segunda-feira, agosto 24

Ó céus, o que fazer? O que fazer? Hein, hein?

Fui contratada na empresa onde eu trabalho para gerenciar a introdução de um fornecedorzão novo, que chamarei aqui de NewGuy.

Temos um fornecedor atual, pesquisas indicam que o NewGuy pode ser até 20% mais barato que o fornecedor atual, pedimos autorização e verba pra matriz, e voilá, vamos substituir o fornecedor antigo pelo NewGuy.

Dois meses antes de eu começar a trabalhar aqui, quando a pesquisa havia terminada e antes de recebermos a autorização da matriz, um funcionário do NewGuy, do departamento de custos, mandou um CV pra uma vaga aberta aqui na empresa, e ele conseguiu o emprego.

R., esse ex-funcionário do NewGuy, veio pra cá com a autorização da empresa antiga, nada foi feito pro debaixo dos panos, e é claro ele foi alocado no meu projeto, afinal ele sabe todos os cálculos de preço do NewGuy.

Com a ajuda de R., nossa empresa conseguiu negociar preços ótimos com o NewGuy, e baseados nesses preços, recebemos a diretriz de transferir um negócio de 30 milhões de euros para o NewGuy. Estamos em negociação, temos um time imenso trabalhando nisso, 4 linhas de produtos diferentes, já gastamos pelo menos 4 milhões de euros em horas de engenharia.

O que sempre me encafifou um pouco foi o R. ter trazido um external hard drive inteirinho com TODOS os detalhes de custo do NewGuy. Preços internos, tabela de taxas de serviços, estratégias, programinha de cálculo, tudo tudo tudo. Nosso diretorzão quando ouviu que o R. estava trabalhando nesse projeto disse que não gostava da idéia, mas acabou meio que aceitando, ou caiu no esquecimento. Muito ético não é, vocês concordam?

Hoje ouvi, via via via, de alguém que acha que eu não entendo holandês, que o R. está em negociações finais com o NewGuy e pode estar em breve voltando pro NewGuy. E aí, com certeza, da mesma forma que ele trouxe os segredos do NewGuy, ele vai levar os nossos. E além de perdermos os 4 milhões de euros já gastos, corremos o risco de não economizar os 6 milhões por ano que o "negócio" vai economizar.

Eu não sei o que fazer. Meu primeiro impulso foi ir ao meu diretor e contar sobre o que ouvi, mas eu teria que dar nomes, e isso eu não quero. Segundo que essa situação pode escalar e escalar e mesmo que o R. decida não voltar pro NewGuy, a reputação dele aqui vai estar perdida pra sempre. Mas se eu espero, pode ser que ele acabe saindo daqui sem dizer pra onde vai ( ele não é obrigado por lei ), e a minha empresa nunca vai ficar sabendo o porquê dos novos preços do NewGuy serem muito mais altos, porque eu tenho certeza que se ele está indo pra lá é pra um cargo mais alto e o que ele está oferecendo em troca, assim como ele fez aqui, são os segredos da empresa. Eu disse pro belga, que estava tendo a conversa original que eu escutei, que eu havia entendido e que eu achava que ele, que foi quem teve a conversa, devia alertar nosso diretor, e ele disse que não ía se envolver, que é apenas um boato, e que no fim, se nossa empresa, nesse tempo de crise, não garante o emprego de ninguém, que qualquer um aqui tem todo o direito de procurar outro emprego mais "garantido".

Estou aqui em papos de aranha. O que é que eu devo fazer?

5 comentários:

Ana disse...

Envia uma carta anônima pro diretor contando tudo ha ha ha. Putz tem diretor que é cego !

Claudinha disse...

deixa quieto

maria disse...

tem diretor q é devagar mmo... co. a coisa ai é feia tb!!! uau! porém se quem ouviu ñ quer se envolver quem ñ ouviu e ñ pode dar nomes pior ainda. o negócio é ñ esquentar demais pq acaba mmo c a saúde. boa sorte!

Alice disse...

deixa quieto II

Unknown disse...

Isso está parecido com as histórias dos SIMS...The sims!
Escolhe: Ignorar heheh

Bjok de admiradora do blog!