quarta-feira, agosto 18

Barangos, não mais temei, Deus inventou o photoshop!

Talvez eu esteja sendo bestinha, mas quem souber explique-me uma coisa: porque é que o povo entra em Orkut, Facebook, Twitter, tudo ao mesmo tempo e bloqueia perfil, fotos, até scrapbooks?

Eu acho meio contraditório a pessoa querer "estar na net" mas não querer ser vista. Mas o que eu não entendo é: qual é o medo? Medo de alguém roubar sua foto e colocar num site de encontros na net? Medo de alguém imprimir sua foto e colocar na boca do sapo?

A única explicação é que a pessoa tá feia, mas tão feia, que não quer que os amigos de adolescência a veja embarangada total. Não há outra explicação.

Eu acho que tem jeito sim de ser discreto e não se expor na internet, sem ficar nessa neurose de tranca isso tranca aquilo. As pessoas acham que sabem muito de mim ou que eu me exponho muito, mas a verdade é que no blog eu só falo o que não me importo em falar, no Orkut só ponho as fotos onde estou passável, o Facebook continua até hoje um mistério pra mim, e no twitter sigo poucos e poucos me seguem.

Outro dia encontrei uma menina que eu e meu irmão conhecíamos na adolescência no Orkut. Mandei um add as friend, a menina me deixou scrap: "Você é a Adriana assim e assado?", eu fui responder mas o scrapbook dela tava trancado. Ela continuou me mandando scraps, mensagens, me pedindo pra responder, mas como, se ela tranca o scrapbook?

No blog mesmo várias pessoas me deixam comentário pedindo pra eu responder via e-mail, mas você clica no perfil pra pegar o e-mail da pessoa e tá trancado. Pô, além de feio, desconfiado, é também burro?

Eu sei que de achar morreu o bode, mas eu acho que quem quer privacidade tem conta nos flickr's da vida e manda a senha dos álbuns pros amigos e familiares, ou tem blog só pra convidados, existem mil formas de se manter contato com um grupo mantendo sua privacidade, usar comunidades, foruns, sites que foram criados pro povo se achar, participar da vida um do outro, discutir, trocar idéias e informações pra ficar postando foteeenhas é meio antisse. Aí fica aquele sistema lento e cheio de bugs, que funcionaria muito bem se a turma dos barangos enrustidos simplesmente fosse procurar outras vizinhanças pra trocar receita de bolo de chocolate com nozes secretíssima, e postar as fotos das férias em Porto Seguro rezando pro José Eduardo, aquele namorado que te deu o pé na bunda não ver que cê tá 30 quilos mais pesada.

Você que enruste, o que te motiva? Você que não enruste, os enrustidos te incomodam?

PS.: Por falar em baranguisse, vi fotos do ex-Menudo Ray, meu preferido, e gente, o cara tá um monstro. Eu nunca mais vou reclamar com Deus que é fogo envelhecer, eu tô linda!


9 comentários:

Unknown disse...

Minhas fotos no Facebook e algumas do Orkut são só para amigos. A explicação é: Antuérpia é um ovo, todo mundo tem Facebook e, em shipping, todo mundo acha que é seu melhor amigo depois de uma pintje tomada nos happy hours de sexta-feira.
Não é que eu esteja me achando mas se eu te contar a quantidade de mensagens que já recebi do tipo “I saw your pictures and liked it. Please add me” … Ecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Não conheço ninguém daqui que tenha Orkut (fora aqueles casados com brasileiras) e eu geralmente não bloqueio as fotos pq me irrita ir no álbum de alguém pra ver se eu conheço a pessoa e está tudo bloqueado (como é que vc sabe quem vc conhece ou não????? Pela mini foto do perfil????).
Mas confesso que eu sempre esqueço de mudar meus settings quando estou fazendo upload de fotos pro Orkut, então se estiver lá “só amigos podem ver”, vai ficar assim mesmo em 98% das vezes.

Unknown disse...

Ja aconteceu comigo tambem, assim que entrei no orkut, um onte de gente desconhecida queria me adicionar. O pior era quando alguns indianos me escreviam querendo contato. Uma vez uma amiga minha disse que clonaram seu perfil com fotos e tudo e comecaram a enviar messagens em seu nome. Ate hoje ela nao sabe se foi uma brincadeira de mal gosto de algum conhecido que nao gostava dela. Tambem nao sei se é possivel uma clonagem por exemplo se o album esta bloqueado para estranhos. Agora, adorei sua teoria de que o povo embaranga e se esconde.

Unknown disse...

.....e o povo que tranca até os vídeos? Acho isso terrível, o que há nesses vídeos? Sempre penso que ali tem alguma coisa condenavel.

Camila disse...

