sexta-feira, fevereiro 25

Como diz o Cido: sexta, porque demoraste tanto?

Ontem marido e eu discutimos bem nosso "plano de ação" em relação ao "fish spa" da vizinha e decidimos que nem que acabe ferindo nosso bom relacionamento com os vizinhos, mas nós vamos sim nos manifestar contra a clínica.

Uma coisa, como diz a comadre Claudinha, é boa aqui na Holanda, para tudo tem-se que pedir permissão para a prefeitura, e pra tudo os moradores da cidade tem direito de objetar e as objeções são levadas à sério.

Ontem checamos se os vizinhos já pediram a licença de funcionamento, e para a nossa surpresa, ainda não pediram. Conversando com um colega de trabalho que penou um bocado com vizinhos que queriam instalar um canil em área residencial, entendi um pouquinho mais da situação e dos meandros da mente holandesa.

Provavelmente os vizinhos ainda não pediram a tal licença porque é caro e se o vizinho já for do contra desde o começo eles podem perder uma boa grana. Descobri que eu posso me manifestar contra e dois aspectos: a licença para abertura de comércio em área residencial e também posso me manifestar contra a reforma da casa.

A lei diz que em geral, são garantidas licenças para comércio em área residencial se o negócio em si:

- Não lidar com clientes ( e pacientes ) que tenham que entrar e sair
- A área destinada às atividades comerciais for pequena em relação à residência em si
- Não ouver tráfego excessivo nas ruas do bairro

Tem outras condições, mas essas três são aquelas que eu posso usar na minha reclamação contra a clínica, visto que eles irão contra as três regras.

Quanto à reforma da casa, posso argumentar que não aceito a mudança na fachada que comprometeria o projeto arquitetônico da minha casa ( especialmente porque se trata de bairro novo ainda em fase de emplementação ), que não concordo com a extensão na parte de trás da casa, que produziria uma parede ( que vendo do meu jardim seria um muro ) com mais de 1.80 mt - que é o permitido por lei.

E daí tem uns truquezinhos mencionados pelo advogado da empresa, que também me deu conselhos. Eles iriam usar uns peixes que não são comprados na Europa, mas vem da Turquia. Eu posso pedir um relatório de impacto ambiental e riscos de contaminação de solo e meio ambiente, e vai custar dindin, o que torna o projeto mais difícil. E posso contratar um "taxateur", ou seja, um agente imobiliário que confirme que uma casa com uma pratijk ao lado tem mais dificuldade em ser vendida e portanto perde valor, e posso pedir uma indenização no valor mencionado pelo taxateur, o que também inviabilizaria o projeto.

Depois de tudo isso, eu acho que os vizinhos sabem que só conseguirão a licença se nós concordarmos, e por isso estão sendo mais cautelosos.

Agora só rezo para que eles entendam nossos motivos e desistam da história, porque não queremos ficar nessa briga legal, mas se for preciso, já decidimos que vamos até o fim pra evitar esse estorvo a 3 metros da porta da minha casa.

Wish me luck, povo.

1 comentários:

Alice disse...

Estou orgulhosa, fora o fato de eles ainda não terem pedido a licença eu acertei nos meus pitacos!