terça-feira, março 23

Eu não sou cruel!

Neste fim de semana assisti Food Inc, documentário que ganhou o Oscar e emendei ao Jamie Oliver fowl dinner. Recomendo os dois, são ambos ultra informativos.

Eu já faço algumas coisas certas há um tempinho, mas tenho que mudar tanta coisa!!!

Eu já disse aqui que odeio carne moída, mas tem pratos que não podem ser preparados sem, como o chili com carne ou o spaghetti a bolonhesa ( o Bart adora ). No Brasil, minha mãe mandava o açougueiro moer o pedaço de carne que ela havia escolhido, mas aqui na Holanda, não achei essa opção. No mercado, mesmo a mais cara carne do Albertão ainda tem um gosto estranho, só quem conhece carne moída boa pra entender. Vi uma matéria na TV holandesa onde eles falavam que as carnes moídas de todos os mercados vem de uma fábrica de processamento que recebe a carne do exterior congelada, descongela e reempacota, o que corresponde bastante com o que é visto no documentário. O documentário mostra que essa carne é feita com pedaços menos nobres do boi e muito sucetíveis a contaminação por fezes e urina secretados no abate, alguns abatedouros lavam essa carne com amônia ( !!! ), e como em um pacote de carne você acaba com carne de vários bois, o risco de contaminação é multiplicado exponencialmente. Uma das infecções mais graves, e que via de regra é fatal em crianças, é o E. Coli. O filme mostra a mãe de um menininho de 3 anos que pegou a doença e morreu em 14 dias. O que eu noto aqui, é que a carne não tem gosto e não doura, você pode fritar à exaustão, até ficar com uns torrões, mas douradinha não fica. Comprar a carne super magra dá na mesma, já que a carne pode ser sem gordura mas continua vindo de vários bois e continua sendo lavada com amônia. O que eu faço há quase um ano é comprar um pedação de carne no Makro ( normalmente o babytop ) que custa barato, algo tipo €9 euros, e eu acho que é cochão mole, e passo pelo processador. O que falta agora é eu descobrir onde comprar carne orgânica, ou pesquisar que frigoríficos no Brasil compram carne de pecuária semi-extensiva.

Na área dos ovos, abordada principalmente pelo Jamie Oliver, o negócio é mais simples. Só compro o "free range" ( de galinha criada solta ) e pronto. E sinceramente, acho burrice comprar ovos "normais". A qualidade do free range é imensamente superior, basta compara a cor das gemas, e o preço é 1 euro a mais por embalagem. Como eu uso uma ou duas caixinhas por mês, pago sorrindo. Mas mesmo que eu comprasse montes de ovos por mês, e estivesse com o budget apertado, eu ía comprar os free range, porque comprar o normal é muita crueldade. É um pouquinho a mais de dinheiro, mas é um animal que tem uma vidinha boa, o criador que é pago decentemente. Abaixo ovo normal, minha gente!

Quanto ao frango, eu já mudei pro orgânico há alguns meses. A qualidade do frango orgânico é gigantemente maior que o do frango normal. A primeira vez que eu fiz frango orgânico eu não tive coragem de colocar molho e creme ( estava fazendo um estrogonofe de frango ) de tão gostoso que o frango refogado com cebola e alho estava. Gente, o frango corou em menos de 1 minuto, e não soltou nenhuma água!!!! Antes eu só comprava peito, em semanas eu tentei coxa-sobrecoxa assada e adoramos, é agora uma das carnes favoritas do Bart. Peito orgânico é bem mais caro que peito normal, mas as coxas-sobres tem um precinho bem camarada.

Porco eu comprei biológico mas ainda não testei, vou contar depois.

Aumentou minha conta de supermercado? Sim e não. Claro que gasto mais comprando carne orgânica, mas antes comprávamos muitas refeições prontas, e agora eu sempre compro carne a mais e congelo, ou comemos no dia seguinte já que a comida fica mais gostosa, então diminuimos bem a quantidade de comida pronta, logo a conta no supermercado se equilibrou. A bem da verdade, sempre gastamos mais do que a média no mercado, mas enquanto alguns gastam 200 contos por mês pra ir uma vez por semana num restaurante, eu gasto isso a mais pra comer bem todos os dias.

Não sou de ficar fazendo campanha, nem de promover boicotes, mas eu realmente não acredito que um animal que vive sua curta existência desconfortável e com dor vá resultar numa carne muito saudável. Na internet tem pesquisas interessantíssimas sobre as toxinas nesses animais.

Quero um dia me tornar vegetariana, mas enquanto eu não chego lá, vou tentando ser mais "animal friendly".

Não vou morrer por causa de um acréscimo de 30 euros na minha conta mensal de mercado, e estou com a minha consciência bem mais leve, and about to get some more...

6 comentários:

vcdarcie disse...

Aqui em Den Bosch tem uma loja de organicos e la vende carne organica tb.
Concordo com o que vc fala da carne moida, mesmo comprando da mais cara, sempre tem um gostinho estranho no fim, e eu nunca tinha reparado, mas ela nao dora mesmo, e solta tannnnta gordura!!!! mesmo a magra.... ai meu Brasil, la eu escolhia o pedaco de carne, pedia pra tirar toda a gordura, e ai moer, e a carne ficava tao gostosa - nao da pra comparar com a daqui.

Marcia disse...

Eu comprava a carne "tartar" aí quando queria fazer algo com carne moída, e comprava a orgânica do AH, já que a outra era mesmo muito gordurosa e cheirava mal. E ainda bem que não sou a única que achava o frango holandês horrível e sem gosto, mas não cheguei a comprar o orgânico. Ovo sempre comprei free range, aliás aqui na Alemanha nem deve existir do outro pois nunca vi. Vou procurar essa série do Jamie Oliver no You Tube, adoro ele!

Alice disse...

Aqui na cidadegrandópolis tem um açougue biológico e um supermercado 100% orgânico/biológico/verde. O complexo se chama "De Groene Passage". Lá tem uma livraria "podescrê", a Hymmalaia. Um restaurante vegetariano, uma WereldWinkel e um centro de cursos, o Oost en West centrum. Eu já dei aulas de yoga por lá. :o)
http://www.degroenepassage.nl/

Fernanda disse...

Eu tenho pavor dessa carne moída daqui, mas marido ama então sempre temos em casa.
A carne moída (biefgehakt) daqui não é ruim, mas agora vc me convenceu a nunca mais comprar.
E tb me convenceu a provar o frango orgânico.
(ovos eu já comprava os certos há alguns anos)

Patricia disse...

Eu compro o Quorn, substituto vegetariano que é uma delícia e do bem. Já tive mais de uma pessoa me perguntando: "Mas vc não é veggie?". Acho que na Bélgica eles implementaram o Donderdag is a veggieday, não? Já sou veggie desde a adolescência, mas tento consumir apenas produtos não testado em animais e biodegradáveis. Bjs

Kate Le Fay disse...

Dri, desculpa minha ignorância mas o que seria carne orgânica? Aqui no Brasil se fala muito em legumes orgânicos mas carne eu nunca tinha ouvido falar!