quarta-feira, agosto 12

No fim...


No fim é como a Marcia falou, a gente troca uma coisa por outra. No meu caso, também fico na Europa principalmente pela segurança, poder andar tranquila na rua, dirigir de vidrão aberto no verão, não me preocupar com o carro ser roubado se eu estaciono na rua… E igualmente importante para mim, é o sistema de aposentadoria aqui, cujo salário mínimo já dá levar uma vidinha razoável, enquanto no Brasil, velhinho que depender da aposentadoria var cortar um dobrado.

Quando eu comecei a trabalhar na GM, fazia parte do meu grupo a S, uma senhora finíssima de origem alemã. S ainda na casa dos 30, começou a planejar a aposentadoria dela, e como ela queria morar num lugar mais calmo, mas próximo à todas as facilidades de SP, comprou um terreno em Itanhanhém, litoral sul de SP, que naquela época começava a ser desenvolvido. Com o passar dos anos aquele terreno ganhou uma casinha, e teve o terreno do vizinho anexado, e pouco antes dela se aposentar, a casinha foi extendida. Muitos anos já se passaram, acho que bem uns 10, e até hoje S me diz que foi a melhor coisa que ela fez. Na época eu era bem novinha, mas sempre jurei que ía fazer o mesmo.

Todos os países aqui da Europa que visitamos, damos uma olhada em terrenos ou empreendimentos imobiliários. Quando fomos à Bahia também demos uma olhada em terrenos. É uma pena que eu não tenha dinheiro agora, mas naquela região estão começando a vender terrenos em condomínio na praia de Embassaí, que é perto da Praia do Forte e ainda ultra rústico. Em uns 5 anos, eu garanto que a vilinha já vai estar bonitinha e em uns 10 anos, o balneário vai estar show de bola. Eu queria muito comprar um terreno e deixar lá, guardadinho, esperando por mim. Mas comprar terreno no Brasil é um risco, afinal, quem garante que em 25 anos, quando eu me aposentar, a violência não vai ter tomado conta? E a situação econômica, vai continuar estável?

Ando também vasculhando muito a internet à respeito de terrenos na Espanha. Não naqueles balneários lotááááádos de Ingleses beberrões ( tipo Marbella ), mas terrenos que estão sendo colocados à venda pelo novo sistema de zoneamento dos terrenos rurais. O que me preocupa é que, para poder colocar uma boa casa, de uns 300 m2, uma piscina, você tem que comprar um terreno enorme, normalmente com oliveiras ou laranjeiras que uma cooperativa administra. Mas será que não atrapalha, o povo passando a toda hora para fazer a colheita, ou adubar, ou sei lá mais o quê? Será que eu acho terrenos rurais perto de cidades maiores, afinal eu quero estar perto de hospitais, lojas, cinemas…

Ah, planos, tudo planos, castelos em nuvens. Eu não estranharia nada se no fim eu acabasse ficando enterrada nessa terra fria. Ah, mas isso é que não. Nem que for pra comprar um casebresinho num dos países "baratos" da Europa, mas aqui nessa gelereira eu não morro. Meu epitáfio não será escrito em holandês, ah isso NEVER. NOOIT.

3 comentários:

Fernanda disse...

Eu ainda penso em voltar. E eu sei que eu enxergo essa minha volta com um boa dose de ilusão.
Há algumas semanas eu pedi para revisitarmos o assunto ... quem sabe voltar em alguns anos?! Mas marido tem os mesmo medos que vc, enquanto eu vivo no mundo cor de rosa onde tudo dá certo no final.
Eu sempre digo que Bélgica é a escolha lógica/racional, enquanto Brasil é emocional … mas pensar em ir pro Brasil só uma vez por ano por míseras duas semanas me incomoda MUITO.
Não sei se eu teria coragem de verdade de voltar (sempre que eu estou lá eu entro em pânico com a incerteza das coisas … se vc pede o emprego, como é que paga escola, assistência médica, aluguel/empréstimo, carro e mais um milhão de coisas???!!!), mas até agora eu penso MUITO em voltar e morar perto da minha família e amigos.

Glória disse...

Dri, cuidado com estes terrenos na Espanha!!! Há muitos malandros fazendo golpe!!! Assisto todos os dias um canal espanhol!!! Vi muita gente sendo enganada... Puxa, como a Espanha está violenta!!! A criminalidade esta aumentando assustadoramente: roubos, assassinatos...!!!Bem, isso tem ligacao com o crescente índice de desemprego por lá...

maria disse...

adriana - mto bem; no seu. lugar eu jamais pensaria em voltar... jamais. aqui tem sol e faxineira , porém e a violencia, corrupção, atraso total em tudo e todos, ignorancia, inveja, egoísmo. custo de vida super alto; carros co. disse , imóveis, condominio.eu conheço um brasileiro -casado c americana q atendeu um convite e só foi infeliz aqui, co deve se arrepender...quem sai de seu pais é pq ñ teve o q queria aqui e ainda voltar....por que ñ pensa em terreno numa praia de portugal, croacia ou grécia.