sexta-feira, agosto 14

Gen mutante na Holanda


Eu já disse que adoro a empresa onde trabalho, curto muito meu grupo, meu diretor e diretorzão são boas pessoas, eu estou ( toc toc toc ) muito contente. Mas nem todo mundo por aqui está.

Há um bafafá rolando à boca miúda ( aliás, nem tão miúda assim ) por causa da K.

K. tem uns 33 anos e há um ano, quando comecei aqui, ela estava pra ter um bebê, já havia saído de licença "pré-maternidade". Quando K. voltou, depois dos habituais 3 meses de licença, tentou negociar com a empresa que o contrato dela passasse de 40 para 32 horas, assim ela teria mais tempo para dedicar à filha. Não sei se é só nesse departamento, ou se é política geral da empresa, mas a solicitação dela não foi aceita.

Há uma lei holandesa que garante à ela trabalhar 1 dia a menos por semana por 13 meses, e ela se beneficiou dessa lei, mesmo à contra-gosto do chefe, mas não havia nada que ele pudesse fazer, lei é lei. Aí, não contente em ficar só 1 dia por semana em casa, K. decidiu que ficaria 2 dias por semana em casa, mas daí o prazo dado por lei cairia pela metade, pouco mais de 6 meses.

Como aqui na Holandesa, em geral, a mulherada põe um pra fora e outro pra dentro, quando a filha fez 6 meses ela já estava grávida de novo, e está agora novamente de licença maternidade. A situação está complicada, porque ela não quer pedir as contas e a empresa não pode mandá-la embora, mas enquanto a situação não se resolve, o portfolio dela fica dividido entre outros 2 compradores e contrataram um assistente. Ela pede ao diretor que deixe um comprador mais senior como líder do portfolio, ela como compradora operacional, e efetivem o assistente ( ele é temporário ) para ajudar no portfolio dela e do comprador mais senior. Ninguém gostou dessa idéia, nem o diretorzão, nem o chefe dela, e nem o RH, porque existe uma descrição de cargo oficial, que é aliás comum com a matriz nos EUA, e a situação dela seria um caso muito à parte. Sem falar que os colegas dela também não querem ser lideres de duas commodities, mesmo que tenham assistentes.

O que todo mundo está apostando é que, se ela voltar, será encostada em algum cargo bem insuportável, na geladeira total, até que ela por si só, peça a conta.

O "causo" tem gerado muita discussão, e hoje meus colegas pediram minha opinião, já que eu sou mulher.

Eu disse que no Brasil, muitas, senão a maioria das mulheres que trabalham, não podem se dar ao luxo de trabalhar um dia a menos por semana quando tem filhos. Não há lei que garanta esse benefício, e as empresas também não gostariam da idéia. E feliz ou infelizmente, a maioria TEM que trabalhar, porque sozinho o marido não consegue pagar apartamento, condomínio, assistência médica, financiamento do carro, gasolina, etc etc etc. É ou não é a realidade do nosso país? E disse que nem por isso, essas crianças que vão pro berçario sejam todos desajustados emocionais. Disse que eu conheci mulheres na GM, gerentes, que mesmo com dois filhos, chegaram lá. Que possível é, só é ultra-sacrificado, exige muita força de vontade. É mais fácil com um filho só, claro. Mas é possível.

E complementei dizendo que, se a pessoa quer mesmo ter uma família maior, se ela faz questão de passar dois dias da semana com os filhos, se ela não tem pique pra ralar num trabalho full time, e cuidar dos filhos, e cuidar da casa, e estar bonitinha e sorridente pro marido ( pique que eu não tenho ), que ela não deve se admirar, ou reclamar, de ter que aceitar um cargo "menor" ou de menos responsabilidade. Eu acho que um dia "de folga" por semana é administrável, mas dois, realmente não dá pra conciliar com o nosso tipo de trabalho.

Já os 3 colegas de trabalho que discutiam o assunto comigo dizem que filho JAMAIS deve ir para a creche 5 vezes por semana, que isso é dar a criança pra creche criar. Um deles disse que ele toparia numa boa abrir mão da carreira pra ficar cuidando dos filhos 2 vezes por semana, mas os outros 2 disseram que criança precisa da mãe ( bela desculpa ).

Eu respondi com 2 argumentos. Primeiro que a criança vai pra escola aos 4 anos e vai ficar lá 5 dias por semana, das 8 às 15. Se a mãe entrar na empresa às 8 da manhã, ela pode sair as 16 ( ou o pai ), então a criança teria que ficar na creche que cuida em horário extra-escolar somente 1 horinha. Quando a criança nasce, a mãe volta para o trabalho quando a criança tem uns 4 meses, se ela esticar a licença com férias. Aí somam-se mais 13 meses que a mãe pode folgar um dia por semana. Sobram 2 anos e meio. Eu não consigo acreditar que uma criança vai crescer traumatizada e sei lá mais o que só porque por 2 anos e meio ela foi pra creche um dia a mais por semana.

E o segundo argumento é que tem muita mulher que tira esse dia de folga mas não dedica esse tempo extra ao filho. Eu vejo pelos janelões da vizinhança, criança que mal sabe andar sentadinho na frente da TV enquanto a mãe tá limpando a casa. Aí, pra deixar meu filho vendo TV enquanto eu lavo, passo e cozinho, eu prefiro que a criança vá pra escola interagir com outras crianças, fazer trabalhinhos manuais, e sei lá mais o quê que a criança faz na creche, mas o que pode ser pior que ficar horas em frente à TV?

