segunda-feira, outubro 27

Viraodisco

Sábado vi uma matéria na CNN sobre o cinema brasileiro. Eles mostraram vários filmes recentes, inclusive o 174 alguma coisa, que está concorrendo ao Oscar de filme estrangeiro. TODOS os filmes mostrados se passam no RJ, todos nas favelas ( apesar do 174 ser dentro de um ônibus ). Falam das favelas controladas pelos traficantes, da polícia corrupta, dos tiroteios, de como até os cineastas tiveram que fazer acordo com os traficantes, sinceramente, um horror.

A única parte que não fala da violência, fala dos bailes funk, e mostram os Mc's da vida e suas mulheres fruta, e o segmento só vem a reforçar a impressão de que no Brasil somos todos pobres, super-sexuados, incultos.

Aí eu pergunto: essa imagem que o cinema brasileiro mostra no estrangeiro ajuda a quem? Só mesmo aos cineastas que enchem os burros de grana com esses filmes que vendem no exterior. Ou então a sei lá que ministro da cultura que enche a boca pra falar que nunca se produziu tanto no cinema nacional. Porque de resto, só prejudica e muito, muito muito mesmo, a imagem do Brasil e dos brasileiros.

Nos negócios, fica todo investidor com medo. Não irei longe, tenho um colega que está começando negócios com uma empresa de Joinville - SC, ele viu Cidade de Deus e ficou apavorado, veio me perguntar se o Brasil era todo daquele jeito, se era seguro investir milhões numa empresa que tem que operar num esquema daqueles, e que ele não iria fazer viagens de negócios ao Brasil. Tive que explicar, com muita dificuldade, que focinho de porco não é tomada.

É prejudicial ao turismo, afinal quem quer ser sequestrado dentro de ônibus? A Thompson, maior agência de turismo inglesa, confirmou esse mês que cancelou a Bahia da lista de destinos oferecidos, e está reconsiderando outros roteiros, devido à baixa procura. Destinos como Fortaleza e Natal, paraíso da gringaiada caçando "namorada" também estão ameaçados. Preciso dizer mais? Sem operadora que organize pacote turistico completo, o turismo internacional no Brasil vai cair muito, gringo gosta de pacote turístico, não de turismo independente.

É terrível para os brasileiros vivendo no exterior, só prejudica a imagem profissional de todos nós, sem falar que nós mulheres temos que viver com o preconceito de que somos todas "mulheres melancias" ou sei lá que fruta é a mulher da hora.

Revoltante, revoltante, revoltante. Central do Brasil mostrou a pobreza, mas pelo menos de uma forma mais poética, e mostra o brasileiro humilde porém "quase honesto". Quando é que esses cineastas vão parar de ser oportunistas e vão mostrar que também conseguem fazer cinema sem apelar para o batido tema "em uma favela do Rio"? Viraodisco aê, meu.

E pegando carona na bronca acima...

Vocês já notaram que eu tenho o dom de conhecer solteiros carentes, e que vêm meio que "choramingar" sua solidão pra mim. Estou começando a achar que é meio que uma indireta para eu apresentar uma eventual amiga brasileira. Whatever...

No sábado eu fui na loja pegar o "banheirista" pra medir meu box, já que minha casa fica numa rua que ainda não existe em mapa nenhum. Nosso "banheirista" é sócio da loja. Ele estava me contando que há 7 anos ele se separou ( ele deve ter uns 40 anos ), e que ele estava bem chateado, deprimido, e um amigo o convidou para ir passar uma semana em Fortaleza. Porque será, hein? Então... Segundo ele, o amigo vai sempre para Fortaleza e disse que lá se curam todas as dores de amor. Segundo o banheirista, sem detalhar as razões, aquela foi a melhor semana da vida dele. Porque será, hein? (2)

E para completar...

Hoje estive numa reunião com um fornecedor que acabou de chegar do Brasil. Ele disse que gostou muito da viagem, que fez muitas compras, mas me perguntou uma coisa muito interessante:

- Adriaaaana, o que me incomodou é que eu vi tanta gente pobre e crianças pedindo comida no semáforo, enquanto tantos outros comem até passar mal no rodízio. Como é que vocês brasileiros conseguem conviver com essa situação, não dá indigestão no rodízio?

É, gringo, boa pergunta...

30 comentários:

Ana disse...

