segunda-feira, agosto 25

Low Cost - High Bost*

A Marcita ( blog aí do lado ) fez um post sobre a queda do avião da Spainair e os vôos low cost, deixa eu dar aqui meu pitaco.

Esse ano, um pouco antes de irmos de Ryan Air para a Itália, vimos uma reportagem na CNN sobre a terceirização da manutenção das frotas aéreas. A matéria mostrava como essas empresas low cost estão reduzindo seus custos transferindo as grandes revisões para países "low cost", como Turquia, Marrocos, Eslováquia, onde muitas vezes os funcionários não tem o nível de treinamente que um europeu teria. Ficamos sinceramente preocupados.

Nossas passagens para a Itália já estavam compradas, e sinceramente, no nosso caso, a vantagem principal era sair do aeroporto de Eindhoven, porque fora essas promoções sensacionais, nem sempre o low cost compensa tanto assim. O vôo Amsterdam-Milão custaria, se reservado com alguma antecedência, 192 euros por pessoa. O Ryan air, saía por volta dos 90 euros, ou seja, com o preço da KLM dava pra comprar os dois tickets na Ryan Air e de quebra sair aqui da esquina.

Paguei os 90 euros? Bah, acabou saindo 150, veja porque:

- Você quer acordar 3 da manhã no seu último dia de férias para pegar o vôo? Eu não. O vôo era as 6, check-in às 4, entre acordar, pagar o hotel e ir de taxi pro aeroporto, você tem que acordar as 3. A maioria dos vôos low cost em esses horários esdrúxulos. Mudei pra um vôo mais tarde e a passagem foi pra quase 110 euros.

- Inventaram um tal priority pass, que custa 10 euros por "jornada". Como não tem lugar marcado, já imaginei que muita gente iria pagar essa taxa e só sobrariam os lugares bombom de alixe. Paguei e cada passagem foi pra 130 euros.

- A passagem não dá direito a NENHUMA pagagem, só a de mão. Eu e Bart nunca viajamos só com bagagem de mão, principalmente pra passar duas semanas, uma na praia e uma na montanha. Adicionei bagagem e as passagens foram para 160 euros. Ainda mais barata que a KLM, mas pouco mais barata.

Aí vem o vôo em si. Sentem que lá vem história.

No aeroporto, tem 1 guiche de check-in, e se você tem mala pra enviar, tem que fazer o check-in "in loco" e não via internet. As filas são enormes. Perdemos ali mais de 1 hora.

Metade dos passageiros eram holandeses e a outra metade italianos, os dois piores tipos de viajantes. Os holandeses, cuja mão se vaquisse só é superada pela ansiedade de embarque, pagaram TODOS o tal priority pass, e a Ryan Air não organizou um portão de embarque separado, então ficou aquele bolo de gente abanando o cartãozinho amarelo e o funcionário lá na frente esgoelando que só os passageiros com o cartão amarelo deveriam formar fila, mas não dizia onde.

Os italianos, igualmente ansiosos, e sem entender que raios de bilhetinho amarelo era aquele que os holandeses chacoalhavam, e sem entender uma palavra em inglês, iam ficando cada vez mais nervosos e cada vez empurrando mais. Cena de filme.

O embarque começou. Eu sentei numa poltrona do corredor, Bart em outra poltrona do corredor na fileira do lado. O povo que não quis pagar para despachar a mala tentava socar as malas no compartimento, metade não coube, aí vem a "aeromoça" e tenta mais um pouco, até que decide que a mala tem que ir pro porão. O passageiro mão de vaca choraminga, mas ganha um bilhete pra pegar a mala depois e uma conta que será cobrada durante o vôo. Drama.

Aí entra uma mulher do meu tamanho ( eufemismo: fofa ), com um bebê que tinha dentes e andava, e resolve sentar ao meu lado, na poltrona do meio, já que a poltrona da janela já estava ocupada. Eu, sem entender, digo que ali não dá, onde ela colocará o bebê, achando que o bebê também tem um assento, claro. "Ele vai no meu colo". Ali. Do meu lado. Naquela poltronina de 43 cm de largura. Não, respondo, tem mais lugares para trás. A mulher engrossa, o comissário vem. Olhou pro tamanho da minha bunda, pro tamanho da bunda da mulher, pro tamanho da bunda da creonça, convenceu a mulher a ir sentar lá atrás, onde havia uma cadeira vazia pra creonça.

