terça-feira, agosto 18

Preciso dizer que eu quero ir pra Orlando?


Ontem meus colegas de trabalho voltaram das férias. Ouvindo-os contar das viagens, fico me perguntando, quem diria que um dia eu ía ouvir e achar perfeitamente comum alguém dizer que passou as férias nos fiordes Noruegueses, ou em Cannes, ou nos Ardennes Belgas ( esse é carne de vaca por aqui )?

E os Brasileiros, que comparados aos holandeses, viajam pouco, estão botando as asinhas bem de fora: tenho um monte de amigos que foram para a Disney em Julho. Dolar baixo, milhões de promoções de hotéis por causa da recessão, a brasileirada que sempre sonhou em ir pra Disney… Disney continua sendo o sonho de consumo da brasileirada, dou o maiorrrrr apoio! Em 1998, com dolar praticamente um pra um, a Disney mais parecia o Playcenter, só tinha brasileiros! Já em 2005, quando voltei com o Bart e o dolar estava na casa dos 3 reais, não me lembro de ter visto nenhum.

Aliás, tenho uma pergunta para brasileiros morando nos EUA e que eventualmente leiam o blog: vocês já comeram cupcakes nos EUA?

Acontece que eu encasquetei que quero aprender a fazer aqueles cupcakes decorados. Começa de que eu nunca entendi qual a diferença entre um cupcake e um muffin, mas vá lá. Aí peguei duas receitas de cupcakes, uma delas de uma cupcakeria famosa de NY, e embora o sabor tenha ficado ótemo, achei o bolinho meio pesado. Aí tentei fazer a outra receita, e também ficou meio pesado, será que é assim mesmo, e a diferença entre cupcake e muffin é que cupcake é mais úmido e mais pesadinho enquanto o muffin é mais levinho mas meio seco?

Fora isso, adotar um hobby americano aqui na Holanda é pedir pra sofrer. Tem vezes que eu acho que nossos mercados e os mercados da antiga União Soviética comunista de 20 anos atrás não são muito diferentes, só faltam os cupons de ração. Sério. Nas receitas do bolinho e do creme cobertura vai um monte de extrato de baunilha, mas aqui não vende! Talvez venda nas lojas especializadas  em confeitaria, mas no mercado só tem aroma de baunilha, que dá o cheiro mas não dá o gosto. Forminhas, só tem de uma marca, um tipo, e são caras. Açucar de confeiteiro, só numa embalagem de 200 gr. para polvilhar panquecas e poffertjes, imagine fazer o buttercream, que leva 3 xícaras do produto! Lembro ter visto todos esses produtos no ASDA, no Reino Unido, incluindo corante em gel, glacê-real, massa elástica, massa de amêndoas, enfeitinhos, e forminhas de mil  desenhinhos. Aqui, a menos de 1 horinha de avião, não se encontra nada.

Fora que Bart não gosta muito de muffins e cupcakes, então fica aquele monte de cupcakes super calóricos dando sopa na cozinha, e acaba que vai pro bucho. Prometi aqui na empresa que trarei uma fornada na próxima reunião de grupo, que será em 2 semanas, até lá tenho que ir à uma loja de confeiteiros.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dri, dá uma olhada na internet pois sei que em Rotterdam tem uma loja que vende tudo isso. Eu estive lá na época do meu casamento pois minha mãe que fez o bolo. Senão pergunte a Holandesa que ela deve saber aonde encontrar essas coisas já que agora ela virou craque em bolos... Já fiz algumas vezes muffins mas como o Barry tb não gosta eu que tinha que comer tudo. Resolvi não fazer mais... Se derem certo, coloque uma foto no blog! Boa sorte!

Unknown disse...

Oi Adriana! Sou uma das leitoras dos EUA. Simplesmente AMO cupcakes! (amo mais comer do que fazer, mas também faço! rs).
Nesse link aqui eles falam um pouco de cupcakes vs. muffins: http://www.cakespy.com/2008/06/cupcakes-vs-muffins-epic-battle-and.html
Se precisar, posso ajudar enviando daqui dos EUA o extrato de baunilha e as forminhas.
Um abraço!

Marcia-Rotterdam disse...

Disse tudo Dri, aqui é a terra do monopólio do AH, parece mesmo coisa da antiga União Soviética! Não que os outrosupermercados sejam muito melhores...sim, as coisas para quem gosta mesmo de assar( hábito que holandês NÂO TEM)são difíceis de encontrar. A loja que a Marina se referiu deve ser essa, http://www.cake.nl/ já fui lá e é muito boa, mas sim, porquê coisas básicas como o extrato de baunilha não vende em qq supermercado???
Sim, esse país precisa de um Wal-Mart ( dono do Asda) djá!

Ana disse...

Dri, a massa acho que nao tem quase diferença, mas eu nunca comi cupcakes e faz mais de um ano que não como muffins.