quinta-feira, agosto 5

Deveras preocupada

Como todos sabem, nossa casa foi comprada em construção. As casas novas são hoje produzidas com uma enorme preocupação com a insulação térmica, ganham até uma "nota" de acordo com o que gastarão ( energy label ). Segundo a construtora, nossa casa foi projetada com um balanço calculado entre boa insulação pra não gastar muito gás no aquecedor ( o principal inimigo da boa insulação são as janelas ), e um bom número de janelas que ajudam a aproveitar a luz natural, sem necessidade de muita iluminação artificial, pra economizar energia elétrica. Eu acho tudo conversa pra boi dormir, nossa casa tem muitas janelas e pronto. O lance é que holandês gosta muito de janela, as casas com bastante janelas são ultra valorizadas.

Eis que ao comprar a casa, calculamos os gastos adicionais com aquelas coisas tipo box de banheiro, móvel da pia, cozinha, e cortinas, visto que como não temos persianas nas janelas, e a primeira coisa a se fazer é colocar qualquer coisa nas janelas pro povo não ficar olhando lá dentro da sua casa, e nos quartos pra poder escurecer na hora de dormir.

E é esse nosso problema agora, as janelas, as cortinas, as rolluikens e agora as screens. Gente, tudo isso está me tirando o sono!

Esse foi o nosso segundo verão na casa, e com tantas janelas, nos dias mais quentes a casa vira uma estufa. TEMOS que colocar as tais rolluiken, principalmente nas janelas da frente da casa onde o sol bate de tarde. Esse ano, nosso quarto chegou a 35 graus!!!

Link pra quem quer saber o que é rolluiken: http://www.dhoni.be/rolluiken_boflex.html

No andar de baixo, como temos uma janela de esquina ( graças ao arquiteto que se formou por correspondência ), não podemos colocar rolluiken, tem que ser uma "screen".

Link pra quem quer saber o que é screen: http://www.sunblockers.nl/site/index2.php?pagina=producten&categorie=36

Essas rolluikens e screens não só seguram o sol, mas no inverno seguram também o vento e funcionam como uma camada a mais de proteção nas janelas, então vai ajudar também a casa a se manter mais quentinha sem usar tanto gás. E qual o problema?

A grana, minha gente, a grana… É uma sangria desatada de dinheiro, e a gente não tinha planejado gastar essa grana com janelas, e sinceramente eu acho um desperdício, apesar de concordar que não dá pra ficar sem. E vejam bem, isso tudo vai no lado de fora da janela, e a gente ainda tem que comprar as cortinas do lado de dentro!

Ontem o tiozinho veio fazer o orçamento: duas rolluiken no quarto de cima, uma screen de esquina, uma screen de 2mt no "meio" ( tussenstuk ) e uma screen na sala de frente pra TV ( tá impossível assistir TV ), ficou em mais de €2.000!!!!

Mas o pior ainda está por vir. A parede que separa a sala de estar do jardim é INTEIRA de vidro. São 6.60mt de vidro pra cobrir, e é isso que está me tirando o sono. Nós colocamos uma cortina-painel barata da Ikea pra quebrar o galho, mas essa cortina é um pesadelo. É de correr e o mecanismo não é macio, então cada movimento além de difícil faz aquele barulho "scrééééék", os gatos passam por ela pra olhar o quintal e o peso na barra arranha a pintura da porta, o único tecido "marromenos" ok disponível era um brancão, e é muito transparente e é impossível ver TV. Por mais que eu pense em algo bonito e que resolva os demais problemas, só chego na cortina plissé com tecido dupli, que vai custar - se a gente pegar uma ótima promoção - uns 3 mil euros.

É mais caro que a TV que queremos comprar, e é isso que tem me tirado o sono. É dinheiro, dinheiro e mais dinheiro, saindo por todos os lados, parece que nunca acaba, e nesse caso é pra algo que embora necessário, não é nada que vá me trazer felicidade sublime.

Já esquentei muito a moleira, as cortinas mais baratas são as tradicionais de pano, mas como temos o "radiator" em frente da janela, não dá pra colocar, sem falar que enche de pêlo de gato. Persianas verticais poderiam ser uma solução, mas as simples o Bart acha feio e as mais bonitas também custam uma fortuna. As de rolo ficam feias, não dá pra gente controlar a entrada de luz. O que fazer meu povo?

2 comentários:

Jaboticaba Preta disse...

As cortinas da minha sala eu mandei fazer sob medida lá no Brasil e trouxe nas nossas malas. Os acessórios pesados compramos aqui. A loja que confecciona tem experiência em fazer cortinas para estrangeiros.Então eles mesmos deram dicas. A mão-de-obra brasileira é o que mais barateia o custo final.Já pensou nessa possibilidade?

Eduardo Schlup disse...

O calor aqui do Brasil você conhece. Mas o que poucos conhecem é o calor que faz em Blumenau (SC). Minha maior despesa no verão é com energia para ar-condicionado. Uma solução que aliada aos outros acessórios que você pretende instalar pode ser a película reflexiva que filtra raios UV do sol. Dá uma diferença danada! Meu consultório pega sol a manhã inteira, e com 6,6m² de janela envidraçada, só a película que conseguiu dar a diferença que faltava para que eu conseguisse usar persiana aberta e aproveitar a luminosidade natural. Claro, tudo aliado a um bom ar-condicionado...