segunda-feira, abril 4

Ainda me adaptando

Quando "acaba" a adaptação à Holanda? Nunca. Vai sempre ter alguma coisa que eu não sei, algum comportamento que eu não entendo, alguma coisa que eu devia ter feito assim mas fiz assado.

No jantar com as comadres eu comentei minha indignação com a médica que me deu alta mas não me falou que eu deveria ficar em repouso por, pelo menos, duas semanas. Uma das comadres, médica no Brasil e médica na Holanda, disse que o que é que eu esperava, eu, uma estrangeira falando holandês meia-boca, claro que a médica não ía perder muito tempo comigo. Achei terrível isso, atender o paciente dependente da aparente classe social ou nível cultural do paciente. Simplificar pro paciente entender até vai lá, mas quanto é que você tem que simplificar, ou quão meia-boca é meu holandês, pra se dizer: fique em casa 2 semanas de repouso, pelo menos. Ou: eu não tô a fim de me preocupar com você, vá discutir seu tratamento com sua médica geral.

Decidi voltar pro trabalho na semana seguinte, e agora entendo que os holandeses são mais conservadores e que o chefe espera que eu volte ao trabalho firme e (super)forte. Logo, ficarei em casa coçando, digo, me fortalecendo, até provavelmente, a páscoa.

E agora vem o "the next". Fiz um exame de sangue quinta-feira e devia ter ficado pronto no mesmo dia, só que não ficou. Já é segunda e nada do exame ficar pronto. Aqui o exame vai direto pro médico, e eu ligo todos os dias e nada. Já pedi pra eles ligarem pro hospital, mas eles dizem que tem que esperar. Eu não posso ligar pro hospital porque eles não te dão nenhum numero de exame, nenhum protocolo. Então estou aqui, sem saber o que fazer, esperando. Me parece que o negócio vai ser mesmo esperar, mas porque é que já não avisam na hora que você faz o exame, assim como fazem no Brasil, que seu exame fica pronto em 3 dias? Ou melhor, em bons laboratórios em SP, eles te dão um protocolo e você pode ver seu exame online, porque não aqui?

É a mesma coisa que a tal licença médica trabalhista. Na sexta, quando fui ao médico trabalhista, peguei um panfleto que explica as regras da licença médica. Aparentemente é esperado que eu fique em casa e que se precisar sair por algum motivo, tenho que notificar o departamento médico da empresa. Minha médica me pediu para eu tentar andar um pouco por dia, se eu me sentir mal, pra levar alguém comigo. Pergunta pro médico da empresa: preciso ligar pra cá cada vez que eu for dar uma andada de 10 minutos ao redor do bairro com o meu marido? E ele: ahn... ehhh... hmm... não, vou avisar a seguradora (que pode mandar alguém checar) que você estará fazendo fisioterapia todos os dias. WTF?

Como se diz, aprendendo e vivendo. Tomara que eu só tenha piripaque e vá pro hospital quando eu estiver de terninho, maquiada e de saltinho, porque assim eu não pareço uma estrangeira qualquer. E há que se ter um smartphone pra, na sala de espera, googar seu diagnóstico pra saber o que perguntar pro médico e sugerir seu próprio tratamento ( como eu fiz ). E, durante sua recuperação, é se pegar a todo e qualquer serviço de entregas online, ou depender da persistência do marido pra procurar lentilhas marrons e não verdes no supermercado, ou trazer o creme-fraiche correto e não o baratinho em copinho.

Bom, tcheu voltar pra minha convalescença que a Oprah me espera!

5 comentários:

Eliana disse...

Que estranho o seu exame não ter ficado pronto. Eles não deram uma razão? Bom...vc pode sair de casa, sem precisar relatar todos os seus passos. Se viajar ou sair da cidade, vc tem que avisar o motivo, mas isso se vc se ausentar por dias.Pode ser que alguém te ligue pra saber como anda a sua recuperação e que vc seja convocada para um perícia, dependendo do tempo de sua licença. No mais, espero que esta coisa aí com o resultado saia logo e que esteja tudo bem. E fique bem!

Jaboticaba Preta disse...

É por essas e outros que eu me recuso a falar em holandês com os profissionais da saúde daqui.

Torcendo pela tua rápida recuperação.

Alice disse...

Não falei que ela não teve paciência por causa da sua falta de proficiência no holandês, e sim que foi um caso de problemas transculturais duplos (dela e seu), o problema ocorreria em inglês também.

E quanto aos resultados laboratoriais, eles são SEUS. Com seu sobrenome e data de nascimento o laboratório (telefone geral do hospital, pedir para falar no setor) manda uma cópia para você (por fax com certeza e alguns laboratórios, por e-mail).

Adriana disse...

Fia, ficar doente aqui é um c. Vc coloca a coleira no pescoço e dá uma certa distância...eu tenho medo até de ir na rua. Ando com o telefone na mão no caso deles ligarem e eu tiver que ir no banheiro. Pq depois, se recebe até papelzinho oficial dizendo que vc está sempre errada! tja...

S. W disse...

E vai comentar com o holandes que o sistema no Brasil funciona melhor...