sexta-feira, agosto 6

Quando a quermesse virou kermis


Não faço a menor idéia se em todos os estados brasileiros é assim, mas em SP, as festas juninas são comemoradas nas quermesses. Quermesses acontecem nas igrejas, barraca de quentão e vinho quente ( acho que em outros estados não tem quermesse, porque minha comadre baiana não conhecia vinho quente ), pipoca, pinhão e doces caseiros, churrasquinho na brasa ( claro! A especialidade da quermesse do Caminho do Mar em SBC era o sanduíche de calabresa, ohhhhhh água na boca! ). Tem também barracas com aqueles joguinhos de parquinho antigo ( atirar a bola numa pilha de latas, pescar um peixe de plástico numa piscininha, e claro, Bingo! ). Pra moçadinha tinha correio elegante e cadeia. Ah, como eu gostava de quermesse.

Há 7 anos a quermesse virou kermis. Tá louca Adriana? Eu não sei se a origem do nome é a mesma, mas aqui pela região ( de novo, não sei se tem Kermis em toda a Holanda - as colegas expatriadas podem confirmar ) entre Julho e Agosto, a Kermis come solta!

A Kermis mais famosa do país é a de Tilburg, aqui pertinho de Eindhoven. Eu ainda não fui ( vergonha total ) mas é famosérrima. E tem um dia em que gays, lésbicas, travestis, transformistas, simpatizantes, se vestem de pink, de fantasias loucas, e saem andando pela Kermis ( a de Tilburg ), e eu juro que ano que vem eu vou, bobeou compro até uma peruca rosa.

Mas o que é essa tal de Kermis? Bom, o princípio é parecido com aqueles parquinhos itinerantes ou o parquinho da minha infância na Praia Grande. Tem uns "brinquedos" - roda gigante, carrinho de bate-bate, casa do terror, mini e média montanha russa, e sempre tem uns brinquedos mais radicais. As "barracas" com aqueles joguinhos que dão prêmios e coisas semelhantes a bingo são enormes, e tem também uns caça níqueis, aquela máquina com uma garra que "pesca" o bichinho de pelúcia… A Kermis de Eindhoven sempre foi bem direcionada a crianças menores, tem muitas atrações pra criançada dos seus 5 anos, mas pros adolescentes deixava à desejar. Agora, além de ter mais brinquedos radicais, tem uma tenda "disco" com um DJ convidado por noite. Me disseram que está lotando ( eita cidade do interiorrrr ). E fora essas atrações tem um "terras", uma área com mesinhas e uns trailers de comida ( fritas com maionese, hamburgueres, saté, frinkandel e seus primos gordurentos ), o trailer famoso das olie ballen e amiguinhos adocicados, e sempre tem aquelas lojinhas de balas, pirulitos e afins. Mas o que eu gosto mesmo é o biergarten. A Kermis de Eindhoven se chama Park Hilaria, e vem da Alemanha, então eles tem o biergarten com cerveja alemã e aqueles cachorro-quentes com repolho alemães. Gente, eu amo!

Então meu povo, se você mora por aqui e nunca foi, vá! E se você passar por aqui de férias no verão, pesquise se tem uma kermis no seu caminho, e dê uma chegadinha. É uma das poucas chances de ver os holandeses de bom humor.

Aqui o link da kermis de Eindhoven, esse findi é o último: http://www.park-hilaria.nl/


1 comentários:

Unknown disse...

Uhmmm, ollie bollen.
A maior kermis da Antuérpia (o Sinksenfoor) acontece exatamente NA FRENTE do meu trabalho e o quiosque de ollie bollen fica literalmente à 30 passos da porta do escritório. Preciso dizer que meu jantar no mês de julho consiste em ollie bollen?
Delícia!