sexta-feira, abril 22

Sorria, em Dezembro você vai pra Bahia!


Ontem fez um dia lindo. Tive um dia super legal no trabalho, passei no mercado pra comprar umas guloseimas de páscoa, fui pra casa. Meu quintal é tudo de bom, fiquei ali estirada ao sol até as 18:30. O marido chegou, sentamos na frente da TV pra ver uns videos engraçados no youtube ( quem morar aqui na Holanda, procure ZAKJE no youtube ). Um franguinho cheirava bem no forno, os gatuchos estavam sentadinhos no quintal, meu marido do meu lado, e depois do problema de rins do Ty e do meu piripaque, estávamos ali juntinhos e todos bem de saúde. Que momento feliz.

Bonança antes da tempestade? Sei lá, e se for? Todo mundo vai ter problemas na vida, logo eu vou ter novos problemas, ficar se preocupando por antecipação porque? Ou então fazer como a minha mãe, que se não tem problema, arruma. Tô fora!

Estar bem e ser feliz, muitas vezes requer treino. Eu estou me treinando a ser feliz.

Minha mãe tem 3 irmãs mais novas. Duas delas sempre sofreram com orçamentos apertados. Muitas vezes meus pais tiveram que socorrer, que ajudar a pagar aluguel, e até mesmo eu, já adulta, muitas vezes fui ao mercado comprar comida pra colocar na geladeira deles. O que eu gastei nunca me faltou, familia é pra isso, e o que eles não nos ajudaram monetáriamente, o fizeram de outras formas.

Minha mãe sofreu ANOS pensando no futuro dos meus primos, os sobrinhos dela. Chorááááva de soluçar, falando que se já não era fácil pro meu irmão por exemplo, engenheiro formado, arrumar o primeiro emprego, imagine meus primos, que nunca iriam poder entrar numa faculdade…

Olha, foi tanto sofrimento, tanto chororô, e olha lá, os 4 primos ou já estão formados numa faculdade, ou estão em vias de. Não estão nadando na grana, mas estão lá começando a vidinha deles, um com carro, o outro vai casar, o outro tá noivo, e a vida tá bem felizinha lá praqueles lados.

E minha mãe tá feliz? Claro que não, agora ela tá infeliz porque minhas tias, que estão também mais velhas, estão todas doentes… inclusive ela aliás… Não tem jeito, quando a pessoa é assim, vai morrer assim. Ou não, porque eu me recuso a deixar a preocupação com a vida alheia acabar com a minha vida.

Aliás, deixa eu contar uma coisa até engraçada pra vocês. Por parte da minha mãe, são 4 irmãs e dois irmãos. Dos 6 irmãos, todos levaram suas vidinhas normais, com seus perrengues dentro do usual, menos meu Tio T. O problema do Tio T., como diz minha mãe, são os "tóchicos". Ha ha ha, eu dou risada. Ele bebe pra caramba, e desde os 16 anos é chegado num cigarrinho do capeta. Tem até uma história que eu acho engraçadíssima: meu Tio T., ainda solteiro, se interessou por plantas numa época que ele estava trabalhando pro Uemura ( C&C hoje em dia ). Trouxe várias plantas pra casa da minha avó. Tinha uma, bem bonita, que só gostava de um lugar no jardim de trás, o Tio T. dizinha que era só tirar dali e ela murchava todinha a coitada. Meu tio viajou pra praia e minha vó teimou de trocar a planta de lugar, achando que com mais sol e mais ventinho ela iria ficar ainda mais linda. Toda orgulhosa, carregou a bicha do quintal de trás pro da frente, bem perto da calçada, pros vizinhos babarem na planta. Horas depois toca a campainha, é a polícia, foram minha vó e a planta pra delegacia. A planta era um lindo e verdejante pé de maconha. Ha ha ha. Claro que minha avó jurou que não sabia, e não sabia mesmo, meu tio não podia ser encontrado, minha avó dormiu uma noite no xilindró, mas o delegado teve pena e deixou ela ir embora, não sem antes torrar a planta.

Mas então. Meu Tio T., o manguaço e viajandão da família, é o único que não tem nenhum problema de saúde. Uma tia tem efisema pulmonar, a outra Parkinson, minha mãe artrite reumatóide terrível, e é estômago que dói, é coluna que desvia, menos com o Tio T., que pra dizer a verdade tá sempre razoavelmente "alto" ( de alcool ou de erva )  então mesmo que tenha alguma dor, ele nem nota ( e nem a gente ).

Não, não vou manguaçar e fumar, mas vou deixar as apoquentações pra lá e vou viver minha vida, e quando minha mãe vier me falar de problemas desse e daquele, e vou cortar logo, vou pedir pra ela me contar alguma coisa boa, algum fato legal.

E ó, vou pro Caribe viu! Lembram que eu queria tanto? Mas essa história eu conto outro dia.

1 comentários:

Mines disse...

Nossa Dri! A turma daqui sumiu na Pascoa hein?? É esse calor maravilhoso que está fazendo na Europa... aqui em cima chegou a fazer 23 graus!!!Passei pra te dar um oi! Adorei a história da vó...