Eu acho que esses filmes vendem horrores e é essa a imagem do Brasil que vende bem, se nao vendesse nao iam continuar fazendo esse estilo de filme, essa imagem de violência existe desde antes do cinema e do radio existir. Nao acho que o numero de turistas pro Brasil estah em diminuiçao (teria que ver os numeros) e mesmo se fosse o caso, as causas nao devem ser ligadas aos temas tratados pelo cinema nacional. Eu acho que o gringo tem direito a se divertir em Fortaleza seja ele casado com brasileira branca de classe média alta ou remediada... ou com pobre, afro-brasileira, prostituta, faxineira, garçonete, arrumadeira, por que soh as que se casaram podem tirar proveito das benesses da conta bancaria do gringo endinheirado ? deixa as moças da vida também aproveitarem, desde que sejam adultas e bem pagas em troca de trabalho honesto, nao vejo nenhum problema. Beijocas.

Adriana disse...

Ana, minha irritação não é com o gringo casado com quem quer que seja, minha irritação é com o gringo que só vai ao Brasil para fazer turismo sexual e volta fazendo propaganda, é o marketing boca-a-boca das "facilidades" sexuais da mulher brasileira. Aí neguinho olha pra mim, e acha que foi assim que meu marido me achou, e isso eu não gosto! Bjs, Dri

Anônimo disse...

como se ser negro denigre a imagem de alguém ou de algum país,pessoas que pensam assim,so podem ser incultas,ignorantes como você demonstra ser.Quanto preconceito até concordo com a visão que este tipo de filme deve causar lá fora,mas não compare ser "negro"com pessoas ignorantes,incultas e passar uma pessima visão do país.Você fala tanto de brasileiras que se casaram com estrangeiros até parece que vc não se casou com um.Por que será hein?Pimenta nos olhos dos outros é refresco!

Carlinha Salgueiro disse...

Fico mil anos sem vir aqui, nunca virei sua amiga de blog, mas é um dos locais que quando eu caio eu perco muitos minutos lendo (sim eu leio rápido, senão seriam horas).
Hoje vou falar o que penso de você. Eu adoro e me identifico - mesmo que você odeie ser identificada com uma brasileira desconhecida que vem ler teu blog.
Acho que você consegue escrever muita coisa que eu ensebaria e não conseguiria transcrever de forma coerente e que outro leria e depois não entenderia bulhufas.
Tenho 31 anos e também não tenho filhos. Não sei se seria capaz de largar a vida para parir e depois me recolocar no mercado de trabalho - ja até sugeri ao meu namorado que namorou uma holandesa e viajou pelo mundo com ela - que talvez se ficasse muito tarde que seria melhor pegar um filho pronto em algum orfanato por aí.
Amo gatos, embora meus dois tenham morrido este ano. E gastei horrores com a ultima de tanto dinheiro empenhado mesmo sabendo que ela poderia morrer, e faria novamente, até inalador comprei pra minha finada catarrentinha.
Concordo que andar de carro semi novo (ou velho mesmo que é o meu caso) mas "quitado" é melhor do que fazer divida com o carrão do ano pagando de gatinha e não ter uma casa.
Adoro quando você destila as verdades contra as pessoas que não quiseram saber de estudar.
Puxa vida, eu no Brasil, ganhando um pouco acima da média da familia média brasileira como engenheira sou taxada de sortuda, mas a maioria de minhas amigas não quiseram pegar trem às cinco da manhã para o trabalho (na área escolhida e começando a ganhar pouco para ter experiência) e encarar uma faculdade a noite, depois reclama que hoje ganha pouco como vendedora de loja e antes ganhava mais do que na mesma profissão quando eu era "estágiaria" de construção civil - uma semi peão de obra.
E acho que você tem todo o direito de reclamar de fazer de viagem de pobre, que pode ser chique pra muitos, muitos que merecem reclamar, porque não correram atrás.
Te admiro viu? E, mais uma observação, lobo em pele de cordeiro é o pior, e acho que gente assim nunca aprende que quanto mais cultiva a nuvem negra da inveja e da lamuria mais vai ficar na miséria...
E leio teu blog, porque um dia deu a curiosidade, morro de vontade de conhecer a Holanda, mesmo sabendo que meu atual namorado e se Deus quiser futuro marido namorou uma holandesa legítima (v@c@) que abandonou ele qdo a grana da viagem ao mundo acabou...
Beijinhos e até uma próxima intromissão minha.
E sobre o cansaço, sou brasileira e adoro dar pitaco, todo brasileiro se acha médico, conselheiro, juiz, louco, acredito ser stress, que leva a apatia sim, até as coisas mais legais (como fazer compras perdem a graça). Aproveite as férias, dizem por aí que stress leva a depressão (disconjuro não é praga) só mais um pitaco mesmo.

Anônimo disse...

Tem gente na holanda que só não passa fome porque come produtos vencidos doados por empresas. Os holandeses não só não tem indigestão como 'ignoram' , fingem não saber que a fome existe na Holanda tb. O governo holandês investe cerca de 900 euros (subsídio) por ano em cada vaca que aqui vive afim de viabilizar a agropecuária no país. Esse dinheiro nao podia ser usado pra ajudar pessoas famintas na África? Não vejo os holandeses preocupados com isso

Anônimo disse...

Para os que não sabem:

Factor
Honger in Holland.
Beoordeel deze aflevering:

Afl.: Honger in Holland. De armoede in Nederland neemt toe. Meer dan 1,5 miljoen mensen leven op of onder de armoedegrens. De financiële nood van de armen is door het beleid van het afgelopen jaar groter geworden. Dit komt onder meer door verlaging van de huursubsidie, verhoging van de onderwijskosten, verkleining van het ziekenfondspakket en het wegvallen van automatische extraatjes van de gemeente.

Naar website IKON

Ana disse...

mas Dri eu entendi a sua irritaçao, e o que eu digo é exatamente o contrario, se gringo pode casar e ir se divertir nas férias no Brasil, gringo solteiro pode ir se divertir também, desde que pague bem pelos serviços e que as meninas escolhidas sejam adultas... Eu acho que a comparaçao ficou por sua conta, é um pouco como aquela historia de blogagem pra melhorar a imagem da mulher brasileira...sei lah quem nao deve nao teme, e pelo jeito quem tah com problema é a mulher holandesa, nao a brasileira...beijocas.

Anônimo disse...

Pois e' Adriana, tudo o que vc escreveu nesse post faz muito sentido, principalmente quando vc abre seu email e se depara com emails da ala "vamos levantar a moral do cidadao" (que sempre sao assinados pelo Jabor ou por algum gringo com PHD em pais pobre - coincidencia ne?). E o brasileiro, que tem um prazer muito estranho em ser enganado nao so acredita no email da "antropologa holandesa" como ainda tem coragem de repassar a mensagem.
Voltei do Brasil ha uma semana e meu namorado foi de ferias comigo, sabe o que a mae dele falou quando ele chegou na Holanda? "Por favor promete que vc NUNCA mais vai voltar la, eu fiquei duas semanas com o coracao na mao de tanta preocupacao". E ela me tem como filha.

Anônimo disse...

Ana, nao é tao simples assim. Eu também, como a Dri, nao devo nada a ninguém, mas mesmo assim tenho que passar a vida provando que eu nao fui "pescada" numa praia do Rio. So' pra voce ter uma idéia, quando falo no telefone com algum funcionario publico ele começa usando o pronome de cortesia. Como eu nao tenho sotaque quando falo italiano, so' percebe que eu sou estrangeira quando dou meus dados pessoais. E ai' aparece na tela dele que sou brasileira, e o que acontece? Muda IMEDIATAMENTE pro pronome impessoal. I-M-E-D-I-A-T-A-M-E-N-T-E. Ja' fiz esse teste mil vezes, acontece SEMPRE.

Outra coisa: até hoje, quando sou apresentada a alguém, a primeirissima coisa que me perguntam é se conheci meu marido no Brasil. Alguns até se adiantam e perguntam se foi "numa praia no Brasil".

"Quem nao deve, nao teme" é o caralho, pardon my French.

**

Anonymous, querido/a... Infelizmente a historia nao foi muito boazinha com os negros e hoje em dia eles correspondem, SIM SENHOR, às parcelas mais pobres e ignorantes da populaçao, em varios paises. Ninguém disse que é culpa deles nem que é uma coisa legal, mas estatisticamente a verdade é essa, e negar é uma idiotice. E se voce ainda nao entendeu que a Dri é tudo na vida menos piranha caça-gringo, querido/a, so' lamento. Ce nao entendeu coisa nenhuma mesmo.

Anônimo disse...

