segunda-feira, agosto 4

Cadê o Stevie Wonder?

Quem é bonzinho, meiguinho, legalzinho feche esse blog agora e não siga adiante. Vou ser má, má, muito má. Então se você continuar a ler e vier me encher os pacovás depois é porque você é um babaca. "Teje" avisado.

Nós no Brasil temos essa idéia que não sei de onde vem, que europeu é sempre sofisticado, que vivem nos museus, estudam em faculdades famosas, até pra rezar vão naquelas catedrais e igrejas que a gente só vê em livro de história.

Canso, canso messsssssmo de ver brasileiro deslumbrado com a Europa, voltam de viagem cantando as belezas do lado de cá, falando nas chiques francesas, nas delícias culinárias italianas, nas noites espanholas e assim vai. E quanto menos conhecem mais deslumbrados são claro. Ah, eu fui assim um dia também, povo. Lesa da moleira.

Certos episódios da vida aqui chegam a fazer a gente rir de gargalhar ( ou chorar de desgosto ) da imagem pré-concebida que a gente tinha... Sábado fomos andar na nossa futura rua, 8 casas já foram entregues. Como eu já disse, tem 1 casa bonitinha e o resto está sendo "feita por eles mesmos", pelos moradores. Na primeira casa lá do início da rua, quatro adultos rebocavam o interior de uma casa, uns "acentando" a massa de direita pra esquerda, outro de cima pra baixo, uma mixórdia... E no chão, um bule elétrico, café instantâneo, um pacote de pão e um potinho de alguma meleca de passar no pão. Vários copinhos descartáveis com bitucas de cigarros pelo chão. Visão do inferno. Esse é o "chamá os cumpadi pra jogá uma lagi" dos holandeses. Pelo menos no Brasil rola um churrasquinho no final, aqui é aquele pão com meleca mirrado.

Duas casas pra trás, um cara e a esposa estão colocando um piso furrequinha no chão. Piso frio sem aquecimento por baixo, uns azulejinhos 15 X 15 bem Praxis, um branco um cinza. Eu sei que gosto é que nem forévis, cada um tem o seu, mas ninguém, a não ser o Stevie Wonder, gosta daquele piso. E eu sei que assim como nós, muita gente apertou o máximo a renda pra comprar a casa em construção, mas até um carpetezinho honesto ficaria melhor, e mais quentinho e aconchegante. Mas eu até perdoei o gosto suspeito do meu futuro vizinho, imperdoável é ele ali, sem cortinas, sem venezianas, a sala praticamente uma vitrine, de quatro e mostrando o rêgo. O cofrinho do Brad Pitt eu até ficaria feliz de ver, mas aquilo ali tava loooonge. Visão do inferno 2. Fala aí cumadre, você que ainda está aí no Brasil, já tentou visualizar europeu jogando uma lage mostrando cofrinho? Aposto que não!

Na última casa da rua, eu tinha visto um indiano pintando a sala, achei que ele era o morador. Sábado eu vi os moradores holandesíssimos branquelões, o indiano é um "faz-tudo", acho. Enquanto eu achava que o indiano era o morador, eu até entendia a cor da sala de estar, mas agora... Gente, a sala é amarelo ovo. OVO. Não é amarelinho, beginho, é amarelão, ovão... De novo gosto é que nem forévis, de novo só o Stevie Wonder gostaria da cor, eu sei, eu sei. O pior é que por dentro os batentes da janela são branco, mas através da janela você vê o amarelão de dentro e os batentes são verdes por fora, fica uma bandeira brasileira!!! Aí, como a breguice impera, neguinho vai colocar um monte de vazinhos, bibelôs e plantinhas no batente da janela pra quem passa ver. Ou ainda pior: vela. Vela juntando poeira. Ecahhhhh.

É por isso que eu nem me avexo mais com as minhas breguices decorativas. Estou até pensando em colocar um aqueles infernais "sino dos ventos" ou sei lá como chama aquele treco cheio de penduricalhos que faz barulho quando venta. Aquilo já é brega no Brasil, perdoável com numa casa de praia tilintando à suave brisa marítima, mas chacoalhando furiosamente nos vendavais holandeses é de amargar.

Eu confessei minha breguice decorativa, o que faria o Nate da Oprah querer morrer de catapora. Agora confessa aí, o que você tem na decoração da sua casa que não merece sair nas páginas da Casa Claudia?

