segunda-feira, fevereiro 28

Só mudam as moscas


No Brasil, pelo menos na minha empresa antiga, a gente trabalhava que nem cães, não éramos pagos pelas horas extras, e quem não estivesse a fim de trabalhar de graça ouvia que "temos 2000 CV's no RH esperando um motivo pra serem desengavetados". E assim continuávamos trabalhando que bem burrinhos de carga, sem nem uma cenourinha pra agradar o dia.

Aqui nas Zuropa, tudo é muito muito muuuuuito diferente.

Nós, os funcionários, estamos sobrecarregados, estamos todos ( ou quase todos ) trabalhando horas extras sem ganhar por isso. Aí nós, os funcionários, preenchemos em conjunto o formulário WZZ-72, onde relatamos a carga de trabalho excessiva, e mandamos para o arbodienst, que é o departamento de medicina do trabalho. O departamento de medicina do trabalho manda um especialista para checar as informações, pede cópia para o chefe dos horários de entrada e saída do interflex. Respondem via formulário WZZ-73, em duas vias, que a reclamação está sendo estudada. Meses depois a reclamação vai pro ondernemings raad ( conselho do sindicato ) no formulário WZZ-82 em 3 vias. O OR manda o parecer deles via formulário WZZ-98 em 2 vias. O Arbodienst ( médico do trabalho ) repassa o parecer do OR ao diretor do departamento em formulário WZZ-103 em 4 vias. O diretor joga 3 das vias na gaveta, uma devolve ao departamento do arbodienst. As três vias são 30 dias depois classificadas pela secretária do departamento como "assuntos em andamento" e ela adiciona a ficha PUR-05 em duas vias na frente, a terceira vai para o diretor que recebeu o documento inicial, e arquiva o caso todo no arquivo avançado que fica na Bélgica.

E assim continuamos trabalhando que bem burrinhos de carga, sem nem uma cenourinha pra agradar o dia.

Essa semana, se eu não ficar doente, eu morro. Mas morro nas Zuropas, onde tudo é melhor e mais organizado e mais honesto. E ganhamos em Euros.

PS.: Se eu estivesse hoje ainda trabalhando na antiga empresa no Brasil, por causa do rate e dos baixos impostos no Brasil, eu estaria ganhando lá líquido mais do que ganho aqui líquido. E teria uma faxineira 2X por semana. E manicure.


6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dri,
eu te entendo... como eu te entendo...
Qdo eu falo p os meus colegas aqui q o meu salário liquido no Brasil (5 anos atras) era maior do q eu ganho aqui, me olham com cara de paisagem, sem entender como isso é possível. E olha q eu tenho um emprego q paga mais q a média aqui. E no Brasil eu tinha tanta liberdade... aqui trabalho entre 4 paredes e só saio da frente do computador p ir no banheiro de tanto, tanto trabalho! Desde o ano passado estou com RSI, sao 9 horas diarias atras do computador. E todo mundo no Brasil achando q eu sou chique demais trabalhando num super escritorio num empresona aqui na zuropa... aiai
Silvia

vickie disse...

Quando eu era menina, o pai de uma amiga costumava dizer: "menina, seja filha do governo". Nunca vou me esquecer disso. Sei, por experiencia que essa regra vale para o mundo inteiro. Pelo menos aqui nos States isso eh verdade. Os salarios sao, na maioria, menores que na empresa privada. Mas a seguranca no emprego vale a diferenca (a nao ser que voce seja mesmo muito ruim voce nao precisa ter medo de ser despedida e nunca sera "outsourced")Ultimamente, devido a situacao economica (thank you Mr. Bush) tem havido uns "furloughs", isto eh, voce tira um dia de folga mas nao recebe. Entretanto, nada que nao se possa "absorver" de um jeito ou de outro. Para compensar, os beneficios sao excelentes. E se trabalha menos, tambem. Voce nao precisa se esfolar para garantir o posto. Claro que eu optei por ter um salario e nao uma carreira. Mas nao me arrependo. O tempo livre serviu para o lazer, hobbies e, como mae solteira, educar um filho.
Abracos

Alice disse...

Ralo aqui tanto quanto lá. No BR ganharia mais, mas meu filho teria sido criado por babás e não andaria de BI na rua. Se eu não tivesse filho talvez tivesse carregado o marido prá lá. Carrega o seu daqui prá lá, através do projeto brasileiro, arruma um emprego lá estando empregada e volta pro mundo das mucamas, manicures, das roupas que não nos cabem e do medo.

Mines disse...

Nao entra nesse processo de pensamento, que é perigoso!

Lu Vaz disse...

Adriana,

vc é mto inteligente e engraçada!! o final deste texto é tudooo! faxineira + manicures..rsss beijo!