terça-feira, outubro 7

The winner takes it allllllllll...

Estou querendo muito, muito mesmo ir para a Grécia no ano que vem, ou melhor, Ilhas Gregas. Holandesa acabou de chegar de Rhodes e eu babei nas fotos, porque somos ratões de praia, já nos vi morrendo de fazer snorkel e de dar nadadinhas naquele marzão azul. Sem contar que tem acrópolis, tem ruininhas, e muita, muita comida grega, claro.

E eu digo Ilhas Gregas porque além de ir à Rhodes eu gostaria também de ir a Santorini. Assisti o filme "The sisterhood of the travelling pants" ( bem legal, levinho, com paisagens lindas da Grécia ) e fiquei de queixo caído com as paisagens de Santorini. Preciso muito ir lá.

E de quebra estou tentando baixar Mama Mia, que se passa na Grécia. Toda vez que me falam de ABBA eu lembro do "The winnter takes it allllll" ou da Perla cantando "Chiquitita dime porqué"... Eu sou brega minha gente, muito brega.

Aliás, deixa eu mudar totalmente o rumo dessa prosa.

Essa semana falei com a minha mãe no Brasil. Sabem, tem horas que é até bom estar longe. Vocês sabem que a família da minha mãe é bem humilde, né? É praticamente impossível em um determinado momento TODOS estarem bem. Um está com as parcelas do carro atrasado, outro perdeu o emprego, uma está com dor-de-cotovelo porque o ex está namorando... E minha mãe se preocupa com todos, de perder o sono. Juro que estou pensando em, dessa vez que vou ao Brasil, puxar minha tia de lado e pedir pra ela conversar com as minhas outras tias e dizer pra elas pararem de contar as mazelas pra minha mãe. Minha mãe vai se sentir excluída, mas pelo menos não vai perder noites de sono. Ela não se controla e não aprende que a família SEMPRE fez o que quis, sempre viveu como quis, nunca ouviu conselho de ninguém, e que não é agora que vão mudar de atitude ou que a situação no geral vai mudar.

A vida inteira minha mãe falou para fazerem uma poupancinha, sempre disseram que pobre mal tem dinheiro para comer, quem dirá para poupar. Mas quando estiveram melhorzinhos, jamais abriram uma poupança, mas correram para as casas Bahias comprar sofá, DVD player, aparelho de som. Até aí tudo bem, afinal cada um vive sua vida como quer e gasta seu dinheiro como lhe agrada, mas quando a maré vira, é lá no ombro da minha mãe que vão chorar as pitangas e pedir empréstimo. E sempre pagam de volta, nunca deram calote, mas minha mãe fica em pandarecos, pensando em como eles vão sair daquela, que mal há dinheiro para comida, que tem as contas da casa pra pagar, e ainda por cima um empréstimo.

E minha mãe, coitada, agora tem lá um dinheirinho do divórcio que ela investe e de onde ela sobrevive, não pode ficar arriscando. Mas para a família, o que ela tem é uma fortuna! Quando saiu o divórcio, o gerente do banco sentou com ela, explicou como ele ía investir o dinheiro dela, mostrou o quanto ela podia gastar por mês para que o montante continuasse crescendo, foi tudo planejadinho. Mas para a família ela era uma boba: um achava que ela deveria investir numas duas casas e alugá-las, outro que ela deveria comprar terrenos e esperar que valorizassem, outro que ela deveria começar um negócio próprio. Ninguém pensou: ela já está com certa idade, não tem uma saúde de ferro, está divorciada, o melhor é deixar o dinheiro no banco rendendo mesmo.

E daí tem a minha avó. Minha avó sempre achou que filho é investimento. Minha mãe e minhas tias sempre trabalharam desde pequenas, uma delas com 8 anos já foi levada pra uma casa onde ela era empregada doméstica. Ah, lindo falar do trabalho infantil lá longe, né, mas nós, macacos brasileiros estamos sentando nos nossos próprios rabos. Anyway. Minha avó. Então, minhas tias trabalhavam e mesmo adultas, metade dos salários tinham que ir para a minha avó. Minha avó nunca usou esse dinheiro para nada que não fosse comida ou manutenção da casa, mas mesmo assim. Agora, ela acha que os netos tem que ajudar, no que eu concordo, já que os pais estão passando por uma situação difícil mesmo, mas para ela ajudar é deixar metade do salário ou mais com os pais, e isso, é claro, eles não fazem. Aí fica aquele inferno, porque para piorar, pobre mora sempre perto ou junto. Minha prima, que é compradora compulsiva, a casa blusinha de brechó que compra ouve uma ladainha da avó. A outra, sempre que sai arrumadinha, ouve que vai gastar 'a toa, com bebida". Ó céus.

