quinta-feira, fevereiro 24

Quando a esmola é demais, o santo desconfia

Semana passada combinamos com o vizinho que já reformou o zolder de ver a reforma dele pra termos idéia do que fazer com o nosso zolder, já que nossas casas são praticamente idênticas.

Fomos recebidos super bem, fomos ao zolder, vimos as reformas, eles foram mostrando detalhe por detalhe, como fizeram a instalação elétrica, como fizeram o encanamento, e a certo momento eu pensei: peraí, esses vizinhos estão sendo legais demais da conta, aí tem! E logo me corrigi: eita, Adriana, mania brasileira de achar que quando a esmola é demais o santo desconfia…

E eles foram ficando mais e mais amistosos. Mostraram os quartos, fizeram cópia do desenho do zolder pra gente, mostraram a lareira na sala, e quando agradecemos para ir embora, eles insistiram muito para que sentássemos pra tomar um café, apesar de já ser quase 10 da noite.

Quando sentamos, they dropped the bomb: nós estamos querendo reformar a casa. Hmmm… Eu pensei, "a-ha, sabia que aí tinha coisa!".

Nossas garagens são lado a lado, eles querem aumentar 3 metros pra frente e 3 metros atrás, e colocar um consultório de terapia alternativa. A terapia, ó que coisa nojenta, é para pacientes de psoríase e outras doenças de pele, sentarem numa piscina com uns peixes comedores de carne humana, ficam lá uns 20 minutos, os peixes comem o problema na pele. Blé.

E eles vieram com mil estórias de que a gente pode aproveitar os muros novos e fazer um carport ( tetinho pra estacionar o carro ) na frente, que a gente ía até se beneficiar, bladiblá. Ficamos meio mudos, meio sem reação. Perguntei se eles íam atender só em horário comercial, e eles desconversaram.

O negócio todo é meio delicado, porque ninguém gosta de ter um consultório ao lado da sua casa, um monte de gente entrando e saindo, carros estacionados, mas não há como barrar o projeto do cara. E mesmo que houvesse, é arrumar encrenca com seu vizinho forever. O que eu quero é ao menos pedir pra ele extender a garagem 6 metros pra trás e não mudar a fachada da casa. E é claro a garantia que eles não vão operar aos finais de semana.

Eu não dormi muito essa noite, preocupada, e acho muito injusto que um vizinho nos faça ter que aguentar esse consultório numa casa que a gente ralou tanto pra comprar e que custou tão caro. Acho que teremos que procurar um agente imobiliário pra pedir conselho.

Mais um problema pra resolver.

6 comentários:

vickie disse...

Consulte um advogado. Ai na Holanda nao eh preciso uma licenca para abrir um negocio? Onde voce mora nao eh area residencial? Eu se fosse voce tentaria tudo para evitar essa tal de clinica do lado da minha casa, pois o valor da casa pode cair. Esse eh apenas um palpite. abracos e boa sorte.

Marcita disse...

Dri, eu compraria a briga desde já. Isso porque depois de instalado o negócio, fica complicado de tirar. E o que ele quer fazer vai sim desvalorizar a tua casa. Sem contar no monte de gente estranha a entrar e sair. Eu não sei como é a legislação aí e, sendo casa, é mais complicado. Prédio é que tem convenções proibindo (ou não) qualquer fracção de ser comercial, mas não sei bem como fazer no caso de ser uma casa.
De qualquer maneira, eu começaria a me cercar de cuidados. Ainda bem que ele te falou isso. Imagina se fizesse e só depois comunicasse?

Holandesa disse...

De acordo com o projeto de bairro e contrato de hipoteca, o bem que eles compraram é para a função de 'habitação' e não para negócio. Eles não podem assim, de uma hora pra outra começar um negócio na casa. Eles tem que entrar com um pedido na prefeitura e o escambau à quatro. É difícil e leva tempo (e a vizinhança pode ser contra o projeto, ou seja, se outros vizinhos tb se queixarem, it doesn't happen!). E se eles fizerem sem a permissão da prefeitura & contrato, basta um telefonema e o negócio é fechado (sem falar da mega-multa) que eles vão receber junto...

Samantha disse...

Fala sério que vizinho folgado!
É parente do véio da sua firma? rsssss ... Parece parente :P
Bom na minha santa ignorância acho que ele não pode fazer essa clínica numa área residencial... Que angú hein?
Boa sorte Dri... Mas acho que esse cara está viajando, ele não pode fazer isso não. E vai por mim, clínica do lado da sua casa seria um verdadeiro inferno!
Bjo

Wilma disse...

Creio eu que ele já deve ter visto junto a Prefeitura ou será que é tão ingênuo...se pode abrir aí uma Clínica. Aqui no Rio vejo muitas casas se transformando em Clínicas em plena área residencial, tomara que aí tenha uma legislação diferente, por outro lado é um problema meio raro a psoríase, neste grau, que nem deve haver tanto problema. Minha tia morava numa casa no coração de Ipanema onde na parte superior tinha uma clínica de disfunção sexual, prótese masculina, e era tranquilo, só não sei se tinha Alvará ou permissão, mas estava lá funcionando, nem dava pra perceber.

Sheila disse...

Penso como a Wilma, ele já deve ter visto a necessidade de uma licença...

Bem, o ideal é a clinica ser em uma casa independente, mas aqui na minha cidade existem clinicas de logopedia, dentistas e por ai vai em áreas residenciais e até em apartamentos.

Mas é mesmo uma preocupação, torço para que eles atendam apenas em horário comercial...