***** Pausa apelativa: você, orgulhosa mamãe de um fofo bebê. Quando você comprar sua passagem, e a do bebê for de graça ou 10% do valor da passagem, leia as letras miúdas. Você pode reservar um berço? Seu bebê tem direito a um assento? Em caso negativo, e na maioria das low-cost o bebê não terá direito a nada, só a colo, pague uma passagem à parte pra creonça pelo-amor-de-jesuiz-cristinho. Seu bebê não merece ser sacolejado, com os ouvidos doendo pela pressão, todo apertado pela cadeira da frente, até o destino. Você não merece ( ou de repente merece, sei lá ) ir com aquele bebê irritado, fazendo manha, vôo a fora. Mas o principal colega, é que nós que não temos nada a ver com o problema, não merecemos pagar o pato. Se você não tem grana pra pagar a passagem a mais, fique em casa colega, vai passear na sua cidade, viaja de carro, sei lá, mas tenha um pouquinho de bom senso e classe! ****

E aí vem sua oportunidade de me chamar de esnobe metida. Gente, o nível do povo que viaja nesses vôos! Depois de passar pela segurança, na sala de espera, há um "grab and fly" como o do Schiphol. É uma cafeteria bem bonitinha, que num canto meio separado do café tem aquelas geladeiras com lanchinho, suquinhos, água, etc. Vai o caipira lá, e aqui até caipira fala inglês, e lê "grab and fly", ele pegou uma coca, um sanduba e foi embora. A menina do caixa vai atrás: meneer, o senhor não pagou! Como assim, não paguei, não é grab and fly, não é de graça? Eu e Bart abafamos o riso. E aí o cara já tinha aberto a Coca, e dizia que não tinha dinheiro pra pagar, nem cartão do banco, foi o fuzuê.

E os BANDOS enormes de adolescentes desacompanhados? Vão falando alto, cantando, jogando PSP. Viação Cometa é mais chique.

Resumo da história: Ryan Air no more. Eu fico me coçando com as promoções quase de graça da internet, mas concordo com ele que é estresse demais. Agora tenho que planejar minha férias "baratas" sem contar com low cost.

15 comentários:

Silvinha disse...

RyanAir é a pior de todas! Easyjet até parece normal qdo eu penso na Ryan. Mas o stress do embarque, do povo se amontoando é dose (na França, pelo menos, aqui na Alemanha costumam ser um pouco mais civilizados).

Eu sempre achei italianos legais. Até vir p/ a Europa. é o pior tipo de turista! Ô povo grosso!!!

Lulu das Candongas disse...

Já vi até adolescentes jogando comidas um no outro em voos da Ryanair.
Isso sem contar que em aeroportos pequenos já tive que sentar no chao, porque nao tinha numero de cadeiras suficiente.
Mas eu acho que vc esqueceu de contar uma coisa hilária: como não tem cadeira numerada, você reparou que o pessoal corre para pegar o lugar e sobem as escadas do aviao como se fossem para uma luta de vida ou morte?
Pobre tem é que morrer!

Anônimo disse...

Ja' foi o tempo que dava pra viajar com a Ryan. As taxas extras (bagagem, embarque prioritario etc) que eles adicionam sao tantas e os horarios tao chulé que realmente nao rola mais. So' fomos pra Barcelona com eles porque o aeroporto é aqui do lado de casa, e o horario era OTEMO (tudo isso por 20 euros por cabeça, nega). Pra ir a Paris em outubro vou de Vueling, o dobro do preço mas o horario é excelente, e desce no CDG e nao naquele horror do Beauvais. Também nao tem direito a bagagem, mas eu sempre viajo com pouco, nao esquento.

Mas o pior da Ryan é realmente o publico. Ainda mais saindo da Italia, porque os italianos sao umas malas, falam alto e o TEMPO TODO, ainda tem aquela mania idiota de aplaudir na aterrissagem, sao mal educadissimos. Provavelmente nao voaremos mais com eles (a Ryan), a nao ser que abram mais rotas saindo aqui de Perugia.

Ah, Dri, presta atençao no portugues, menina, é assento e nao acento! Assento é onde voce senta e acento é aquele grafico :P

Anônimo disse...

Mais um post maravilhoso... adorei o "um bebê que tinha dentes e andava", mais hilário impossível!
Ninguém merece mesmo, filho dos outros ao seu lado no avião. Uma vez eu tinha conseguido um assento maravilhoso, daqueles que não fica ninguém na sua frente, e me vem uma com o nene no colo e me pede pra trocar de lugar com ela, disse uma redondo NÃO, ai o meu vizinho trocou e foi parar la no fundo do avião, na cadeira do meio. E euzinha tive que aguentar o bebe chorão ao meu lado!
Beijos

Anônimo disse...

Dri, acho que tive sorte mesmo pois às poucas vezes que viajei de Ryanair foram ótimas: Barcelona e Roma, foi super civilizado e na época ainda se podia levar bagagem normalmente. A Easyjet é low cost mas ainda um pouco mais cara mas vale a pena pois pelo menos às vezes que viajei com ela foram ótimas. A "falecida" Virgin Express também é muito boa, virou agora Brussels Airlines, é um pouquinho mais cara mas se comprar com atencedência dá para achar com valores bem legais saindo de Bruxelas e com bagagem incluída. E tem algumas novas que voam para Barcelona como a Vueling e Click Air (saindo de AMS) que eu nunca experimentei mas amigas minhas já viajaram com elas e adoraram. As duas possuem preços bem em conta. Uma dica prá você que mora longe seria dormir em algum hotel no Schiphol que dá direito a estacionamento grátis ou parar o carro no lang parkeren.Em Bruxelas tem o Car hotel, também bom e barato. Beijos,Marina

Anônimo disse...