Não consigo fazer minha mãe entender que cada um faz suas escolhas e cada um toma seus tombos, que não vai adiantar nada eu ficar daqui ( ou ela de lá ) me preocupando com as cagadas e mazelas alheias. Se a situação ficar insuportável e vierem me pedir ajuda, eu ajudo se puder, passo se não puder. Eu não vou sofrer em antecipação. E tem mais, minhas tias todas tem filhos, eles que se preocupem, eles que ajudem. São desmiolados e estão criando filhos desmiolados. Os pais vivem uma vida de carnê em carnê, a filha assim que consegue o primeiro emprego se enfia em uma dúzia de financiamentos. Ninguém se admira se a fulana diz: abri uma caderneta de poupança, mas todo mundo acha o máximo ela comprar o fusquinha pra pagar em 2 anos. Aí ela perde o emprego, o pai, ao invés de deixar tomarem o carro de volta para ela aprender, vai lá e paga as prestações pra ela, enquanto em casa falta comida e os parentes tem que comprar até arroz. Depois choraminga que os filhos não tem responsabilidade. Quero ver neguinho ver carro, ipod, o escambau sendo repossuído, e não aprender a fugir de crediário que nem o diabo foge da cruz.

É com um arrepio na espinha que eu vejo o MediaMarkt chegar em Eindhoven com seus parcelamentos. Uma das poucas coisas boas que tinha aqui, a cultura de só comprar quando se tem dinheiro, está indo para as cucuias. Cada vez mais vemos propaganda de empresas de empréstimo na TV, todas mostrando um casal sorridente com seu carro novo, seu banheiro renovado, saindo de férias... beiram o absurdo essas propagandas. Dizem que vai ser proibido, que nem propaganda de cigarros. Faço votos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Post Sensacional!!! Assino em baixo suas palavras.

Anônimo disse...

Gostei,adorei....
Ah!!!! se todos pensassem assim, temos que segurar a onda pois a crise nos EUA está chegando aqui no Brasil...

Lilian Moreira

Anônimo disse...

Dri, se vc gosta de praia, realmente vai amar Rhodes. Mês passado também passei alguns dias lá. Recomendo os passeios, recomendo também mergulhar, fiz um cursinho pra la de rápido e amei. A água é transparente, quente, uma piscina a mar aberto!!! Foi uma das melhores férias/praia q ja tive. E tambem recomendo o Hilton Resort. Se vc comparar com outros hotéis vai ver q vale a pena! 100, 200 eurecas a mais mas um luxo q nós depois de trabalharmos tanto aqui nesta terra merecemos! Silvia, Alkmaar

Anônimo disse...

Hohoho, no negocinho do seu blog onde mostra onde a pessoa que está visitando vive, aparece pra mim: se eu posto do primeiro andar, DEURNE; se eu posto do quarto no segundo andar aparece Zonnebeke hoho.
Enfim ... eu tb tô pensando seriamente em ir pra Grécia no ano que vem, mas uma coisa me desanimou e talvez fosse legal vc conferir com a Holandesa: a temperatura da água é bem alta, do tipo que, se estiver calor mesmo (tipo julho), vc não consegue se refrescar =o/
Se alguém te falar que não é bem assim me dá um toque!! ;o)
beijos

Anônimo disse...

Eu também amei as fotos! Você já foi para Creta, se não me engano, de lá você perdeu uma boa oportunidade de conhecer Santorini, pois é relativamente perto, eles fazem vários pacotes saindo de Creta, dá para ir de barco se maridón aguentar o tranco. Ficar uma semana em Santorini é muita coisa, pois as praias não são boas, tem que combinar com outro lugar. Eu mesma nunca fui, mas meu irmão sim e adorou.
Quanto à sua família, pois é, tente não se envolver com os problemas deles, e tente convencer sua mãe de não fazê-lo também. Espero que o povo não pense lá que você tá rica e por isso tem que ajudá-los (tem família que é assim!)
Eu também sou brega, adoooro ABBA! ABBA rulez!

Anônimo disse...

o Brasil inteiro está atolado em muitas prestações e cheques pre datados.
A última vez que estive lá, vendo uma vitrine de sapatos a mocinha veio lá de dentro e me disse "vc pode dar 3 chequinhos o primeiro pro mes que vem" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Depois do choque, pensei como consegui sair relativamente fácil dessa roda-viva de prestações intermináveis. Mas é puramente CULTURAL isso.

Naldy disse...

Quem não tem família assim que 'atire a primeira pedra' :)

Grécia está nos meus planos tb, vamos ver quando vai sair...