quinta-feira, março 25

Aquilo é que era bom!

Eu estudei em "prézinho" público. Minha escola era tão boa que até piscina tinha! As salas eram amplas e uma das laterais era todinha de vidro, com portas que abriam para um pátio com jardim. E tudo cheirava deliciosamente a giz de cera e massinha.

A data mais esperada pelos alunos de qualquer "série" era a última sexta-feira do mês, pois era o dia da festa de aniversário dos aniversariantes do mês. Sempre tinha bolo, docinhos, refrigerante e nós fazíamos algum artesanato de papel, chapéuzinhos, aventais, até botinha fizemos!

Os quitutes dependiam da sorte, umas mães caprichavam e mandavam delícias, outras chegavam a mandar bolo Pullman banhado no leite como bolo gelado. Ah, porque o negócio era levar bolo gelado.

O bolo gelado era um pão-de-ló fofinho passado numa calda e depois no côco ralado. O certo mesmo é fazer uns furos no bolo, despejar a calda, deixar gelar muito, cortar em quadrados, passar pelo côco pra selar, e embrulhar, mas as tias não deixavam a gente comer de garfo ou colher, e se fosse muito molhado virava aquela lambança. Minha mãe fazia o melhor bolo gelado, porque embora o bolo dela fosse branco, a calda era sempre levemente achocolatada. E ela me deixava ajudar!!!

Com a primavera chegando pensei em fazer um bolo gelado e levar pra empresa, mas sei não se o povo daqui vai curtir a "meleca". Não custa tentar, não é?

Minhas lombrigas são donas de mim!

7 comentários:

Liliane Gusmao disse...

Adriana,
não sei ai mas, aqui fizemos um bolo de chocolate com calda molhadinha tipo brigadeiro e as pessoas estrangeiras em geral amaram! Repetiram e pediram para levar para casa, sucesso total!!
O bolo da foto me deixou cheia de água na boca!
;D
Liliane

Daniela Santos-Hansen disse...

Hmmmm adoro bolos.. molhados, de chocolate, fubá, côco, morango, banana e tudo que puder. O seu está com uma aparência divina, deu até água na boca... nhammmm!

E aí, o pessoal da empresa gostou do bolo diferente? ;)

Marcia disse...

AMO bolo molhado!
Já levei bolo molhado no meu último emprego e todo mundo devorou, mas quase não tinha holandês no escritório, então não sei se vai cair bem porque eles são meio desconfiados com coisas novas. Bolo para eles têm que ter um monte de creme. E muitos não gostam de coco. Mas arrisque, quando experimentam e gostam de coisas novas eles depois querem mais! Eu só não faria muito molhado, para evitar a lambança.

Fernanda disse...

Tô com tanta vontade de bolo gelado agora ... uhmmm

Jaboticaba Preta disse...

Hmmmm que delícia. Poderias compartilhar a receita? Beijocas

Marilia disse...

Adriana, Deu água na boca... mas, eu particulamente não gosto de bolo com coco. Já o bolo de chocolate, gelado ou quente, eu te garanto, não rende, não deixo pra ninguém.
Legal a tua iniciativa de levar um pedacinho do melhor do teu mundo para os colegas do trabalho. É assim, que as relações se fortificam.
Beijos,

Sheila disse...

Nossa, que idéia boa!!

Passa a receita, Dri? Deste da foto e do bolo da tua mamis!!!!!

Estou com canetinha na mão pra anotar, heim???