O preconceito é tão imenso nesse país que até mesmo os estrangeiros, que deveriam tentar mudar esse quadro, deixam-se influenciar pela fábula de que tudo aqui é melhor; por favor não sejamos alienados. Apesar de todo o dinheiro, muito desse acumulado durante o período das Índias Ocidentais ( nas costas de países como o Brasil) não são capazes de solucionar os problemas. Eu nunca vi tanta gente deprimida e de mal com a vida como aqui. Não é na Europa a maior taxa de suicídios do mundo? E quanto a segurança: não é a Holanda que vive veiculando reclames sobre combate ao terrorismo? Não é na Holanda que a polícia não dá conta dos casos de pedofilia que faz vítimas na Rússia, Tailândia, Brasil? Não é na Holanda que se vê corrupçaeo dentro do Ministerio de Relaçoes Exteriores? Principe recebendo propina para comprar aviao? Ah, me poupem. A Holanda é 200 vezes menor que o Brasil e tem problemas x vezes menores do que o Brasil. No entanto, são as pessoas aqui x vezes mais felizes? A pior coisa é a pessoa que renega aquilo o que é

Ana disse...

Sabe o que eu acho Leticia ? Eu acho que o disco que já arranhou e cansou é esse de colocar a culpa do turismo sexual, e da imagem brasileira na Europa (convenhamos eu moro fora do Brasil ha quase dez anos e sou casada com marido "estrangeiro") e nunca ouvi insinuaçoes desse tipo.

Esse estereotipo nao vai mudar, por causa de filme de Walter Salles ou Joaosinho Trinta é soh isso que eu quis salientar. Ah e se neguinho é burro o suficiente pra achar que Cidade de Deus é realidade, I am sorry. Eu vi alunos me perguntarem sobre isso, mas vi alunos que fizeram trabalho final sobre o filme e ficaram excelentes.

Vamos combinar que cada vez mais existe um numero assombroso de casamentos "inter-culturais" ou "inter-continentais", nao se trata mais de um fenômeno individual e eu acho engraçado como todas as brasileiras donas de blog e de boa familia insistem taaaaaaaaaaaaaanto em mostrar como a historia delas é diferente das outras.

Enfim, pra resumir, eu quero dizer que se as pessoas quiserem pensar que seu marido te achou numa praia, numa discoteca, ou na internet, você nao pode nada contra isso. Os casos sao inumeros , se eu entrevistar 300 brasileiras cada uma vai me contar uma historia UNICA, MAGICA, FANTASTICA. Uma namorou 1 mês, outra 3 meses, outra conheceu no ICQ, outra no MIRC, outra no MSN, outra viajou pra espairecer nas Zoropa e achou o marido, outra o marido veio visitar...

Qto ao fato de filmes mostrarem pobreza, afro-brasileiros e violência anda repetitivo realmente é o caso, mas as novelas brasileiras mostram soh gente branca e rica ha décadas, quando metade da populaçao é afro-descendente (e isso inclui muita gente que se acha branca e que nao toma sol pra nao escurecer mais.

Beijocas.

Anônimo disse...

Ontem recebi um e-mail da filha de uma amiga holandesa e sabe o que ela me perguntou? Se aqui no Brasil há animais selvagens pelas ruas, pode????
Eles ainda pensam que aqui é uma mata selvagem, cheia de índios canibais...
É a imagem do Brasil mundo fora....

Bjs

Anônimo disse...

Nao estou a fim de me meter neste bla,bla,bla de sempre....

Adriana, Nao consegui achar o seu Post a respeito das férias e Natal RN.
Vc poderia me dar umas dicas. O que vc achou ?

Agradeco e um abraco, Carol

Anônimo disse...

Ana, se voce nunca sofreu esse tipo de preconceito, sorte sua. Pode ser que a Italia seja realmente muito pior do que onde voce mora, mas como ja' ouvi coisas parecidas de brasileiras que moram espalhadas pelo mundo, creio que a exceçao seja voce.

Nos brasileiras de boa familia e donas de blog insistimos taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanto em mostrar que nao fomos pescadas na praia simplesmente porque NAO FOMOS PESCADAS NA PRAIA. Eu nao sei voce, mas eu nao gosto de ser confundida com coisas que nao sou. Entre uma piranha caça-gringo e pessoas como eu, a Dri, a Mary da Suécia e tantas outras ha' uma diferença GIGANTE, IMENSA, INACREDITAVELMENTE GRANDE, INTERGALACTICA, e eu nao quero, nao quero, nao quero, nao quero e tenho o direito de nao querer ser confundida com rameiras que encaram alemaes sem dentes e italianos velhos putanheiros pra melhorar de vida. Entendo os motivos delas, nosso pais é cruel mesmo e a ocasiao faz o ladrao, nao é mesmo, mas o fato é que CONOSCO NAO ACONTECEU ASSIM, e NAO QUEREMOS QUE FIQUEM ACHANDO O CONTRARIO. Porque o tratamento que voce recebe normalmente vai de acordo com o tipo de pessoa que voce é e com o seu background, é inevitavel. Eu nao sou da mesma laia das piranhas caça-gringo, e nao quero ser confundida com elas, e nao vejo nada de errado nisso. Cada qual no seu quadrado, nao é verdade. Ou, se voce preferir, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

A "culpa" desse tratamento generalizado que nos dao no exterior nao é de filmes como o Cidade de Deus, mas dos nossos governos de merda que impedem que o povao tenha uma vida decente. Porque quem tem uma vida decente nao se vende pra alemao desdentado, nao é mesmo. O que os filmes fazem é mostrar a realidade de grande parte do pais, e voce tem razao quanto às novelas, que mostram uma parcela minuscula da populaçao. Eu acho que o que a Dri quis dizer foi que apesar de filmes como 174 e Tropa de Elite mostrarem a realidade de GRANDE PARTE da populaçao, existe uma outra parte do pais que é primeiro mundo mesmo, e que também poderia ser mostrada e apresentada ao resto do mundo. Pode ser a realidade de poucas pessoas, mas existe. O Brasil é um pais estranho, complicado e dificil de entender, mas se voce so' ficar mostrando a mesma faceta over and over, o resto do planeta vai ficar achando que é so' aquilo mesmo, quando na verdade tem muita coisa boa e interessante rolando. E' so' isso.

Anônimo disse...

Olha, eu moro na Holanda e aqui já ouvi não só insinuaçoes mas afirmaçoes de que mulheres estrangeiras são muitas vezes tratadas como objeto(palavras de um médico). Porque isso, gente? Porque muitas vezes os holandeses casam com ex-prostitutas que conheceram na praia, local de trabalho de muitas delas no Brasil. O que muitos nao entendem é que prostituta no brasil nao fica atrás de vitrine, o brasil é muito quente pra isso. Se eles acham tao maravilhoso casar com uma prostituta porque nao dao uma olhadinha primeiro na bairro vermelho de Amsterdam? Porque nao se rebaixariam a isso, imagine casar com uma prostituta holandesa?, já a ex profissional brasileira nao é conhecida aqui, a nao ser que pise no tomate depois de casada. Essa mulher muitas vezes por nao ter tido oportunidades na vida nao consegue ser independente aqui, por isso os homens mandam e desmandam. O problema é que, a banda podre, as que traem os maridos ou se separam por outro motivo qualquer sao achincalhadas pelas vítima:s pobres maridos holandeses, que nunca tem culpa de nada, coitados. E as estrangeiras como um todo pagam o pato. Isso é preconceito e eu vou por uma simples questao de principios sempre combater isso, porque é feio.

Anônimo disse...

Cada um é responsável pelo aquilo que faz. Se um estrangeiro viaja e comete o crime de pedofilia em outro país, é óbvio que a culpa é do estrangeiro pois um menor de idade nao tem responsabilidade civil. Eu nao sei vocês mas eu procuro passar pela minha vida como alguém informada e não ignorante e preconceituosa julgando as pessoas pela sua nacionalidade, cor , religiao... Então porque eu permitiria que os meus vizinhos, conhecidos , colegas continuem com o mesmo pensamento tacanha sem falar na cara deles que eles nao tem a minima ideia daquilo do que eles estao falando? Os holandese se encaram tao tolerantes entao porque tanta discriminacao e preconceito? Eu é que nao vou calar a minha boca pra amaciar o ego de pessoas que acham ,e apenas isso, que conhecem o mundo

Anônimo disse...

Estou adorando!!

:x

Mônica Peres

"Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado ...."

Anônimo disse...

quem nao deve nao teme,pra quer ficar justificando onde econtrou o marido ou deixou de encontrar,cada um sabe de si.E vc nem de longe parece o tipo "brasileira exportação",é muinto feia para isso,então relaxa meu bem!

Anônimo disse...

