segunda-feira, outubro 20

As malemolengas, agora com mais tempo!

Vocês sabem que eu sou totalmente contra "faça-você-mesmo", né? Demora milênios, é aquela lambança, e nem sempre, dependendo da complexidade da tarefa, fica bom.

A colocação do meu laminado na casa atual foi aquele drama, vocês lembram. Por isso, nessa casa, decidimos pagar para fazerem o serviço. O laminado dos quartos ficou show de bola, o cara que colocou é realmente bom. O cara do piso do térreo entretanto…

A gente comprou um piso "rústico", porque queríamos bem cara de madeira. O piso rústico, mesmo que você compre seleção A, como fizemos, vem com alguns "nós" na madeira. Já esperávamos isso. Entretanto, havia um pacote de tábuas "ruim", com 3 tábuas problemáticas: uma tem 3 nós, o que não é normal na seleção A, uma com uns veios escuro, e para completar tem uma com uma lascadinha na ponta. Eu, que não sou profissional colocadora de piso, nem tenho QI pra entrar na Mensa, teria colocado essas tábuas em algum canto, onde provavelmente o dono da casa vai colocar móveis, mas não esse fulano, ele colocou na frente da porta de entrada da sala. Está feio? Não, mas teria ficado ainda melhor se ele tivesse prestado atenção. E como eu sou crica crica crica, aquele lascadinho está me incomodando psicológicamente. O pior é que eu nem mostrei pro Bart, ele vai ficar um um bico daqui na China, e provavelmente vai querer fazer o zolder ele mesmo, só pra não ter esse povo em casa.

E é esse o "senão" desse povo que vem trabalhar na sua casa. Nem todos são cuidadosos. Para você, aquela é sua casinha querida e tão esperada, aquela que vai comer uma parte do seu salário por 28 anos, a menina dos seus olhos, uma florzinha frágil que tem que ser tratada com uma flor. Óquei, estou exagerando. Mas eu e Bart estamos andando pela casa de meias, só pra não detonar o piso, e o que o colocador-de-piso-porcão fez, além da lambança das tábuas? Ele deixou cola pela casa inteira: no radiador do hall, no piso do toilet - meu toilet novinho! Deixou uma gota de alguma coisa cair no piso ( ou é cola ou é um pingão do óleo-cera ). As paredes branquinhas já tem uns bons riscos, que eu espero conseguir limpar, e no canto onde ele serrou as tábuas, a parede estava inteira amarela, tive que aspirar as paredes! Ainda bem que fui fazer tudo isso sem o Bart, ele teria ficado super puto da vida.

Pelo preço que pagamos pelo serviço, eu esperava além de uma qualidade melhor, que eles limpassem e removessem os restos de madeira, contrapiso, rodapés, caixas, plásticos, mas aqui na Holanda é assim, eles não tem o mínimo interesse em impressionar o cliente entregando uma casa bonita, limpinha, pronta pro uso; você pagou para eles colocaram o piso no chão e é isso que ele vão fazer, quando eu pedi para o cara dar uma limpadinha com o aspirador industrial que ele tinha, ele me olhou com a cara mais feia do mundo, e disse que ía dar uma "leve aspirada", que ele era colocador de piso, e não faxineiro! E deixaram restos de madeira pelo quintal dianteiro todo, os baldes de cola todos endurecidos e com os pincéis grudados, um rolo de pintura cheio de óleo dentro do meu container de lixo verde que chegou naquele dia, e para piorar, fumaram no meu toilet novinho. No sábado passamos o dia lotando o carro com caixas, plásticos, madeiras e dirigindo pro lixão, fizemos isso 3 vezes, quando o cara, com a caminhonete que tinha, teria feito numa levada só.

Apesar de toda a ladainha, hoje, segunda-feira, a casa está com todo o piso dos dois primeiros andares colocados, estão bonitos, a casa está limpa, quase todos os restos foram para o lixão, tudo pronto para receber a cozinha amanhã. E amanhã começará outra novela. Temos que organizar o recebimento dos móveis, a montagem, a medição e pedido dos tampos, a medição e pedido da contra-parede, o recebimento e instalação dos eletrodomésticos.

Pensando agora, eu acho que eu fui muito, muito inocente. Eu achei que pagando, iria simplesmente chegar um dia e ter o piso lindo e tinindo, mas por essas bandas não há dessas conveniências. E pelo jeito, a cozinha vai ser a mesma coisa, com o diferencial de ter umas 10 coisas a mais pra dar errado.

Deus que me ajude!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dri, que pesadelo, não sabia que eles eram tão desleixados assim! Pelo visto prestação de serviços com qualidade e esmero só no Brasil mesmo. Quando me mudei para casa nova de campo comprei tudo na tok stok e eles não só entregaram tudo como montaram direitinho e fizeram uma segunda viagem (250km da loja)só para entregar e instalar as portas da ilha da cozinha que eram sob encomenda! Boa Sorte aí, faz umas aulas de yoga para te dar serenidade, paciência e equilíbrio :)
Bjos

Adriana disse...

Dri, realmente..aqui eles não fazem. As pessoas apelam para as empresa de limpezas que fazem o que eles chamam de "aflevering", fazem a faxina na casa, tirando toda a porcaria deixada pela contrução e lavam todas as janelas, tirando todo o pó e restos de cola e cimento que por um acaso esteja grudado ao vidro.

Anônimo disse...

Dri, vc nao está sozinha nesta luta! Afemaria, mudei ha um ano atrás e ainda estou com escada "pelada", hall c pequenos acabamentos p fazer, e outros detalhes q vc conhece " tipo rodapés" sabe como??? E a briga la em casa é a mesma do faca vc mesmo! Agora preciso decidir o q farei na escada! Tapete ou pintura???? A sua escada ja esta pronta??, abracos aqui de Alkmaar, Silvia