terça-feira, setembro 1

Um grande sonho...

Nunca comentei aqui, mas um dos meus grandes sonhos é conseguir seguir uma dieta vegetariana.

Sinceramente não penso em benefícios para a saúde, na verdade nem me convenço muito sobre esses benefícios, pois sempre que leio à respeito me parece que no fim os prós meio que empatam com os contras. Preciso me informar mais, quem sabe existam mais prós, e eu me convença ainda mais.

O que me impulsiona é realmente o dó dos bichinhos. Cada vez que vejo um desses animais criados para o abate, com suas orelhinhas perfuradas por etiquetas de controle mil, me parte o coração.

Tem gente que acha isso besteira, e principalmente os ultra-carnívoros vêm com argumentos do tipo: mas você usa sapatos de couro, e o leite do queijo que você come vem de vacas confinadas, e os ovos de galinhas que mal podem se mexer no criadouro...

Eu ando pesquisando bastante sobre o assunto das condições das granjas e dos criadores de gado leiteiro. Sobre o gado ainda não achei muitos dados, mas sobre os ovos, achei sites sobre as condições de vida das galinhas de cada tipo de ovo.

Não sei se aonde vocês moram tem também tanto tipo de ovos como aqui. Aqui temos os ovos normais, claro, são os mais baratos. Aí temos ovos "grãos-integrais", ovos "milho", ovos com mais ômega 3, ovos com duas gemas, ovos orgânicos, e o meu favorito: ovos vrijlopende, que são ovos de galinhas que são criadas soltas, ou em inglês free-range. Aqui na Holanda, as granjas não podem fazer como no Brasil, onde as galinhas mal podem se mexer, aqui cada galinha tem um número mínimo de metros quadrados disponível, e no vrijlopende essa metragem é a maior. Posso estar sendo inocente, e imagino sim a penosa lá num campo verdinho, andando livre e faceira, e embora o cenário possa não ser assim tão idílico, acredito que estou fazendo o melhor que posso.

Mas voltando à dieta vegetariana. Desde o princípio do ano me dispus a ter pelo menos 2 dias vegetarianos na minha semana, e sem esforço já estou nos 3 dias. Nesses dias como massas, risotos, até pizza, tudo sem carne nenhuma. Esses dias já viraram um prazer pra mim, e não aquele "porcaria, hoje não POSSO comer carne".

Com o estômago reduzido como o meu, sinto mais aquela carne atravancada fazendo digestão por horas e horas e horas, e quando deixo de comê-la me sinto super disposta, ágil, não me dá aquela caída de energia depois da refeição.

Sei que no caminho terei duas grandes pedras: deixar de lado o frango, e o Natal no Brasil. Do resto eu não sentirei tanta falta.

No dia-a-dia, outra coisa que dificulta é o marido carnívoro. Ele não é ultra-mega-uga-buga-homem-das-cavernas viciado em carne, mas segue o princípio 30% carne, 40% batata-pasta-arroz, 30% vegetais na refeição principal ( jantar ) pregados por aqui.

Vou chegar lá. Não tenho pressa. Me sinto super bem com o fato de eu ser responsável pelo abate da metade dos bichinhos que eu consumia antes. E que venham os risotos de abobrinhas, as paellas de frutos do mar, as pizzas de champignon, os soufles de queijo, as pastas pomodori-basilico.

6 comentários:

pacamanca disse...

Eu também so' compro ovo de galinha livre (quando compro, porque normalmente a minha sogra me manda ovos das galinhas dela). Como muito menos carne hoje do que quando cheguei aqui, principalmente porque acho a carne europeia cara e uma merda, mas acostumei tanto que nao sinto muita falta e, pelos mesmos motivos que voce, nao me esforço pra voltar a comer. Nao sinto a menorrrrrrrrrr diferença, fisicamente falando, entre quando como carne e quando nao como, entao pra mim nao é esse o lance. O meu problema é que eu também tenho pena do pobre do atum e dos frutos do mar em geral. Assim realmente fica dificil. Acabo comendo MUITAS leguminosas, que adoro, e laticinios, que eu deveria reduzir um pouco mas fica dificil. Nos seus dias vegetarianos, que proteinas voce come?

bjos

Adriana disse...

Paca, eu tento fazer um prato que tenha ervilha, lentílha ou feijão. Peguei uma receita de arroz indiano com lentilhas que é delicioso. Se como pasta ou risoto, coloco o queijo. Tomo sempre que lembro uma bebida com leite de soja. E em último caso, ovos. Vi no discovery channel que o atum selvagem tá a beira da extinção... mas uma das minhas receitas favoritas é feita com atum em lata. Ah, preciso te mandar um e-mail, mas ando morrendo de preguiça, todos meus e-mails estão atrasados. Bjs, Dri

Patricia disse...

Dri, sou vegetariana desde os 12 anos e nunca tive problema nenhum de saúde (muito pelo contrário!). Também sempre compro ovos de "galinhas felizes" e bebo muito pouco leite (já tentei virar vegan, mas não consegui por causa dos queijos). Na Bélgica eles tem uma marca maravilhosa que substitui muito bem a carne (até a de galinha) que se chama Quorn, vê se tem aí na Holanda (tem muita proteína). Outra fonte de proteína é a Quinoa, já provou? É o arroz dos incas, se não me engano. Muito fácil fazer e é uma delícia. Ah, a razão pela qual eu sou vegetariana é tb o meu amor pelos animais. Mesmos aqui no Texas eu não passo aperto com minha dieta. Bjs

Naldy disse...

Meu filho eh vegi. Aqui em casa a gente usa os produtos 'green' ou organicos ha bastante tempo.

Kenia disse...

Mto legal vc se preocupar com isso. E acho que o que vc está fazendo é mesmo o ideal, considerando que a carne tem nutrientes que são mais difíceis de encontrar em outros alimentos nas quantidades ideias.
Recomendo o vídeo "A Carne é fraca" que discute essa questão. É chocante, eu fiquei uns dias sem comer carne depois que assisti mas vale à pena conferir e se informar mais sobre o assunto!
Bjs!
Kenia

Pacake disse...

Tadinho dos bichinhos...ás vezes eu acho que eles mostram com "aquele" olhar toda a tristeza do mundo.
Eu moro em Sampa e ainda tenho que encarar o problema da populaçao animal que não é comida , mas sofre demais. Queria levar toda a cachorrada e gataiada da rua prá casa.
Um dia serei uma vegan! tb. já como o mínimo possível por semana. Chegaremos lá.