quinta-feira, abril 21

Tô chocada!


Ontem eu tive uma reunião com um fornecedor brasileiro e depois da reunião estávamos falando de preço de casas e apartamentos, e eu fiquei chocada com a nova "modinha" da classe média brasileira.

O fornecedor disse que ele tinha uma casa em Maresias e a mulher queria que ele vendesse e comprasse um apartamento no Guarujá. Os filhos de 10 e 13 anos queriam que o dinheiro fosse economizado e guardado para uma viagem anual à Florida. A solução foi então comprar uma casa não no Guarujá, mas na Flórida!!! Ele me disse que vendeu a casa dele por 280 mil reais, era uma casa pequena, mas como os imóveis estão caros no Brasil ele conseguiu uma boa grana. Ele comprou uma casa em Clearwater na Florida novinha em folha por 90 mil dolares. O resto da grana ele aplicou para ajudar na compra das passagens aéreas anuais e alguns impostos que ele tem que pagar nos EUA.

O que mais me surpreendeu é que não estou falando dum milionário, mas uma pessoa normal de classe média, assalariado. Foi meio bizarro ele ali falando em como é descomplicada toda a transação, que a família toda tem um visto normal de multipla entrada, que agora um dos irmão vai comprar um apartamentozinho bem próximo da casa dele, que eles adoram o supermercado da esquina, que o vizinho é um velho meio surdo que vai vender um carrinho usado pra eles com milhagem super baixa, que as crianças querem aprender a ir de ônibus pra Orlando…

Agora vejam só, meu apartamentozinho em SBC de 65m2 está avaliado em 210 mil reais ( preço que um do andar de baixo foi vendido mês passado ), eu podia vendê-lo e comprar uma casinha nos EUA. Euzinha, pobre proletária…

Não sei se os EUA agora são um país de terceiro mundo ou se é o Brasil que virou de primeiro.


4 comentários:

Rydi disse...

O Brasil ter virado primeiro mundo é difícil, pois igualdade social continua grande, não é porque as pessoas que vc conhece, que lutaram, estudaram,trabalharam e alcançaram uma boa posição na sociedade conseguiram chegar à um certo padrão de vida que o restante também conseguiu ;). Agora que o EUA está em decadência, isso é verdade, mas ainda está longe de ser país de terceiro mundo, o Brasil está com uma inflação exorbitante, ninguém consegue mais fazer supermercado com os ítens necessários sem gastar muito, era Collor está voltando ;)

S. W disse...

Acho que diria o mercado imobiliario brasileiro está em ascendencia e o mercado americano em clara decadencia, porque olha com 90 mil dolares você não compra nada lá na zona sul de Sp onde meus pais moram, e sim eles moram ali em Santo Amaro, uns sobradinhos 90 metros quadrados na minha rua sendo vendidos por 320 mil reais. E dos 5 quando eu estava lá em 3 meses 3 foram vendidos. Eu me assustei com valor, ainda sou da epoca que 10 anos atrás a casa dos meus pais foi avaliada em 100 mil reais, hoje em dia deve estar por volta dos seus 300 também, já que é maior que os sobradinhos e bem melhor construida.

Eliana disse...

Eu já tentei entender porque tanta expeculação e não consegui. Dizem que tem a ver com a Copa do Mundo, as Olímpiadas. Não cola. Os imóveis e os novos empreendimentos estão pela hora da morte. As pessoas conseguem comprar porque conseguem financiamentos a perder de vista, consórcios, empréstimos. Tenho receio que isto vire uma Espanha. As pessoas vão se encher de dívida, o governo não tem mais como financiar o mercado e teremos uma crise instalada no país. Porque comprar algo com o salário apenas, o que deveria ser normal e possível, é missão impossível. Os preços no supermercados, tudo muito caro. Nas lojas os produtos importados com etiquetas chamativas e quando vc vai conferir de onde veio aquele casacão de inverno europeu, vc lê bem grande: FEITO NA CHINA. E tudo caro, muito caro!

Adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.