Essa estória de que: "quem não deve não teme" seria válida se o mundo fosse justo e as pessoas não errassem. Vocês já ouviram falar de calúnia, injúria, difamação? Se alguém teme ou deixa de temer não tem influência sobre o fato de ser discriminada ou não, entendeu? Quando um holandês é traído por uma conterrânea, ninguém diz: essas holandesas são sempre assim. Mas se uma estrangeira trai ou apenas se separa do marido então sao todas aproveitadoras, entendeu? O sentimento nao é medo e sim indignaçao tanto com pessoas que sao preconceituosas quanto com as que dizem nao haver preconceito e discriminaçao ou que nada fazem pra mudar isso. Quando eu cheguei aqui conheci uma portuguesa que vivia aqui a 21 anos e dizia nao ser discriminada, 6 anos depois disse ela que ganhava menos que sua assistente. eu nao preciso de 27 anos pra entender que há sim e como muita discriminaçao. o pior cego é o que nao quer ver

Anônimo disse...

FYI, eu acho a "brasileira tipo exportação" FEIA PRA CACETE. Vulgar, feia, cafona. Vulgar, que pra mim é um dos piores defeitos que um ser humano pode ser. Acho Ó-TE-MO não me parecer com esse tipo de gente. Posso não ser uma beleza, posso ter cara de estrangeira, mas ninguém nunca soube dizer exatamente de onde eu sou, em lugar nenhum. Não tenho cara de nada. Os árabes normalmente me reconhecem como "patrícia", mas também não sabem dizer exatamente de onde sou. Acho maravilhoso ter cara de cidadã do mundo. Mil vezes melhor do que ter bundão, beição e a vulgaridade da brasileira de exportação que você vê lotando os vôos da e pra Europa, e que me fazem morrer de vergonha do meu passaporte verdinho.

**

"Eu nao sei vocês mas eu procuro passar pela minha vida como alguém informada e não ignorante e preconceituosa julgando as pessoas pela sua nacionalidade, cor , religiao".

TODO MUNDO JULGA. Somos humanos. Isso é fato, ponto. Deixe de ser hipócrita.

**

"Então porque eu permitiria que os meus vizinhos, conhecidos , colegas continuem com o mesmo pensamento tacanha sem falar na cara deles que eles nao tem a minima ideia daquilo do que eles estao falando?"

Exatamente! Eles não sabem do que estão falando porque a única informação que têm sobre o Brasil são os relatos de viagem dos amigos a Fortaleza, as notícias sobre prostitutas e travestis brasileiros no exterior, essa enxurrada de filmes sobre o lado podre do Brasil. Eu e você sabemos que esse lado podre existe, e como!, mas também sabemos que nem pra todo mundo a vida é assim. O gringo não sabe, e infelizmente cabe a nós demonstrar. Quando eu digo que o segundo turno das eleições foi domingo e na segunda de manhã já se sabia o resultado, fica todo mundo de boca aberta. Mas como é possível? Quando eu explico que se vota usando maquininha, e já há alguns anos, fica todo mundo de queixo caído. Eu sinceramente preferiria não ter que explicar essas coisas, gostaria que todo mundo soubesse disso em vez de "saber" que no Brasil tem bunda, futebol e samba, e olhe lá.

**
Por que diabos as pessoas não assinam embaixo do que dizem ou escrevem? Depois da vulgaridade, uma das coisas que mais me irritam no mundo é a covardia.

Anônimo disse...

Eu falei: eu procuro passar a minha vida sem julgar, em outras palavras eu tento. Nao disse que nao julgo disse que tento por isso: Hipócrita é sua mae, você nao me conhece! Se você ofende, entao nao tem moral.
Também nao sou covarde, se fosse nao escreviria o que tantas pesssoas nao tem coragem de falar e muitas nem sabem escrever ou nao entendem.
Tento, procuro, entendeu pacamanca? viver minha vida com dignidade e nao com vergonha do que sou: passaporte brasileiro lindo verde e agora tb azul.Porque vou ter vergonha do meu passaporte se a maioria dos quase 200 milhoes sao dignos. PARA PRA PENSAR, PIOR DO QUE GRINGO PRECONCEITUOSO É BRASILEIRO COM PRECONCEITO SOBRE O BRASIL


Luana DRI TIRA A OPCAO ANONYMOUS PORQUE A PACA NAO GOSTA:)

Adriana disse...

Luana ( Anonymous ),

Só pude entrar no gerenciamento do blogger agora, quando cheguei em casa, e como concordo com a Pacamanca, acabei de mudar o comentário para openid. Só não apago os post anônimos porque fariam a discussão perder o nexo.