Já aconteceu, por exemplo, de uma pessoa de uma comunidade da qual eu fazia parte, por conta de uma resposta que eu dei a um tópico, pegar uma foto minha, do meu casamento, e me ridicularizar.
E eu nao fui a única "vítima".

Já aconteceu de uma louca que eu nunca vi antes e nao conhecia, me adicionar e passar a tirar satisfacoes com amigos meus sobre recados que eles deixaram no meu scrapbook. Um amigo brasileiro, que tb mora na Alemanha, escreveu qualquer coisa reclamando daqui e a louca escreveu um recado desaforado pra ele. Fez isso várias vezes. Quando eu disse a ela que parasse com aquilo, que ia denunciá-la à administracao do Orkut, ela passou a escrever a amigos meus pedindo que intercedessem a favor dela junto a mim. Ela se aproximou pedindo informacoes sobre a Alemanha e em um estalar de dedos virou uma dor de cabeca, tive que bloquear a criatura. Isso tudo antes de ser possível limitar o acesso ao perfil.

E tb pq eu nao apareco sozinha em algumas fotos e respeito, por exemplo, o desejo do meu marido de permanecer anônimo. Quem me conhece, o conhece tb.

Nao tem pq uma pessoa desconhecida ler o que os meus amigos escrevem pra mim, bem como xeretar onde estive nas minhas férias, como é o meu marido e por aí vai. Privacidade é uma maravilha e eu cultivo a minha.

E somos lindos, tsá? ;-)

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Acho que se esconder é diferente de se preservar. Tem gente que quer ter uma nova vida no virtual, ser outra pessoa, ai fica difícil... Mas se preservar é um direito bacana. Eu mostro o rosto e gosto de relacionar com pessoas que fazem o mesmo.

Beijos

Paula disse...

Não é questão de ser feio ou bonito, mas de autoproteção. Proteção contra a inveja, olho gordo, olho grande, you name it. Até pq não é só a beleza que as pessoas invejam, mas das coisas que vc tem ou faz. Mesmo que sejam poucas pessoas com esse olhar, já são o suficiente.

Há muito tirei todas as fotos do meu álbum no Orkut e só mantenho a foto do perfil. Eu nunca adicionei desconhecidos, mas é óbvio que poucos ali são realmente amigos próximos. A esse pequeno e restrito grupo, mando algumas fotos por email, senão as mostro pessoalmente. Pq então mantenho a conta no Orkut? Apenas para manter ainda algum contato com esses conhecidos e para ter acesso a alguns foruns informativos.

E no extremo oposto, acho ridículo pessoas postando fotos do tipo "vejam como eu tenho amigos" ou "vejam como minha vida é bacana" ou "vejam como eu viajo", quando vc sabe que, na verdade, a vida daquela pessoa não é nada daquilo... Fico com a impressão, pelos álbuns do Orkut, que ninguém tem problema e todos são muitos felizes, como em um conto de fadas...

E fora isso, tem a questão da segurança aqui no Brasil, uma vez que aquele golpe de sequestro pelo telefone, quando bem executado, é com base em informações pessoais tiradas de sites como o Orkut.

Concordo com o que disse a Camila, mais acima: "Privacidade é uma maravilha e eu cultivo a minha".

Wilma disse...

Adriana, acredito que isso tenha acontecido, pelo menos aqui no Brasil, depois de um episódio de sequestro que a tática dos monstros era justamente acompanhar a vida das pessoas pelo orkut, quem exteriorizava riqueza e aí eles quando sabiam que a pessoa estaria tal dia em tal boite, festa, ia e sequestrava a pessoa, aconteceu me parece em São Paulo com um rapaz e quando a quadrilha foi presa confessou como escolhiam suas vítimas.

vcdarcie disse...

Nao acho questao de bonito ou feio. O problema eh a exposicao a pessoas invejosas, estranhas e loucas. Ha uns meses atras uma pediu q eu adicionasse pq tb morava na Holanda, casada com holandes e blablabla. Adicionei. COmecou a me escrever, e eu respondi. Tudo normal. No outro dia, vejo que ela tinha me adicionado no msn, skype, tinha escrito 2 e-mails, tinha esrito 3 vezes no skype, e me cobrando, onde eu estava, querendo meu telefone e endereco, onde estavam as fotos do meu marido. Sinceramente fiquei com medo. Bloquei tudo. Mudei e-mails. passado uns dias `outra`veio tentando me adicionar, mas tenho certeza de que era a mesma, com alguns amigos em comum. Nao cai 2 vezes. Mas o que uma pessoa dessa quer? Melhor se prevenir.

Samantha disse...

É isso que o pessoal falou é verdade... Tem muita gente doida/tarada/psicopata na internet. Por isso fechei meu ORKUT. Maaasssss sinto falta dos amigos :( No caso de algun deles, era o único contato que tínhamos...
Bjo