quinta-feira, agosto 20

Como é morar em Eindhoven?


Eu ouço muito frequentemente que Eindhoven é a cidade mais feia da Holanda. Eu tenho que discordar, porque eu acho Rotterdam feíssima, com um povo feíssimo nas ruas, entretanto, Rotterdam tem tudo o que você puder imaginar em se tratando de lojas, restaurantes, bares, mercados, então apesar de feia, é prática.

E é aí que eu tenho que defender Eindhoven. Muito, muito frequentemente, o povo compara Eindhoven com Den Bosch, e sempre dizem que Den Bosch é mil vezes "melhor" que Eindhoven. Eu discordo, melhor não é, o centro é mesmo mais bonitinho, afinal é centro histórico, mas Eindhoven tem muito mais conveniências pra oferecer. Se eu fosse comparar, a cidade que sairia ganhando seria Breda, que tem centro histórico mais bonito que o de Den Bosch, tem todas as lojas e restaurantes que Eindhoven tem e mais, e de quebra fica moooito mais perto de grandes cidades como Rotterdam e Antuérpia.

Eindhoven é a cidade da Philips, cresceu ao redor da empresa. Temos vários escritórios dessa empresa, fábricas, estádio, deveriam ter mudado o nome para Philipslândia. Estamos numa área super verde do país, e nas nossas ciclovias temos as rotas indicadas para os passeios nas florestinhas ao redor da cidade. É muito comum nessa época do ano ver gente chegando na estação de trem com suas bikes, ou então ciclistas seguindo algum mapa de ciclovias. Num desses caminhos, passa-se pela estradinha que vai a Nuenen, e ali pode-se comprar morangos, aspargos, flores e plantas produzidos em cada uma das fazendinhas. Tem até fazendinha de criação de alce. Porque é que alguém cria alce eu não sei.

Eindhoven é uma cidade de gente jovem, temos uma universidade técnica bem conceituada, que tem fama aliás de ser o portão principal da Philips. Bom, Bart estudou lá e saiu direto da sala de estudo pra Philipona. Em frente à universidade tem a instalação de arte "flying pins", que todo mundo acha curiosa. Como na maioria das maiores cidades holandesas, Eindhoven tem um anel viário, e bem lá no miolinho fica o centro da cidade, que é uma zona de pedestres. Ali temos praticamente todas as lojas mais famosas da Holanda, e muita gente vem das cidades ao redor ( inclusive de Den Bosch ) para comprar em lojas com a Bijenkorf, V&D, Media Markt, BCC, e tantas outras. Ali também fica o cinema Pathé, com suas nove salas, e o novo e meu preferido, cinema Zien, com 5 salas e garçonete que vem te servir na sua cadeira. Temos ainda um multiplex para filmes "cult". Eindhoven em um ponto é uma cidade à parte na Holanda: temos 3 shopping centers! Já falei que na Holanda praticamente não existem shopping centers? Temos inclusive um grandão, que não fica no centro, o Woenselcentrum, que tem 4 ( !!!! ) supermercados, fora praticamente todas as lojas que temos no centro da cidade.

Holandeses têm fixação em móveis, lustres, decorações para a casa em geral, e em praticamente todas as cidades tem um "woonboulevard" ( impossível de traduzir, algo como boulevard de estar ) com essa lojas, mas em Eindhoven temos a minha loja favorita, que atrai gente até de Bélgica: o Ikea! Aos sábados é uma sucursal do inferno, mas como abre até as 9 todos os dias, voou bastante durante a semana.

Uma das maiores vantagens é que Eindhoven é uma cidade de acesso fácil para quem não tem carro, e dentro da cidade, vai-se a todos os lugares de ônibus, que são bons, frequentes, e confortáveis. Isso não só é uma comodidade a mais, como também valoriza bem o mercado imobiliário daqui.

Podem me chamar de preconceituosa, mas eu gosto de Eindhoven ser uma cidade normal tipicamente holandesa. Tem gente acha que tipicamente holandês é aquela cidadezinha do polder com gente usando tamanco, bah, faz-me rir. Amsterdam também é um mundo à parte, de tanto turista. E Rotterdam dá até medo, com tanta gente feia se esfalfando pelas ruas. Ah, pode me chamar de preconceituosa, tô pouco me lixando, mas aquele bando de cabo-verdiano, misturado com surinamense, com marroquino, andando na rua com os cabelos espalhafatosos, roupas estranhas, panças a mostra… Afe afe afe… Parece a Marechal Deodoro em SBC ( você tira a pessoa de São Bernardo, mas não tira São Bernardo da pessoa ). Aqui até os imigrantes ( re-lou, e eu sou o que? ) são mais normaizinhos, já que na maioria são imigrante patrocinados por empresas da região, logo, tem um nível sócio-cultural mais alto. Esnobe, eu? Não, realista, afinal quem é que não gosta de viver perto de gente bem educada?

Hoje está fazendo 32 graus, e muitos dos meu colegas estão combinando sair mais cedo amanhã, caso o bom tempo continue, e ir ao aqua-best, um parque ao redor de um lago, onde o povo toma sol, nada, faz esportes aquáticos. Acho que vou até dar o ar da graça.

Mas é isso, I ( coraçãozinho ) Eindhoven.

Algumas foteeenhas:


http://www.eindhoven.nl/web/show/id=418938/contentid=28106

http://www.heuvelgalerie.nl/


19 comentários:

Holandesa disse...

Dri,

O motivo por que as lojas, a infrastrutura e outras coisitas más estão presente em Eindhoven é para compensar a feiura estética da cidade!:p
Beleza é uma coisa, praticidade é oooutra coisa! :)

Alice disse...

Shoppings temos aqui na feiolândia também, e o maior, triplo e com setor de móveis e decoração: O Alexandrium, é na esquina da minha casa. Temos 2 Ikeas pertinho(Delft e Barendrecht) e se o povão é feio e mal educado, a gente faz contraste e fica linda e feeeeeeeeena!
Eu (coraçãozinho) Rotterdam!!!

lua disse...

como vc é ridicula e racista,o fato dos marroquinos e coboverdianos e afins não serem"belos"(brancos,loiros,olhos ,azuis)do seu ponto de vista não indica que a cidade é melhor ou pior por causa deles.Talvez eles pensem o mesmo de vc que é gorda,feia mal amada e despeitada.Racismo é crime viu gorda despeitada.Deprimente!!!

Adriana disse...

aah então vc precisa conhecer Rotterdam. Tomar um chazinho sentada no terraço do Hotel New York. Ou sentar em frente ao antigo porto..ao pôr-do-sol seja verão ou inverno!

Adriana disse...

Holandesa, é como eu falo no post, Den Bosch é muito bonitinha mesmo, aquele centrinho onde fomos no restaurante é lindo, mas Eindhoven é mais prática.

Alice, é o que eu disse, Rotterdam tem tudo, o Alexandrium é um oásis pra paulista aqui, o Ikea de Barendrecht parece ser enorme ( é novo, certo? ). E pra contrabalancear a feiúra do povo, a gente vai se olhando no espelho, lindas e maravilhosas que somos.

Drica, assim como Rotterdam, Eindhoven também tem lá suas belezas, mas no geral, 9 entre 10 holandeses a acham feia. Eu gosto de certos pedaços de Rotterdam, acho as casas cubicas super interessantes, acho aquela ponte legal, o prédio da KPN é modernão, o Euromast é interessantinho...

Beijos, fui!

maria disse...

q. moça mais mal educada essa lua - será q ñ existe estética - desde qdo ñ existe o belo e o ñ belo no exterior - é obvio q o interior vale mto mais e a pessoa pode ser linda interiormente e cativar quem c ela convive. eu tb detesto conviver c gente grossa,suja,mal cuidada e isto ñ é preconceito. claro q o nível socio-cultural influi sim, quem diz o contrário é recalcado. recalque sim é gravíssimo!!!

Kate Le Fay disse...

Dri, você que trabalhou lá, o que acha de Hoofddorp? Achei bem feinha...

Fernanda disse...

Lua, se o blog da Dri te ofende tanto, a solução é simples: não entre no blog nem comente nele!

Ana disse...

Dri, você é minha amiga, mas amigo nao é isento de critica. Chamar marroquino, imigrante e gente nao branca de feia e suja (porque sao diferentes) nao tem nada de engraçado, é racismo, ainda mais em um pais onde uma infima minoria é branca, limpa e bem vestida. É claro que vc pode continuar pensando isso e nao escrever, mas entendo perfeitamente a reaçao da Lua. Beijos.

Adriana disse...

Ana,

Sim, você é amiga e pode, educada como sempre, criticar. Me desaponta você entender a reação da tal Lua, porque você, sem baixar o nível, fez a mesma crítica, então como entender pessoas que sentem necessidade de se comportar de forma tão vergonhosa? Comentários como o dessa pessoa não ofendem a mim, mas a ela mesma, já que mostra que ela não é assim tão livre de preconceito, só muda o objeto dele.

Ana disse...

eu entendo Dri a reaçao dela, nao concordo, mas entendo. beijocas.

Marcia disse...