10 comentários:

Anônimo disse...

Os badulques que fazem barulho tem o apropriado nome de 'espanta-espíritos'... rsrsrsrsrsrs.
Quanto à decoração...A minha casa é um horror. Nunca poderia sair na Casa Cláudia.
beijos
Adriana

Anônimo disse...

Oi Dri,
To morrendo de rir do "chama os cumpadri pra joga uma lagi" versao holandesa!!! Seu post ficou muito engracado!!! As vezes me pego rindo tb com estas comparacoes...e minha conclusao e que nos sabemos melhor unir o util ao agradavel como vc mesma disse: pelo menos no final do nosso mutirao sempre rola um churrasco, mas aqui e cafe mesmo com pao e geleia :-(...cada povo com a sua mania ne??
Beijo,
Daniela

Anônimo disse...

kkkkkkkk, estou morrendo de rir com o post! Sofisticação na Holanda, donde??? Essa casa amarelo ovo foi de lascar mesmo! E isso também me intriga aqui, tem gente que bota a selva amazônica e um monte de tranqueiras junto na janela. Pra quê, meu Deus? Umas duas plantinhas bem escolhidas e um ou outro objeto bonito sim, mas eu já vi brechós inteiros na janela, aff...

Laura disse...

A minha breguiçe tb termina do no mensageiro do vento... ou espanta-espirito.

Mas o mania de coisa colorida que esse povo tem, o cunhado ja nos presenteou com um abajour vermelho bordéu e uma cafeteira amarela gema, espero que o proximo presente num seja uma lata de tinta, pq tenho até medo da cor que vai vir.
Abraços

Anônimo disse...

Acho que eu sou má... porque eu chorei de rir com a sua descrição dos holandeses "fazem-tudo"!!
Uma das minhas breguices foi comprar uma mini árvore de Natal, do tipo baratinha e descartável, nas lojas Americanas e deixá-la até março exposta na sala (para agora deixá-la no escritório... "longe das vistas das visitas")!

Mines disse...

Minha filha... a coisa por aqui é meio parecida em se tratando do fazer tudo sozinho... quando eu digo, vamos chamar alguem pra fazer, o sueco se adianta e diz "Imagine onde ja se viu!? Eu faço sozinho" E pela experiência que tive uma época, logo que cheguei aqui, que tive que lavar louça DOIS MESES na pia do banheiro, pq o faz-tudo aqui de casa estava fazendo a cozinha... Hoje em dia eu nem invento mais moda! Fica do jeito que tá até a gente mudar de casa (tenho essa esperança)
Quanto à decoração aqui, a maioria faz tudo IKEA mesmo. Mas as vezes pinta uma parede preta, vela preta... vermelha... umas coisas viu? To fora!
bjus!
Mines - Sweden

Anônimo disse...

Um varal que com roupa ou sem roupa vive aberto no meio da sala de estar - que por sinal não tem cortina - e que todos os vizinhos do condominio veem qdo esperam o portão da garagem abrir ou pior, qdo estão na piscina. Ou seja, domingão todo mundo ve minhas calcinhas de encolher barriga!

Mas eu juro que qdo tem visita eu jogo tudo dentro do quarto e finjo que tá tudo bem.

Anônimo disse...

Aqui na casa nova de cafonice não tem nada, até porque não tem praticamente nada exposto, fica tudo dentro de armários e estantes. Praticamente nem precisa tirar pó, o que eu acho ótimo.

Mas os vizinhos... Socorro. O do andar de cima tem luz azul por trás do móvel da televisão. O de baixo tem anões no jardim - vários. Mas a peça campeã de cafonice na Itália são as cortinas antimoscas que neguinho pendura nas portas que dão pra fora. Parecem uns cabelos, algumas parecem uns limpadores de garrafa compridos, sabem, algumas são de miçangas, e quando você passa aquilo gruda em você, prende no que você está carregando, é uma coisa de louco. Além de serem horrorosas, claro.

Ana disse...

eu tenho um sino desses de vento ("chinês") e um gato também "chinês" daqueles pra chamar dinheiro, colocaria na casa craudia sem problemas :-)

Anônimo disse...

Ai que delícia, só vi este post hj, melhorou meu dia!!

visão do inferno!!

corredaimenina!!

bj
Mônica Peres