sexta-feira, outubro 17

Post de ontem, hoje

Hoje comecei mal meu dia. A esfriada repentina me trouxe um princípio de sinusite, e acordei com a cabeça latejando. Antes de sair de casa, tomei meu comprimido de Centrum ( que é enorme ), e ao chegar na empresa, com a dor de cabeça ainda pior, tomei duas aspirinas. Tudo difícil de digerir, no meu estomaguinho costurado, tentei comer um pedaço de pão por cima, ferrou, entalei. Nunca tinha entalado tão horrivelmente quanto dessa vez, nem água descia. Poupar-vos-ei dos detalhes tristes dessa história até o desentale, mas só agora, quase 3 da tarde, morrendo de sede e faminta, consegui tomar um copinho de chá com uns biscoitinhos de criança.

Claro que minha mente doidona já pensou num novo regime, o regime do entale. Um centrum, duas aspirinas, meia fatia de pão com margarina light, e a próxima refeição só no jantar, se você tiver desentalado até lá. Sou mesmo louca!

Daí eu lembrei da história. Assim que eu comecei a trabalhar aqui, uma senhora de algum departamento aqui por perto se suicidou. Me arrepia toda essas histórias de suicídio. Dizem meus colegas que ela sofreu um acidente de carro onde o marido morreu e ela teve traumatismo craniano. Em decorrência do acidente, ela perdeu o olfato e o paladar. Já imaginaram gente, não sentir cheiro de nada, nem gosto de nada? E o perigo? Não sentir o cheiro do gás escapando, ou de alguma coisa queimando no fogão, não conseguir sentir o gosto de algum alimento estragado… Mas o pior é mesmo viver para sempre sem sentir seus sabores favoritos, ou sentir o cheiro da sua flor predileta. É cruel demais.

Sei que a falta de olfato e paladar é melhor que a morte, mas pelo que dizem, ela já tinha certa tendência à depressão, e com essa barra toda, morte do marido, adaptação à vida sem cheiro e sem gosto, que ela não aguentou.

Se há doença que eu acho tinhosa de se diagnosticar é a depressão. Como separar a depressão física, ou a depressão profunda, essa que pode levar o sujeito à uma loucura dessas, das simples tristezas e mazelas do dia-a-dia?

Aos 18 anos o término de um namoro me levou a um PS pedindo "alguma coisa que me faça parar de pensar". Eu estava tão arrasada, tão triste, tão deprimida, tão sem saber o que fazer, e a cabeça maquinando o tempo todo, que eu precisava de um tempo de sossego pro negócio acalmar na cachola. Minha mãe me levou ao PS e tudo que eu disse foi isso: por favor, me faça parar de pensar no ocorrido, senão eu vou enlouquecer. A terapia indicada no momento foi um leve antidepressivo e remédio para dormir. Eu dormi 20 horas por dia por uma semana. Uma hora acordei, toda desmazelada, respirei fundo, e disse "óquei, a idéia assentou, entrou na cachola, cansei de morrer em vida, bola pra frente, que ande a fila!". Até hoje agradeço a esse médico que não pensou: "bobeira de adolescente, logo passa" e me receitou um paracetamol - no Brasil é Doril, né?

Minha mãe me conta que enquanto eu estava lá falando com o médico, ela conversou com a enfermeira de plantão, explicou meu "causo", e a enfermeira disse que a melhor coisa que ela fez foi me trazer ao PS, e que na semana anterior uma moça havia pulado do último andar do prédio em frente do hospital exatamente pelo mesmo motivo, que deu tempo ainda de socorrê-la, mas que ela morreu na mão daquele médico que estava me tratando. Será que foi por isso que ele foi tão legal comigo? Sei lá, se foi, abençoada moça, abençoado médico

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Dri, que papo deprê!!!
Eu já tive depressão, e sei que é terrível...
Espero que seu fim de semana seja ótimo.
Beijos

Anônimo disse...

Dri... ik ook! Hoje em dia tenho dias chatos, principalmente com os dias cinzas q temos aqui, mas trabalhar me ajuda muito pois tenho motivo p tirar o pijama e botar o terninho c salto alto, ver gente e conversar... Enfim... Mas qdo eu tinha 18, 19 tambem tive uma crise seria. O pior e q nesta idade vc nao sabe o q ta rolando... tomei antidepressivo, engordei... credo!!!! Mas sao fases... Hoje em dia, estamos muito mais maduras e conseguimos enxergar o outro lado e rodar a baiana... E nada como um salto, um bom perfume p levantar meu astral!
bom findi,
Silvia, alkmaar

Anônimo disse...

Meu pai também teve um acidente e ficou pra mais de anos sem paladar e sem olfato devido ao traumatismo que sofreu. Enfim foi um período super barra pq ele ficou muito tempo em tratamento e fisioterapia, mas está bem agora. Depressão é coisa séria!

Anônimo disse...

Não, Doril é feito de aspirina ( ácido acetil - sei lá o quê) e cafeína, aliás aqui também vendem essa mistura, que provavelmente é a coisa mais forte que existe pra dor de cabeça, hehehe!
Mas enfim, imagino que perder olfato e paladar seja horrível, mas não consigo imaginar algo pior do que perder a visão ou a audição, e mesmo assim as pessoas querem viver...ela é que não quis mais, uma pena.