segunda-feira, outubro 13

Sonho meu... sonho meu...

Sabem o que eu queria mesmo mesmo mesmo fazer chegando no Brasil? Um check-up geral. Mas não vai rolar, primeiro porque ( acho que ) vamos pra Bahia e não vou ter muito tempo em SP. Segundo porque Bart fica resmungando que é desperdício de dinheiro, já que a gente tem seguro aqui, e o hospital de Eindhoven é um dos melhores do país. Terceiro porque não tenho mais referência de bons médicos, tem tanta gente nova lá no Garrido ( instituto onde fiz a gastroplastia ) que eu nem sei mais se os médicos de pós-op são bons.

Mas gente, o cansaço todo que eu sinto não é normal, não é normal mesmo! Reclamo para a minha médica daqui, ela faz um examezinho de sangue ( ferro ) e me diz que está dentro do esperado, mais nada. Mas eu vivo me arrastando! Até as coisas que eu gosto eu não faço mais. Faz séculos que não vou ao cinema, décadas que não dou uma voltinha de bike, milênios que não dou uma boa batida de pernas pela cidade. Se vou fazer compras, não importa do quê, desisto antes de escolher qualquer coisa, estou apática pra compras. Chego em casa e corro pro sofá, não tenho energia pra fazer nada, nem pra pesquisar minha coisinhas pra casa nova na internet. As férias estão empacadas sem decidir, as cortinas, o pedreiro... Guardamos dinheiro na conta porque eu não tenho ânimo de gastar nada! Gente, fui ao 3D da Bijenkorf, afe saí de lá em 10 minutos, comprei um batom de 3 reais e uma bolsa dobrável da Oilily de 9, e pelo catálogo vi que tinha tantas coisas legais!

Já pesquisei a internet de fio-a-pavio, listando doenças cujo principal sintoma seja o cansaço e a apatia, mas quer saber? Detesto gente que fica se auto-diagnosticando via internet, e não serei uma. Tenho uma médica, ela não é ruim, mas vive nesse "lugar comum" da mente holandesa que toda mulher que trabalha fora e tem um emprego de maior responsabilidade acaba trabalhando demais e daí o cansaço. Adoro meu trabalho! É cansativo? É! Mas saio da empresa mil vezes mais leve e contentinha do que eu saía da Bosch, não sei nem explicar como minha vida melhorou.

Mas então povo, é isso aí. Não quero gastar meus dias de férias entrando e saindo de hospital e laboratório, mas que tô de saco cheio de viver me arrastando, ah isso tô.

Alguém aí tem um vidro de Biotônico Fontoura?

18 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dri!!!
Vá a um consultório e peça ao médico um exame completo, não demora muito não, acho que uma semana!!
Boa sorte,
Abçs.
Lilian

Anônimo disse...

É verdade, qualquer clínico geral faz isso rapidinho, a consulta não dura nem 10 minutos, e ao menos vai te dar sossego. Os resultados desses exames no Brasil agora saem pela Internet, ao menos no laboratório que faço é assim. Se for só exame, qualquer médico faz, não precisa ser o bam bam.
Mas cá entre nós, só de ler a lista de coisas que você tem na cabeça no meomento, já me deu cansaço...eu creio que a solução é desacelerar mesmo! Mas faça o exame, just in case. Ter hospital bom por aí não quer dizer nada, você não quer ficar doente para começo de conversa, não? Abs,

Holandesa disse...

Dri,
Toda vez que vou ao Brasil faço exame completo, de dentro pra fora, de baixo pra cima!
Vc pode ter seguro aqui e o melhor hospital, mas ninguém, NINGUÉM faz exame de prevenção e controle nessa terra! Acham desperdício! E por mais que vc pague uma facada de seguro, o médico de casa ainda faz nhenhe quando vc pede pra fazer um check-up!
Meu dilema é que com saúde não se brinca, já o resto tudo se resolve!
E tem mais, vc pode declarar os gastos do exames do Brasil aqui! Os custos deles são beeeem mais baixos do que se vc fizesse na Holanda.
O que que adianta vc pagar um seguro caríssimo aqui e não fazer uso dele?...

Ana disse...

Dri, nao sei se vc está acima do peso, se for o caso, isso e má alimentação deixa a gente cansada. A segunda hipótese é a falta de luz com a chegada do outono somada ao estresse da casa. Mas se der pra ir no médico, why not ? Beijocas e se cuida.

Anônimo disse...

Ainda por cima o seguro da Holanda cobre gastos feito no Brasil. Declaro todo ano e recebo boa parte do dinheiro de volta.

Anônimo disse...

Muito interessante esse artigo:
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/604/

beijos

Anônimo disse...

Dri, também sempre fiz check up geral toda vez que vinha ao Brasil.Na última vez até meu marido fez e TODOS os gastos com consultas, exames e remédios foram reembolsados 100%. Já descobri muita coisa aqui que os médicos holandeses nunca descobriram e porque eu tinha os simtomas não sosseguei. Pede a sua mÃe para marcar antes e tire um dia só das férias prá isso. O meu laboratório também dá os resultados pela a net... e quanto a médicos bons ou não, é só perguntar a sua mãe, amigas daqui que elas indicam. Ou tente ir nos que vc já ia pois muitos podem ainda estarem na ativa. Beijos, Marina

Anônimo disse...