Na minha opinião o povo mais feio de Rotterdam são os holandeses mesmo! É cada tipo que pelamordedeus...de resto, é como você disse, Rotterdam deve ser apreciada em partes e não pelo conjunto. A Erasmusbrug à noite é linda, o parque do Euromast também é legal, e ali ao redor há muitas ruas com casas bonitas e antigas. Moro perto do parque urbano mais legal da Holanda, o Kralingse Bos, enfim, quem vê Rotterdam pela primeira vez não se empolga, mas a cidade é fascinante. Convivo entre Rotterdam e Amsterdam diariamente, e acho que vou mesmo acabar na capital, mas mais por conveniência mesmo. Fora que aqui tem praticamente tudo que você quer. Eu já prefiro a IKEA de Delft, que aliás é a matriz de todas as IKEA do mundo, sabia? - ao contrário do que muitos pensam, a IKEA é empresa de capital holandês!

batendo bolo disse...

Adriana leio o seu blog a anosss, desde que morava no sul do brasil, e agora a quaze dois anos de Europa(Alemanha e Austria) adoro e me delicio sempre com seus posts, näo ligue näo.. gente despreocupada e recalcada tem de balde por aqui ahahha adorooooooooo linda,me sinto intimo já de tanto que leio seu blog abracos.
Romulo.

Cris disse...

Na maioria das vezes discordo das suas opiniões (parece até implicância mas o que posso fazer? tento evitar comentar). No caso deste post eu entendo em partes o que vc quis dizer. Entendo porque morei em Rotterdam (de certo modo ainda moro, já que minha cidade mesmo situada depois de outras duas cidades, ainda faz parte da prefeitura de Rtdam). Mas o fato é que acho Rtdam prática e bonita sim, adoro! Por outro lado, quando eu estava morando 'num bairro mais típico de rtdam' (não sei como colocar isso de outra maneira :S) não via a hora de me mudar. São muitas nacionalidades juntas, cada um com uma cultura, um mode de viver e educação diferentes. Isso, ao invés de causar sempre um enriquecimento, acaba causando também conflitos. Na escola da minha filha as crianças eram, em geral, bem mais agressivas, com muito palavrão na boca, enfim, menos educadas mesmo. As mães também... cheguei a ver briga de mães na frente da escola depois da entrada das crianças (mães holandesas tbém envolvidas - não estou 'apontando' só imigrantes), briga de um casal na sacada, as mães de duas nacionalidades com intrigas entre os grupinhos (fiz parte de um grupo de estudo do holandês e acompanhava tudo de camarote), gente querendo partir prá confusão por causa de uma esbarrada de ombro na feirinha.
Agora, morando num bairro mais típicamente 'woonwijk', com menos gente de diferentes nacionalidades misturadas (vejam bem, estou dizendo 'menos' e independente de nacionalidade, querendo dizer que mesmo diferentes imigrantes e holandeses ainda há harmonia), perguntem se vejo aquelas coisas?? Nem em sonho! As crianças da escola da minha filha são outras, não tem mais (praticamente) nada daquela má educação.
Portanto eu realmente acho que os lugares que concentram muitas nacionalidades juntas deixa de ser um local interessante, bom de convivência. Não acho que tenha a ver com beleza e praticidade. Mas deixa de ser um bom lugar.
Acho que a única coisa que eu continuaria mantendo como sempre é te dizer Dri que talvez seja a maneira como você coloca a sua opinião que cause essa indignação de muitas pessoas (inclusive a minha em muitos casos).

Eliecy disse...

Oi Dri...

Não posso falar de praticidade de cidades holandesas, mas conhecendo visualmente algumas cidades por aí achei Eindhoven sem gracinha e, ficando sempre em Breda acho que seria uma cidade ótima para morar. Reúne beleza e ótimos lugares para sair.

Também achei infeliz sua colocação sobre a mistura étnica de Rotterdam, não sei se é preconceito, somente vc. poderá analisar suas convicções.

sds.

Verônica disse...

Eu te leio faz um tempo e essa é a primira vez q não gostei da sua colocação. Parte da minha família é de Cabo Verde então, me senti ofendida sim.
Espero um pouco mais de delicadeza.

Unknown disse...

Gente menos quem se sente ofendido que nao leia o blog dela.
gente chata caramba.

Unknown disse...

Gente menos quem se sente ofendido que nao leia o blog dela.
gente chata caramba.

perfilbrogger disse...

OOI,tudo bem ?? Eu estou pensando seriamente em me mudar para Eindhoven,e tirar minhas dúvidas com alguém que mora lá eu vou ter com certeza respostas mais precisas e conclusivas...vc pode me mandar o seu e-mail,ou falar por aqui mesmo só para mim poder conversar melhor sobre morar ai e eu tirar minhas dúvidas..obrigado !! aaaah e seu post é mtttt bom e engraçado hahahaha vlw