Eindhoven. No estoque deles dizia que tinha um exemplar do Sookie Stackhouse 1, mas ao vivo, alguém gateou o livro e ele existia só na contabilidade da loja. Sábado chuvoso, marido gripado, tédio total, eu TINHA que ter aquele livro. Vim pra casa depois de passar por outras várias livrarias ( Eindhoven é meio pobre em livrarias ) de mãos abanando. Eis que fuçando na net achei o torrent do livro. Ao baixá-lo vi que veio não só o primeiro livro, mas a coleção inteira! Ler no lap foi um saco, mas de graça, rapidinho, necas de estoque esgotado...

Daí meu interesse pelo "aparato" leitor de livros. Pesquisando por outros títulos online, me deparo sempre com a americanada metendo o pau em quem baixa o livro "free", dizendo que quem o faz está roubando do autor. Acho engraçado, e quem baixa MP3 não está roubando do cantor? E quem baixa seriado, filme, não está roubando do ator/diretor? É tudo roubo, e me digam aí, quem é que NUNCA baixou um MP3?

Há a falsa moralidade de que quem pirateia livros está lesando o autor porque autor não recebe tanto quanto um cantor. Está aí a J.K. Rowling com seus 800 milhões de dólares na conta bancária que não nos deixa mentir.

Mas vou dizer o que me irrita profundamente, um arquivo eletrônico, no caso o livro, custar 10 euros, muitas vezes o mesmo preço do livro em papel. Você não usa papel, tinta, processo de manufatura algum, não paga transporte, e cobra o mesmo! Isso sem falar nos impostos. Imposto sobre livro nos EUA é 6%, imposto sobre livro eletrônico é 17%, como pode?

Vou confessar, quando eu gosto muito de uma música, eu baixo. Não sou grande fã de música, não consigo fazer nada, nem conversar direito, com música de fundo. Tenho cerca de umas 100 MP3, quando muito. Eu baixo minhas séries, porque aqui nos arredores do Zaire não televisionam 10% delas, e quando o fazem chega a ter anos de diferença. E vou baixar livros, se comprar o e-reader, claro.

Agora sendo sincera, fora os motivos acima, vai o principal: baixo porque está disponível, fácil e de graça. Pronto.

E você, dá uma de capitão gancho ou compra tudo bonitinho?

PS.: Ah, e assunto nada a ver, mas acabei de ler no Te dou um dado? e não consigo parar de rir. Vou já pra cama roncar com os anjos, rindo.

"E o campeão absoluto:

Maitê? filha? és tu? será que és a minha filha? há uns anos fui ao cu a um papagaio e fiquei com merda na ponta da pila, limpei a merda e deitei na sanita e nunca mais a vi, … até agora que te vi novamente, voltei a ver o pedaço de merda há muito perdido. volta minha filha. Agora mais a sério, nem me vou dignar a comentar o que vi desta insignificante. Falta de respeito, falta de cultura de uma mente fraca que não merece o ar que respira. volta cá mais vezes para venderes livros.

Falta só descobrir o que é sanita. O Google diz que é vaso sanitário, mas se os portugueses deitam na sanita eles tem problemas maiores que Maitê Proença."

Deitar na sanita... ha ha ha...

9 comentários:

Ma disse...

Mas o problema de baixar os arquivos de livros pro e-reader é que a maioria não aceita o formato em pdf e a maioria dos arquivos são nesse formato. Eu sou super contra pirataria, e sei que baixar da net é ilegal, mas se está lá disponível de graça, se for pra uso somente pessoal não acho nada demais. Acho errado a pessoa baixar, queimar um dvd e sair vendendo. Aqui na Alemanha os seriados tb chegam com duas temporadas de atraso e são dublados em alemão, uó. Minha consciência segue tranquila...

Fernanda disse...

Eu baixo séries pq televisão na Bélgica é uma maravilha pra simplesmente parar de transmitir os programas no MEIO de uma temporada (mas como eu só baixo minhas séries-vício, eu acabo comprando a caixa de DVDs quando encontro).
MP3 eu baixo sem vergonha mesmo e NUNCA compro cds pq eu nunca curto um cd inteiro (nem a metade, a verdade seja dita).
Livro eu só não baixo pq me dá agonia ler na tela do computador ou do laptop … só por isso.

Ahhh, eu tb baixo filmes se não rola tempo de ir no cinema. Mas tipo, se for Harry Potter, eu baixo para ver logo e depois compro o DVD quando ele sai pq eu quero ver cenas deletadas e comentários dos atores, bla bla bla.
beijos

Camila disse...

Tô com a Marcela - e tem mais. Se for alguma coisa que eu realmente goste, compro o dvd/cd pra ter em boa qualidade, com cenas dos bastidores etcetcetc. Só uma coisa, quanto à sanita. Pros portugueses, jogar fora é deitar fora. E quem deitou na sanita foi merda, nao o português...

Holandesa disse...

Dri,
Venhamos e convenhamos, só foi possivel a J.K. ganhar 800 milhões de $, por que as pessoas compraram o seu livro, não piratearam!

Isso que, boa parte desta fortuna vieram dos livros de continuação da série e ela fechou um bom contrato com a editora depois do sucesso do primeiro, senão o lucro dela por cada livro vendido seria na casa dos centavos e olhe lá!

Não que eu seja uma moralista e hipócrita, por que baixo sim mp3's, mas se for um cantor de quem eu gosto mesmo como o Phil Collins, eu com certeza compro os cd's e dvd's. Não me importa quantos milhões e a mansão que ele tem na Suiça. Eu pago pelo seu talento...

Anônimo disse...

Eu também baixo as minhas séries preferidas e filmes justamente pela a questão de demorarem para passar ou aí ou aqui. E os mp3´s baixo somente para colocar no Ipod. Quando gosto de um cantor sempre faço questão de ir lá comprar o cd dele. Quanto aos livros, eu sempre compro em livraria mesmo mas meu marido tem alguns livros baixados na net que ele leva no laptop em suas viagens pois ocupa menos espaço.

Mines disse...

Dri, a palavra deitar em Portugal, não tem só o significado de ficar na horizontal como nós no Brasil nos referimos...
De uma olhada

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=deitar

na boa...

Daniela e Álvaro Duarte disse...

É também ignorante debochar de alguma coisa que não se tem conhecimento para falar, quando a pessoa usa a expressão "deitar na sanita" quer dizer desprezar no vaso sanitário, jogar fora no vaso sanitário, deitar é colocar, pousar. Melhor se informar melhor sobre o que é escrito do que fazer como Maitê.

Anônimo disse...

Navegando pela internet, por não ter não ter m. nenhuma pra fazer na cidade onde moro, li por acaso teu blog. A impressão que fica é que a Holanda, em especial a cidade onde mora é um tédio. Isso é o oposto do que imaginava, tanto que estou com passagem comprada pra visitar este pais por uma segunda vez. O que teria a dizer?

Anônimo disse...

Navegando pela internet, por não ter não ter m. nenhuma pra fazer na cidade onde moro, li por acaso teu blog. A impressão que fica é que a Holanda, em especial a cidade onde mora é um tédio. Isso é o oposto do que imaginava, tanto que estou com passagem comprada pra visitar este pais por uma segunda vez. O que teria a dizer?