Anônimo aqui nunca mais!

Dri

Anônimo disse...

Se comentários anônimos nao sao desejados entao digam logo... Agora se existe a possibilidade e alguém faz uso, entao é absurdo chamar covardia. Apenas a título de esclarecimento aqui há várias pessoas escrevendo anonimamente. Vamos discutir articuladamente sem ofensas? Chamar de feia é muito baixo nível. Não tenho nada contra a pacamanca, mas se ofendeu sai de baixo. Quer saber quem eu sou pergunte, e principalmente leia bem antes de reagir porque jogo tudo de volta na cara

Luana

Marcia disse...

JÉSUIS!!! Eu fico sem aparecer um dia, e esse bafafá todo rola aqui! Não quero entrar direto no debate, que é assunto para dias e bem mais complicado do que parece, só quero dizer que não acho tudo que se mostra aqui sobre o Brasil negativo, ontem por exemplo teve o programa do Johnny de Mol ( herdeiro da Endemol), e ele AMOU o Rio. Detalhe, quase não mostraram favelas, só ele na praia, no Maracanã, em Paraty...só lamento que, de fato, não mostrem mais programas assim, ou mesmo sobre São Paulo, que não deve ser exótica o suficiente para o público daqui. Quanto aos filmes, eu gosto deles, e no Brasil são produzidos filmes sobre vários temas, mas os que acabam aqui ressaltam essa imagem de pobreza, fazer o quê.

Ana disse...

Leticia, eu acho que as ofensas contra brasileiras são mais comuns na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá nunca vi ninguém fazer referência a esses casos, até porque pra entrar nos dois países precisa de visto e comprovante de renda e coisa e tal, então a imigração da população que tá com dificuldade, vai pra Europa mesmo, até que as fronteiras comecem a fechar. Essa imagem negativa, deve rolar aqui nessas bandas em relação às mexicanas em algumas zonas dos EUA, no Canadá isso é bem mais raro, nunca ouvi dizer e não tem um grupo específico que seja mais visado.

Jogar pedra em mulher humilde seja ela caça gringo, prostituta ou faxineira, ou dona de casa não leva à nada. Aliás, eu tenho conhecimento de várias moças aí nos blogs que bradam aos quatro ventos que tinham tal diploma e que deixaram dois empregos e cujo histórico não me parece ser nada distante das trabalhadoras da orla.

Enfim, se alguém fizesse esse tipo de insinuação no exterior ou no Brasil, eu mandaria a pessoa se catar e suponho que você faça o mesmo, mas ficar tentando provar que focinho de porco nao é tomada me parece totalmente inutil, principalmente quando se lida com gente que tem pouca educaçao, ainda fico me impressionada como tem gente que se espanta que na Holanda ou no escambau as pessoas pensem que tem animais selvagens na rua...Come on, gente desinformada e inculta existe em tudo que é lugar, em vez de bradar aos quatro ventos o quao triste é essa situaçao, o melhor é 1) tentar entender porque uma velha holandesa pensa que tem cobra na rua no Brasil 2) quem sabe explicar um pouco pra pessoa o que é o Brasil, ainda mais na Holanda, pais do Eckhout, que produziu aquelas pinturas maravilhosas na época da invasao holandesa, com indias e africanas nuas... sei lá tem tantos vinculos antigos, que o Brasil deve ser algo bem especial na imaginação do holandês, e talvez as pessoas nem se dêem conta disso ...

Beijos Dri, me fui, porque 3 comentários num post é meu limite.

Anônimo disse...

Para se entrar na Holanda é necessário que um responsável apresente um comprovante de renda e tb pedir visto, senão pode sustentar a parceira então não é permitido a entrada da mesma. O foco da discussao aqui é a discriminação: a prostituiçao é legalizada na Holanda e pasmem respeitada, mas se for uma estrangeira que vive com um holandês entao é discriminada. Então o contrasenso: se a discriminaçao nao existe onde algumas pessoas moram entao como saber o que dizer e fazer?
Se a pessoa nao passa por isso como é que quer ensinar a missa ao vigário? Pessoa ignorante existe em todo lugar claro, óbvio, mas eu tenho mais problema com pessoas arrogantes. Eu poderia continuar discutindo mas estou indo amanhã para o Brasil, nem consigo dormir de ansiedade, porque Fernando de Noronha e Porto de Galinhas só existem no Brasil mesmo. Auto estima nao faz mal a ninguém e é preciso personalidade pra segurar a onda. Discussoes como essas fortalecem a gente. Na próxima vez fala pro gringo o quanto é ridículo pagar pra ter mulher. Seja alugada ou comprada, por que nos casos de adultos a responsabilidade é 50,50.

ane disse...

