quarta-feira, setembro 23

Coisa de gente atrasada

A Holandesa já fez um post sobre a tal bebé glotón, agora a discussão tá no blog da Denise. Quem quiser youtubar o nome tá aí. Se trata de uma boneca que mama num sutianzinho que acompanha o brinquedo.

A discussão toda vem da reação principalmente dos americanos, contra o brinquedo. Eu acho as reações engraçadíssimas. Tem quem ache de mal gosto. Tem quem ache lindo ensinar a menininha de 4 anos a importância da amamentação. Tem quem ache ótimo que o sutianzinho tenha uma flor ao invés de seios. E tem quem, como eu, ache tudo isso ridículo.

Eu não entendo como é que AINDA compremos bonecas pras meninas. Tanta coisa pra ensinar a menina a fazer, vamos ensinar a limpar a bunda do bebê Cocolito, a aguentar a chatisse da Sarampinho, a passar horas com o Manequinho no seu penico. E não contentes com nosso sadismo, complementamos comprado mini-aspirador de pó, mini-ferro de passar roupa, mini-vassouras. Enquanto isso o Joãozinho, só porque nasceu com um pipi, brinca com um lindo e reluzente carrão, ou é um policial fantástico que salva a humanidade de terroristas malvados, ou é um rico dono de um posto de gasolina, ou um fantástico jogador de futebol.

Há quem diga que é a menina que naturalmente se indentifica com a mãe e imita as atividades dela. Triste isso, que a menina só veja a mãe lavando, passando e cozinhando. Triste também que o menino não veja o pai JAMAIS lavando, passando e cozinhando, porque vocês já viram um mini-ferro de passar com tábua para meninos? Acho tudo isso de "imitar os pais" uma baboseira, no fim a menina pede bonecas porque vê na TV esse mundo de propaganda de bonecas, e também porque a mãe, que brincou de bonecas, no minuto que vê no ultrasson que é uma menina já corre comprar bonecas pra filha.

Isso sem falar que se o filho macho um dia pedir uma boneca, o pai se suicida. Exageros à parte, até uma amiga ultra inteligente e liberal comentou que o filho teve uma fase de querer uma Barbie, e quando ele, além da Barbie escolheu também o carro da Barbie, ela pensou "ele ainda tem jeito". Porque brincar de bonecas é coisa de meninas e gays. Porque vocês sabem, né, a mulher faz filho sozinha, só ela é que tem que aprender a segurar um bebê, a dar papinha, limpar cocô. A gente já meio que cria a menina conformada com o futuro dela: limpar bunda de filho enquanto o marido se diverte no futebol com os amigos.

Suspirando fundo eu pergunto, porque é que nós mulheres nos boicotamos desde cedo? Porque não incentivamos outros tipos de brinquedos? Respondam sinceramente, quem tem filha menina, quantas bonecas vocês compraram até hoje e quantos brinquedos que não tem nada a ver com tarefas domésticas?

E o mais importante: será que eu chegarei a ver a geração que vai mudar isso?

8 comentários:

Cris disse...

Como vc mesma mencionou, acho que alguns trechos do post estam realmente um tanto exagerados, mesmo que eu não discorde totalmente de você... anyway.. se você decidir ter filhos, talvez possa começar essa mudança você mesma, daí com certeza você chegará a ver o que quer ver.

Joaninha Bacana disse...

Acho que você vai ver sim :-) Lego e playmobile sao para ambos, por exemplo :-) E uma amiga minha, francesa, deu para o filho (de 2 anos) uma cozinha de brinquedo (e ele ama brincar com o fogao e as panelinhas, imitando a mae E o pai :-) ).
Bjs, Angie

Eliecy disse...

Num mundo machista, é claro que a divisão dos sexos fica mais evidente. Menina veste rosa e meninos azul, certo? Errado!!!!! Tudo são normais sociais, e as pessoas acabam adaptando-se a elas: uns mais, outros menos, e por aí vai... É por isso, que a mulher até hoje, exercendo a mesma atividade que o homem ganha menos (em termos gerais). E assim são as diferenças em todos os campos sociais. Mas, tratando-se de meninos e meninas, creio que depende muito da formação dos pais, da visão de mundo, etc. Tendo gemeos penso: sempre vou comprar brinquedo único, porque os dois tem que no mínimo aprender a compartilhar. Ainda não comprei bonecas, mas com certeza as comprarei uma hora. Sabe, um dia uma pessoa virou-se para mim e perguntou se eu não me sentia um pouco Deus, eu na minha pequenez pensei que me sentia muito incapaz, pois educar um ser humano para vida é muito difícil, nortear sobre o certo e o errado num mundo cheio de normas e pré-conceitos é muito difícil. Agora, ensinar sobre a importância da amamentação eu acho válido, creio que preferiria um ambiente escolar, familiar, não sei se com um brinquedinho seria a maneira mais didática. Enfim, hoje vemos muito, principalmente através de brinquedos, principalmente violência, temos que ter sapiência ao escolhê-los.
SDds.
Eliecy

Ma disse...

Realmente, como mãe de menina, confesso que foi irresistível não comprar bonecas, mas a Juju tem bola (várias), adora jogar futebol, brincar de trenzinho e carrinhos, assim como cozinhar na sua mini-cozinha. E por mais resolvida e pós-moderna ou feminista, dê-se o nome que quiser, não há como negar que mesmo que o homem participe, a mulher sempre acaba fazendo mais em casa. Do meu ponto de vista não acho nada de errado na menina "brincar de casinha", mas acho que os meninos também deveriam ser incentivados, já que lavar e cozinhar são necessários na vida adulta. Quem sabe você não começa com a mudança, porque vou te dizer, a teoria é bem diferente da prática. Abraços.

pacamanca disse...

Hohoho te adoro! ;)

Eu brincava com trator quando era pequena e ficava horas no colo do meu avo vendo a obra do metro em frente à casa dele. Grudava no meu pai, que é engenheiro, toda vez que ele ia consertar alguma coisa em casa (e sei consertar muita coisa, montar moveis e outras coisas "de macho") por causa disso. So' tive duas Barbies na vida e na verdade eu gostava mesmo é dos sapatos delas. Meu irmao so' gostava de brinquedo de menino mesmo mas eu brincava com ele, com a base G.I. Joe, e conhecia todas as historias dos Cobras - Cobra das Neves, Cobra do Mar, Cobra do cacete a quatro.

A Carol nao tem nenhum brinquedo "de menina", mas ainda é cedo. Pretendo comprar muito brinquedo de dar martelada, carrinho, trator, essas coisas. E se ela aprender a cozinhar, vou ensinar a nao contar pra ninguém que sabe, porque senao neguinho monta mesmo! ;)

Unknown disse...

O que me incomoda nesse brinquedo nao é a questao de menina tem que cozinhar X menino tem que trepar, mas colocar na cabeca da menina desde pequena que só é feliz quem amamenta e todas as mulheres que nao consegue e/ou nao podem sao verdadeiras imbecis.

Por motivos óbvios relacionados a saúde é importante a campanha da amamentacao, mas pera lá que tb nao é o fim do mundo. Conseguiu, perfeito! Nao conseguiu, paciencia.

Camila disse...

Eu tive muitas bonecas quando era menina, engracado que a minha Barbie (tive uma apenas, se nao me engano) era mae solteira da colecao inteira da Moranguinho, trabalhava fora e tal. E olha que a minha família nao servia de exemplo pras minhas fantasias, já que meu pai é o provedor e minha mae, dona-de-casa...
Eu adorava assistir a lutas de boxe e campeonatos de snooker na tv com o meu pai, além de ter chutado muita bola com ele. Cresci ouvindo que "filha minha nao vira dona-de-casa". Quem faz os pequenos consertos em casa é a minha mae e eu sempre ajudava quando morava com eles, ou seja, chave de fenda e martelo nao me metem medo.
Só mais uma coisa: meus brinquedos nao se resumiam a bonecas ou panelinhas, tive muito Playmobil, jogos de tabuleiro, quebra-cabecas e eu lia muito também.

Cris disse...

"estam" foi de doer os olhos hein?! Sorry...