terça-feira, agosto 11

A gripe suína


Ontem, conversando com um fornecedor brasileiro, ele me contava que a esposa, que é dona de uma farmácia de manipulação, junto com muitos médicos, estão revoltados com a manipulação de dados que o ministério da saúde está fazendo com os casos de gripe suína. Segundo ela, os números seriam bem mais altos do que os publicados.

Eu não sei o que pensar. Por um lado, acho melhor não haver pânico, e números altos gerariam pânico, e comprometeriam muito a economia do país. Mas por outro lado, se o povo soubesse dos números verdadeiros, talvez reagissem mais rápido aos primeiros sintomas, se bem que eu não sei se isso diminui muito a taxa de mortalidade.

Acho que o nível de informação recebida pela população em geral, pelo menos por aqui, é fraca. Recebi, via o marido, o e-mail que a Philips mandou para os funcionários quando 4 casos foram confimados na empresa no Campus em Eindhoven. Nesse comunicado falam que o medicamento Tamiflu não só trataria mas ajudaria a prevenir a gripe. Devo então, mesmo sem estar gripada, pedir para a minha médica-de-família?

O comunicado aqui da empresa foi um pouco mais útil, ele dá instruções para evitar o contágio. Uma das informações achei super útil: usar apenas lenços de papel em caso você precise espirrar. Pode parecer bobo, mas eu ainda vejo muita gente por aqui usando lenço de pano. E caso você espirre, lavar as mãos imediatamente. E diz ainda que as máscaras de pano não protegem contra o virus.

Aqui na Europa, logo estaremos no outono. Eu não sei se as estatísticas confirmam, mas minhas gripes mais fortes foram todas pegas no outono. Como diferenciar uma gripe normal da suína? Não seria mais racional pedir pros funcionários, ao sinal do primeiro espirro, antes de vir pro escritório ir para o médico confirmar se é gripe normal ou suína? Os casos da Philips foram simples zé manés como nós que acordaram meio gripados e foram trabalhar mesmo assim, e logo 1 caso virou 4.

Hoje dei um espirrinho e o colega já avisou: sai com essa gripe mexicana pra lá. É alergia, respondi. Ele pergunta: alergia a quê? Eu respondo: a trabalhar…

Mas deixa eu voltar pro batente, já que eu não ganhei na loteria estadual, que saiu prum bilhete de 1/5 em Utrecht e vai dar lá pelos 28 milhões de novo no mês que vem.


2 comentários:

Fernanda disse...

Até onde eu saiba (e eu posso estar errada!!), a gripe espanhola (a normal) ainda figura como uma das principais causas de morte no mundo, e nós não recebemos essa informação todo mês pq imagina o pânico que seria. Então eu não discordo tanto com a manipulação de estatísticas.
Mas concordo com vc que as empresas deveriam instruir seus empregados a ficar em casa se sentirem sintomas de gripe e só voltar ao escritório depois de ter certeza do que é que se trata (algumas empresas aqui já passaram uma circular dizendo isso, mas não sei se isso foi só no meu setor).

Ministério da Saúde disse...

Adriana,

Os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde são confiáveis, uma vez que só são divulgados mediante confirmação clínica. O fluxo de informações é o seguinte: as Secretarias Estaduais de Saúde confirmam os casos, repassam ao Ministério, e a atualização dos dados nos boletins divulgados só acontece semanalmente. Por isso, a divergência nos números: até a divulgação dos dados oficiais, o número aumenta.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde