sexta-feira, fevereiro 4

Minúsculo, muito pequeno, pequeno


Eu adoro a frase da Marcia Lino: aqui no Brasil tem 3 tamanhos de roupa, minúsculo - muito pequeno - pequeno.

Ontem eu acompanhava na internet uma discussão sobre o constante encolhimento do tamanho das roupas. É claro que nós, pessoas mais robustas, achamos que é pura sacanagem pro nosso lado, mas o comentário de um moço lá me fez pensar que até nisso, como sempre, o fator econômico é o vilão.

Aparentemente o tamanho mínimo e máximo de cada numero foi regulamentado. Ou seja, tiraram uma média dos tamanhos 42 ( por exemplo ), disseram que o 42 máximo pode ser 10% maior e o mínimo 10% menor. Aí, os produtores produzem no limite do mínimo pra economizar tecido e assim diminuir os custos. Eu quero acreditar que a maioria vai ver que o numero 42 está apertado e vai comprar o 44 e como o preço não muda, vai levar o tanto certo de pano pra casa, mas vocês duvidam que muita gente vai se apertar no mesmo 42 só pra não passar o vexame de aumentar um número? E aí o comerciante sai ganhando, né?

Outro lá dizia que há também a questão das roupas chinesas, que são importadas e como os chineses são pequenos as roupas são também menores que os padrões brasileiros. Um outro rapaz disse que a filha de 3 anos usa tamanho de roupa chinesa 10 anos. Bom, eu só diria uma coisa, não compra roupa chinesa ué!

E uma moça lá escreve que estava toda feliz porque foi convidada a ir pro RJ tomar um solzinho na praia com a família, mas quando tentou achar um biquini, nenhum servia. Ela, com manequim 44 não entrava no GG dos tamanhos populares, e os mais sofisticados, que tem uma numeração mais abrangente e aparentemente oferece também biquinis mais recatados, eram caros demais. Nisso eu concordo, vi biquinis lindos no Brasil, Água Doce por 220 reais, outras marcas por até mais! E daí uma outra reflete: é que nós mulheres não temos o direito de nos preservar, de simplesmente irmos à praia para aproveitar o sol e mar com a família, temos que mostrar o corpo, temos que nos expor aos olhares famintos da homarada. E aí eu lembrei duma brasileira morando no exterior que escreveu como era maravilhoso estar na praia com o biquinhinho vermelho dela, pequeno e charmoso, enquanto a Alemã passava com um enorme biquini de flores amarelas. Ela terminava o post toda pimpona se gabando dos olhares que o marido da tal alemã lançou a ela. E daí eu pensei: 1) pelo menos a Alemã tem a escolha de usar um biquini conservador ou comprar um fio dental francês e fazer topless, enquanto no Brasil quem quer se proteger um pouco não tem como. 2) Aposto que o alemão olhou pra brasileira do biquininho minúsculo e pensou: nossa, que mulher inteligente… e-hém…

Acho que as brasileiras deveriam, além de reclamar publicamente, criar circulos de amigas que pedem roupas pela internet em sites internacionais. Conheço que já tenha peças de uma marca e compre sempre online peças novas, e que caso não sirva, repasse para amigas e até tem quem venda nos ebays da vida. Acho digno.

Eu, de minha parte, digo: aqui na Holanda tem tantos biquinis e tanquinis pras mais cheinhas, que todo ano é um dilema encontrar um bom, e ó, o mais caro ( da Esprit ) é 49 euros. Talvez eu devesse começar uma empresa de exportar roupas de bom tamanho pro Brasil.


2 comentários:

S. W disse...

Eu vi uma reportagem aqui no Brasil esses dias, acho que as industrias texteis tem 4 anos pra "normalizar" os tamanhos, isso já está acontecendo com roupas infantis (sendo eles).
Eles comparavam com o padrão americano, onde muitas vezes de vc sabe sua medida, não precisa nem provar a roupa. Se você usa camisa tamanho X, vc pode comprar a X sem ter medo de que não te sirva depois.

Esses dias cheguei ao cumulo de comprar uma bermuda EX, e veja eu tenho medidas quase normais, digamos assim, uso tamanho 40, mas já estava cansada e comprando pela 3x a mesma bermuda, primeiro tentei a G, eu sempre vou no tamanho maior, por via das dúvidas, mas ficou super apertado, a GG tinha a cintura muito baixa, a EX caiu perfeitamente. O que uma pessoa que usa tamanha 44 por exemplo deveria comprar?

Adriana disse...

Quando eu morava lá, eu não era gorda como hj, mas comprava calças do tamanho 42 na 775, calças jeans boas da última vez que eu fui a mocinha da loja renovada da 775, me olhou com cara de abismada quando eu pedi um numero 42. E pasmem, não acreditou quando eu contei que eu comprava lá esse numero. Pq o maior numero que ela tinha era o 40 (38). Heim?