Cheguei a mesma conclusao qdo fui a Bruxelas: tem Ryan Air perto da cidade onde eu moro (40 minutos de trem e custa 10 eurecos) mas juntando o que eu teria que gastar pra ir e voltar de trem, mais o preco da bagagem, mais o preco do shuttle qdo chegasse em Bruxelas (pq o aeroporto era na pqp) eu acabei indo de Lufthansa, que foi um pouco mais cara mas saiu direto do aeroporto de Toulouse, e eu tenho a sorte de trabalhar a 5 minutos de carro do aeroporto.

Chorei de rir com a parte que vc comentou do colega olhando pra bunda dela, pra sua e pra da creonca... d+!!

Anônimo disse...

Post de utilidade pública. Bom saber das dicas, suas e das "comentaristas". A cena com a criança deve ter sido engraçada...realmente uma novela. Boa semana!

Mines disse...

Dri... "bombom de alixe"... foi demais! to rindo até agora!!!!
vai entrar pra minha listinha!

Anônimo disse...

A melhor foi quando cancelaram um vôo saindo de Shannon ( Irlanda) para Barcelona por defeito do avião, e não tive direito a pegar outro vôo, nadica de nada, só consegui compensação por seguro de viagem...ou seja, minhas férias acabaram ali, viajei em outra data mas o barato sai caro mesmo em se tratando de Ryanair. O chefão da empresa, o tal de Michael O'Leary, é o CEO mais casca-grossa que já vi na minha vida. Aqui na Holanda não sou tão dependente de Ryanair como eu era na Irlanda, ainda bem.
Não quero soar macabra aqui, mas tenho a impressão de que esse acidente da Spanair não será o primeiro do tipo, pois com esse petróleo caro as empresas vão reduzir custos de outras maneiras. Se eu pudesse só andaria de trem.

Anônimo disse...

Eu nunca voei de Ryanair, mas voei na Easyjet, Air Berlin, Germanwings, SkyEurope e a única que eu pensaria se voaria novamente é a Easyjet porque não tem lugar marcado. Consegui ser das primeiras a embarcar, mas até vi uma senhora cair e todo mundo continuar a correr, nem paramos para ajudar, ou perderíamos o lugar. Em todas as outras sempre tive lugar marcado e nunca tive que pagar pela bagagem! Mas, como disse, se comprar pelas outras com antecedência, pagamos quase o mesmo preço de uma low cost. Por isso tenho me programado mais cedo para conseguir voar de TAP.

Anônimo disse...

O parágrafo entre asteriscos está um luxomaravilhoso!

Sou mãe mas sou "pessoa", passageira e ser humano.
Essas pessoas que fazem estas coisas não estão fazendo em prol da "maternidade" or whatever, mas som por sua individualidade, egoismo e egocentrismo.

Bebê deveria passar por psicotécnico antes de fazer viagem aérea. vai fazer um vôo de 12 horas, noturno, com um bebê de 5 meses chorando de desconforto!!!

E quem é mãe, com o "verdadeiro" amor maternal, sabe quão desconfortável é uma viagem de avião para os bichinhos - é só por necessidade messsssmo.

Depois, que "luxo" é esse colega?
Dizer que levou o filhotinho de 15 meses pra passar férias em Ibiza?

Pleeeease!

bj e mais uma vez boa sorte na venda da casa,
Mônica Peres

Laura disse...

Minina, mas o cara viajando sem nem a grana do refri foi muito....

vc viu que teve um aviao da Ryanair que deu pane, despressurizou e tem uma galera no hospital??? Acho q depois dessa muita gente vai desistir da operadora.
Abraçoss

Lulu das Candongas disse...

E isso aqui: http://tv.repubblica.it/copertina/germania-aereo-in-fiamme/23379?video
que aconteceu numa companhia low cost ontem?
Que medoooooooo

Anônimo disse...

E acabou de dar na TV que a Ryan esta' pensando em eliminar os coletes salva-vidas - o motivo oficial eu nao ouvi direito, mas é logico que é pra deixar os avioes um tantinho mais leves e poupar duas gotinhas de combustivel...

Anônimo disse...

bala de alixe, bebe de dentes, voce se supera a cada dia Dri!Estou rindo ateh agora com sus estoria este post...
Aqui na Australia tem a Tiger Airlines que eh low cost e que de vez em quando tem uma promocao boa...Boa pros 3 porquinhos!Na minha a e ultima viagem com eles, tinha um rasta do meu lado, com o cabelo fedendo a meia suja, misturada com alho e descalco!!!! Alem logico, dos trezentos casais de velhinhos comendo banana e sandwiches trazidos de casa...Oh low cost do cao!