Olá!!
Pelos sintomas acho que uma suplementação d complexo B nas quantidades corretas de cada vitamina isoladamente podem fazer a diferença. Antioxidantes também podem ajudar a dar mais disposição e ainda ajuda a não envelhecer...
Porque não procura uma boa nutricionista também, quem sabe ela t ajuda!
Bjs!
Kenia

Anônimo disse...

Dri,
Eu sempre venho aqui mas nunca comento... mas hoje será diferente :)
Sempre que ia ao Brasil de férias ia ao médico para fazer aquele check up... mas nâo faco mais. Se perde muito tempo indo a consultório médico, já que lá nem médico é pontual. Da vez passada, nâo tive opocâo e tive de ir... passei uma tarde inteira no consultório e gastei uma nota.
Brasil é só férias mesmo. Aqui eu vou a minha médica e antes de ela me mandar voltar para casa e descansar, só saio de lá com um receituário de exame completo.
Vai de novo a médica e aumenta sua queixa quanto ao cansaco... e boa sorte.

Anônimo disse...

Esse negócio de médico chegar atrasado acontece no Brasil com certeza, mas na Holanda também. Menos é verdade, porque muitas vezes em vez de examinar o paciente ele manda você pra casa tomar paracetamol. Agora tenta marcar um exame de coraçao aqui. Vai demorar uns 2 meses. No Brasil, dependendo da cidade, você consegue no mesmo dia.

Cristiani Trentin disse...

Eu tb estava me sentindo cansada demais, dormia no minimo 8h por noite, nao trabalhava e ja acordava cansada... Quando fui pro Brasil agora em agosto fiz um check up e estou com hipotireoidismo, depois pesquisei sobre a doença na internet e tinha varios dos sintomas, cansaço e falta de energia, e até depressao sao alguns dos sintomas da doença, alem de ser doença que muitas mulheres tem. Eu faria com certeza os exames no Brasil, sem querer cair no cliche, mas saude é tudo!

Doll Kinha disse...

Eu tenho uma amiga que teve esses mesmos sintomas, e ela estava com problema na tireoide, não me lembro se hipo ou hiper. Não espere mais não, se não der pra fazer aqui, tira uns 2 dias pra fazer nas ferias no Brasil, com saúde não se brinca.
Abraço

Anônimo disse...

Eu me sentia exatamente igual, sem ânimo para NADA...minha dica é: matricule-se numa academia, faça esporte ao ar livre se vc nao gosta de estar num lugar fechado Hoje em dia sou outra, me sinto super disposta.
Beijos

Marcia disse...

Vc já fez os exames de T3, T4 e TSH? Pode ser hipotireoidismo. Não custa checar se os índices estão dentro do padrão. Boa sorte!

Anônimo disse...

A dica das colegas sobre o hipotireoidismo procede.
Vá na sua huisarts e faça o exame aqui.
Esta provado cientificamente que screening ou check up só tem fundamento para POUCAS doenças e fazer exames laboratoriais sem ter um hipótese clínica bem formulada é jogar dinheiro fora e dar ao freguês (porque o cara aí é tratado como freguês, e não como paciente) a ilusão de que ele passou no APK anual...
Não perca tempo com médico no Brasil. Se o exame de função tireoidiana der normal, peça a sua huisarts um encaminhamento para um internist (clínico geral).
Aproveito esse comentário para repetir esse meu constante esclarecimento: médico de família (huisarts) é uma coisa e clínico geral (internist) é OUTRA COISA.
Ah, a dica da academia tb é boa.
E minha dica de sempre: faça YOGA.

Anônimo disse...

Tive isso fiquei exausta e engordava a toa. Hipotireoidismo. Peca ao medico um exame de sangue para dosar os hormonios da tireoide. como na Holanda tudo eh dificil em relacao a medicos diga que sua familia tem problemas na tireoide (mae, irmas, etc)
boa sorte!

Anônimo disse...

Perder tempo é ir pra um médico que nem te examinar examina,como os huisarts daqui. Se o huisarts não consegue formular um diagnóstico bem formulado, pra que ir ao huisarts. No Brasil você não precisa de requisiçao para a ir a um especialista. Hoje estive no médico, esperei 30 minutos para ser atendida. Reclamei que fazia 6 semanas que estou doente e até agora não fui examinada. Já havia estado 3 vezes. Pra minha surpresa nao me examinou de novo. Ainda me disse que ouve essa reclamaçao frequentemente!!!!Pelo menos passou um corticóide, eu acho que vou perguntar ao meu otorrino no Brasil se o que eu tenho é bronquite alérgica. Porque aqui posso esquecer.Sabe o que o médico disse: muitos pacientes reclamam da demora dos tratamentos: exames, diagnósticos , terapia. Abram o olho

Anônimo disse...

Dri, estou no Brasil e resolvi fazer um check up aqui pq na França a situação com os médicos é bem parecida com a Holanda.
Minha mãe descobriu um convenio chamado Viva Bem (VB saúde), que não tem mensalidade nenhuma, vc pode chegar e fazer a carteirinha e a vantagem dele é que vc vai ao médico e paga menos da metade do preço particular. Tem bons médicos e laboratórios no ABC e está começando a abranger SP tb.
Pra vc ter uma idéia, eu e namorado fizemos exames de sangue, endoscopia e ultra-som e no total não chegamos a 500 reais cada. Valeu muito a pena!!

Se vc tiver interesse, me dá um toque que eu te passo o contato!
Bjos