terça-feira, agosto 25

Coxinhas Coxinhas Coxinhas


Sonhei sábado que o homem das pamonhas passava na minha rua de Brasília verde e ao invés de gritar "Pamonhas, pamonhas, pamonhas… Pamonhas de Píííí-racicaba", ele gritava "Coxinhas, coxinhas, coxinhas".

Tive que ir pro fogão. Tirei do baú a receita da minha Tia-Lála, já multiplicada pela família e amigos afora.

Na minha família somos metidos a expert em coxinhas, porque detemos a sabedoria da Coxinha da tia Lála. O recheio tem que ser fresco, bem temperado e molhadinho. A massa, feita com batatas e de uma forma diferente, não pode ser muito fina - senão a casquinha fica encharcada ou desgruda da massa, e a casquinha tem que coroar tudo com muita crocância.

Comprei um quilo de peitos de frango desossados e limpei ultra bem. Comprei um quilo de batatas cremosas ( aqui na Holanda Kruimig, no Brasil pediria batatas para gnocci ) e temperos frescos, sem esquecer do mais importante: o salsão.

Em casa numa panela bem funda, refoguei uma cebola em pétalas e 6 dentões de alho grossamente cortados. Acrescentei dois litros d'água, um bouquet garni com meus temperos frescos, sal, e coloquei aí as batatas e o frango. Aquele sopão ficou ali cozinhando. Quando tava tudo macio, tirei os peitos de frango e reservei para desfiar depois, o sopão, eu bati no liquidificador e voltei pra panela, parecia uma mega sopa de nenê.

Nesse sopão eu adicionei meio tablete de manteiga, e quando derreteu e a sopa começo a borbulhar, comecei a adicionar a farinha. Eu vou peneirando, mas tem gente que diz que nem precisa. Foi um meio quilo, talvez um pouco mais. Deixei esfriar um pouco coberto com filme ( essa massa, se não for coberta com filme ou pano úmido cria uma crosta medonha ), e coloquei na geladeira pra gelar bem.

Já era tarde e fui dormir.

No domingo fiz o recheio, aquele refogado básico, que cada um faz do jeito que gosta.

Quando o recheio também estava frio, fui fazendo bolinhas de massa com a mão, recheando, enrolando. Passei no leite e na farinha de rosca ( Paneermeel ) e fritei.

Dessa vez, deixei a massa um pouco mole demais, apesar de ultra gostosa está difícil de enrolar. Ontem eu "consertei" a massa, levando de novo pra panela e adicionando mais farinha. É um saco mas dá certo. Hoje enrolarei o resto da coxinhas.

Minha colega morando fora do Brasil, tente essa receita! No Brasil, em cada esquina há um lugar que faz coxeeenhas melhor que o outro, mas aqui fora, depende de você ou de alguma alma caridosa que faça as bichinhas pruma festcheeenha e te convide. E vamocombiná, coxinha de farinha ou de batata vai engordar o mesmo, então banha por banha, engorde com coisa boua, de rika, e esquece a massa de buteco pura farinha.

Dá pra congelar, só lembre que massa de batata, pra fritar, é mais garantida se tiver à temperatura ambiente, senão pode estourar toda.

Essa massa fica bem também pra bolinhas de queijo.

A Tia Lála ainda está viva, já passou dos 90. Vai ver que a coxeeeenha também tem poderes rejuvenadores.

4 comentários:

Sheila disse...

Huuuumm!! Agora vc pegou no ponto fraco.
Coxinhas, coxinhas, coxinhas!!!!! Pena que vc mora longe de nós, do contrário iríamos ai fazer companhia na degustação dessas belezinhas!Folgada eu???

Pois bem,vou arriscar fazê-las ( nunca consegui fazer uma coxinha decente...).

Obrigada pela receita!

vcdarcie disse...

Nossa, deu agua na boca!!!!

Marcia disse...

Ai, que fome! Eu faço a receita com sopa de cebola na massa, fica divina!

Dani dutch disse...

DRi tudo bem?
Eu amo coxinhas.. hum... ou melhor qunado comia no Brasil não era uma só não era duas pra cima...
Já fiz aqui na Holanda Kibe, mas o Chris não gostou, veio o namorado da minha amiga aqui e ele achou que eu deveria colocar um vegetais no meu um molho, sabe coisa de holandês, mas a coxinha preciso fazer .. e como disse a Sheila pena que vc mora longe de mim, senão já tava batendo na sua porta...
Bjuss