Eita isso aqui tá pegando fogo, deixar eu pegar uns baldes de água pra apagar as labaredas.
Blog só é bom quando é polêmico :P

Eu não me importo como, quando, onde, pq, de que maneira conheci meu holândes e nem como minhas compatriotas "feias, pobres.....etc, etc" conheceram, acho que se há boa intenção em ambas as partes e há amor de verdade, tudo é possível. Mas me envergonho sim se a brasileira for um p***, vulgar, interesseira, trambiqueira, aproveitadora e usurpadora, como já ouvi várias histórias que elas conquistam os holandeses, sugam até o último do que eles teêm e depois deixam eles literalmente na m****, até cadeia por causa de brasileira holândes já pegou. E que fique claro que não estou defendendo a raça holandesa.
O Brasil tem muita coisa bonita para ser mostrada, mas me refiro ao que ainda existe do meio ambiente. Não adianta querer provar por A+B que o Brasil não é só favela, se quase toda a população brasileira é favelada(pobre), não me orgulho de pertencer à um país onde a desigualdade social impera. Mas também não me orgulho de morar em um país onde a hipocrisia reina. É isso ai cada um tira suas próprias conclusões.

Dri agora tá difícil de postar, nem todo mundo vai saber como :P

Carlinha Salgueiro disse...

Aff, voltei aqui para ver se você tinha achado ruim do meu longo texto e vejo isto tudo!!
Vou dar uma de advogado do diabo agora.
"PIRANHISSE" é uma questão de índole e não de nacionalidade, que mania de achar isto da brasileira e generalizar.
Vou contar a história que só mencionei antes:

Meu namorado andando em SP conheceu uma holandesa que mochilava na América do Sul. Se apaixonou, deu abrigo para ela.
Vendeu tudo o que tinha, abandonou o emprego,trancou a faculdade e resolveu acompanha-la numa volta ao mundo.
Tudo muito válido, conheceram lugares maravilhosos e viram coisas maravilhosas: Galapagos, Taj Mahal, Subir o Himalaia, Escócia e etc.
Depois de dois anos, o dinheiro acabou e cada um foi para sua terra, claro, dar uma descansada e rever a família.
Acontece que ele estava apaixonado, fez um financiamento de uma passagem em trocentas prestações e foi para Holanda atrás da moça.
Sabe o que de LINDO ela fez para ele quando ele atravessou o oceano para matar as saudades?
NEM ABRIU A PORTA DE CASA. ELE FICOU UNS CINCO DIAS NO AEROPORTO ESPERANDO O DIA DE VOO PARA O BRASIL, SEM BANHO, SEM CAMA.
Depois o povo vem generalizar.
Sei que não é você Dri, e entendi bem o contexto do teu post.
Mas pelo que vi tem muito europeu aí que precisa saber que suas mulheres nao sao, generalizando, as que tem a alma mais nobre do mundo.

Ana disse...

é engraçado o povo pode chamar mulher de piranha caça gringo, veja bem nunca é o gringo caça piranha, e o problema é a "arrogância".

Entao soh pra deixar registrado aqui, a moça do comentario ali de cima sugere que quem nao passou por tal situaçao nao pode dar opiniao. Come on amiga, se cada um pudesse soh dar opiniao sobre aquilo que viu e viveu, nenhum tipo de conhecimento seria possivel, nem estudar o passado num curso de historia seria possivel jah que a pessoa nao viveu. Coerência e bom senso por favor.

Unknown disse...

Ref. a palavras da Paca Manca...

1)Porque o tratamento que voce recebe normalmente vai de acordo com o tipo de pessoa que voce é e com o seu background, é inevitavel. Eu nao sou da mesma laia das piranhas caça-gringo, e nao quero ser confundida com elas, e nao vejo nada de errado nisso.

2)Vulgar, que pra mim é um dos piores defeitos que um ser humano pode ser.

Análise:
1)Pessoa com conflito interior.

2)Obs.: Linguajar,escrita totalmente vulgar e nao reconhece nela própria tal coisa.
-----------------------------------

L.Kamp