No fim, eles disseram que apesar dos meus argumentos serem bem razoáveis, e de concordar que tem gente que foi pra creche, ou teve babá e que cresceu pra se tornar um adulto normal, que criança tem que ficar um dia da semana em casa com um dos pais pra crescer psicológicamente equilibrada e sadia.

Eu ri ué, vou fazer o que? Ri e disse que é por isso que eu tenho gatos. Que criança holandesa tem um gen mutante que requer a presença da mãe um dia por semana 24 hrs, e que já que eu não posso dar isso, melhor ficar sem. Sorte das colegas leitoras, que não casaram com holandeses e não correm o risco de ter filhos com o tal gen mutante.

 

9 comentários:

Samantha disse...

É, realmente os holandeses são muito mimados e mal acostumados...

Eliana disse...

Temos realidades totalmente diferentes neste quesito entre Brasil e Holanda. Lá nem pai e nem mãe podem ficar com os filhos e, sinceramente, muitos nem se importam. Outros não querem mesmo abrir mão da carreira e nem serem "inferiorizadas(os)" quando podem optar por cuidar dos filhos. A sociedade brasileira está sim muito desequilibrada...a verdade é que ninguém mais sabe o que fazer como pais, trabalhando ou não! Aqui...há esta possibilidade, mas concordo com vc se a pessoa realmente vai se dedicar ao filho em casa. Sei de casos de pais que trabalham de casa nos dias que deveriam dedicar aos filhos. Melhor mandar o fofinho pra algum lugar pra ele se distrair e voltar contentinho pra casa. Enfim, ter filhos não é tarefa fácil. Agora quanto a tal K. ela está se garantindo pela lei, mas acho que ela poderia ser mais ética também...afinal aqui se pode escolher!

Juliette disse...

No Brasil e licenca maternidade passou para 6 meses. Quanto a K, ela realmente esta brincando e sendo sacaninha...vai dancar.

Jaboticaba Preta disse...

Ola Adriana, concordo em tudo o que você falou. Estou grávida do meu primeiro filho e meu maior medo é ter que parar de trabalhar por não conseguir creche. Até agora não conseguimos vaga! Meu marido já acertou trabalhar um dia a menos e eu no meu trabalho fiz a proposta de reduzir de 40 para 36 horas, para ver se pelo menos conseguimos 3 dias na creche. Está dificil. Vamos ver no que vai dar. A família holandesa já não aceitava o fato de eu trabalhar 5/7. Acham um exagero. Se eu ficar mais que 2 dias (fim de semana inclusive) em casa eu piro. Meu lema é: crianças desajustadas são o resultado de pais desajustados. Se eu estiver bem, meu filho também estara.

Beijocas e parabéns pelo texto!

Borboleta disse...

Aqui no Brasil a grande maioria põe filho no mundo para as babas criarem. No meu caso eu crio meu pequeno Gen holandes e me vejo já ha 2 anos sem trabalho(tou já pirando), já que ele não pode ficar na escola integral( pra naum ficar desajustado) e é difícil achar alguém confiável pra ficar em casa com ele.

Alice disse...

Por força das contingências tive tempo para ficar com meu holandesinho mutante ninja nos seus primeiros anos de vida e sou muito grata por isso. O trabalho que ele não me dá hoje é com toda certeza um retorno desse tempo. Ele ia, nesse tempo, 5 tardes por semana na creche (2,5 dias). Até muito pouco tempo ele ficava 3 dias por semana na BSO (creche depois da escola).
Acho que o maior contato com os pais facilita o equilíbrio das crianças, casos os pais sejam suficientemente bons. No caso de pais BLÉ a creche 5/7 é uma excelente alternativa!

Gabi disse...

Acho que esse gen mutante esta na Europa inteira. Eu moro na Suica e ainda nao tenho filhos, mas ja pude perceber observando os amigos que tem filho do meu marido e a propria irma dele, que o que se eh esperado aqui eh que a mulher largue carreira ou apenas trabalhe 50% para cuidar dos filhos. No comeco, com minha mentalidade brasileira, achei isso um absurdo, mas com o tempo to vendo que isso eh necessario pois naos ei na Holando mais essas creches aqui so carrissimas e ai a mulher acaba trabalhando para pagar a creche.

Marcela disse...

Estou besta como o sistema na Holanda eh muito rigoroso com as maes. Aqui na Inglaterra vc tem 39 semanas pagas (123 libras por semana) e pode ficar de lincenca ate 52 semanas sendo as ultimas 13 semanas nao remuneradas.Acho muito dificil alguem opiniar se o certo eh deixar filho na creche ou da um tempo na carreira antes de ter o filho. Com filho a pessoa muda muito. Se vc tiver um algum dia talvez comece a pensar de maneira diferente...nunca se sabe. Eu tive um filho este ano e mudei muito com a maternidade, mesmo sem querer, foi automatico.

Clythio disse...

Países europeus desenvolvidos, que vem sendo retro-colonizados por outras etnias e culturas (sem que essa constatação signifique qualquer preconceito) precisam mesmo estimular ou premiar a reprodução, para manter a sua identidade cultural/étnica. Isso de direitos, crescimento, etc., é só uma desculpa para financiar a maternidade das mais bem colocadas no mercado (na maioria, locais). Casa país tem direito a fixar suas prioridades, ponto.