quarta-feira, setembro 9

Jeitinho Holandês


Eu sempre achei o povo aqui na Holanda bem honesto. Claro que tem um ou outro caso de roubo de bicicleta, batedores de carteiras em lugares turísticos, vira e mexe você ouve falar de uma casa que foi roubada enquanto os donos viajavam, mas não é muito comum.

No trabalho, as pessoas também são mais honestas. Aqui dizem que "afspraak is afspraak", algo como "combinado é combinado", se alguém te diz uma coisa e não coloca no papel, você pode confiar que ele vai manter a palavra. Diferente do Brasil, onde cada vírgula que um fornecedor falava eu tinha que colocar em minuta de reunião e fazer o dito assinar.

Entretanto, com essa redução de jornada de trabalho, estou vendo um lado dos holandeses que eu ainda não tinha visto. Pensam que é só no Brasil que se dá jeitinho pra tudo?

Por essa lei da redução de jornada de trabalho, os funcionários devem deixar de trabalhar no mínimo 20%. Em teoria, no meu departamento, deram 10 dias "em casa" nas férias de verão, e outros 3 dias são usados em treinamentos meio furrecas. Acontece que a empresa solicitou que a redução de jornada seja extendida ao quarto trimestre, e no meu departamento estamos todos muito p da vida, porque estamos trabalhando que nem camelos. Eis que o diretor sugere: ué, vocês reclamam da sobrecarga, mas nada impede que vocês levem o trabalho pra casa na sexta-feira e façam em casa… Ficamos todos de boca aberta, e um dos rapazes disse que era ilegal, e o diretor só balançou a cabeça e disse: ilegal, ilegal, quem vai saber o que você faz em casa?

Eis que ontem acontece algo ainda mais desconcertante. Um fornecedor estava fazendo uma exposição aqui, mas os produtos dele não tinham nada a ver com os meus, nem com o da maioria do meu grupo. O diretor veio aqui na hora do almoço, pediu pra gente ir lá "mostrar a cara" e assinar a lista de participantes. Eu nem dei muita importância, olhei os produtos, peguei os panfletos, assinei a lista, e em 15 minutos eu estava na minha mesa de novo. Alguns dos meus colegas também fizeram o mesmo. Eis que hoje vem a secretária pedindo pra gente assinar a folha do RH confirmando que ficamos 4 horas na "visita" e que concordamos que essas 4 horas vão contar como redução de jornada. Ficamos todos novamente chocados, e ninguém assinou. Mandamos e-mails, participamos de reuniões, atendemos telefones nessas 4 horas, e se tivesse um auditor pro aqui, estaríamos comentendo fraude.

Hoje vamos ouvir se a redução de jornada continua o acaba dia 25 de setembro, e só com essa decisão saberemos como será nossas férias de inverno. Tá todo mundo pissaroca da vida.

Pensam que é só brasileiro que dá jeitinho?

0 comentários: