sexta-feira, agosto 1

Você é um bom "faça você mesmo"?

Aqui na Holanda, eu não sei se a razão é os altos preços da mão-de-obra especializada, ou se é porque eles são canguinhas mesmo, ou metidos a sabe-tudo, mas é impressionante como eles se metem a fazer reformas e "ajeites" nas casas. E não pensem que é só uma pintadinha aqui, uma prateleira ali, eles refazem banheiros, colocam piso de madeira, até cozinha instalam.

Por conta dessa "mania" nacional, uma miríade de programas afins passa na TV. O "eigen huis en tuin" ( jardim e casa próprios ) mostra um timezinho fazendo reforminhas, uma estilista, um jardineiro, um faz tudo, e mostram como tudo é simples, fácil e rápido. O detalhe é que eles, além de ser profissionais, tem um time imenso de ajudantes, que quase nunca aparecem nas cameras, dando a impressão que os caras fazem tudo sozinhos.

Tem um de jardins, um cara que tem fama de tarado aliás, vai na casa da pessoa e faz um jardim maravilhoso, às vezes até com "cozinha de fora", sauna, essas coisas de gringo. Bart sonha em escrever uma cartinha e ganhar um jardim.

Mas o que mais me horroriza mesmo, é um que se chama "Hulp, mij man is klusser" ( Ajudem, meu marido é faça-você-mesmo ). É sempre uma esposa cujo marido começou a fazer alguma coisa na casa mas não terminou. Mas não pensem que é a fulaninha puta porque o cara não pintou o hall de entrada, é coisa grande, como o banheiro que está a 8 anos no cimento, ou a cozinha que está a 3 anos sem chão, teto ou parede, umas coisas escabrosas. E sempre passa a mulher se acabando de chorar ( isso pra um holandês é a morte, chorar em público ), a casa inteira toda empoeirada, o apresentador indo lá pegar o marido no trabalho, perguntando pros amigos: você sabia que o banheiro dele só tem um toilete no cimento e nem ralo no chuveiro tem?". Um dramalhão mexicano pros padrões daqui. Eu amo. Xingo o cara, xingo a mulher ( quem fica 8 anos sem um banheiro, a casa toda empoeirada, e não contrata alguém pra terminar ou dá a bota nos fundilhos do marido? ), me divirto. O Bart ODEIA o programa, culpa no cartório eu diria, já que ficamos 2 anos sem rodapés.

Quarta-feira fui lá na casa nova, as 8 primeiras casas já foram entregues. Eu estacionei ao lado da nossa casa e fui andando na rua, e os vizinhos vieram conversar comigo. Eu vi várias casas sendo pintadas, arrumadas pelos moradores, só 1 já mora na casa, e está tudo prontinho, até o jardim já está feito, eu perguntei como eles conseguiram aprontar tudo tão rápido, a resposta: contratamos uma empresa, em 4 dias a casa estava pintada, com piso, jardim, até cortina e lustres eles penduraram.

Naquele momento eu invejei aquela mulher. Porque esse é um defeito do meu marido: ele não faz, e não quer pagar para fazerem. Na minha casa atual, só agora que a agente imobiliária intimou, rodapés e lustres foram colocados. E o pior é que eu nem posso fazer eu mesma, ele coloca defeito em tudo! Talvez se minha casa estivesse bonitinha como está antes, nós nem quiséssemos tanto mudar para outra casa.

Eu estava toda felizinha que Bart concordou em contratarmos uma empresa de mudança profissional. Ele concordou também e mandarmos colocar o piso. Mas claro que ele ía ter que estragar a brincadeira...

Quando fomos ver a cozinha que vem na casa, assustamos com o preço, saímos da loja desanimados. Fomos direto pro Ikea, pois adoramos as cozinhas de lá. Na época, o único impecilho era ter que montar a cozinha nós mesmos, e que boa surpresa ver que agora a IKEA tem serviço de montagem de cozinha, assim você recebe tudo prontinho e com garantia de 15 anos. Combinamos que nossa cozinha será IKEA, do jeito que a gente quer, com tudo que temos direito. Incluímos cestinhas rotatórias, prateleiras de puxar, ficou uma tetéia de cozinha. Eis que agora, quando vou pegar o telefone da empresa de montagem, Bart estranha: "pra quê, nós vamos montar nós mesmos!". Gente, eu achei que eu fosse desmaiar de raiva. Agora imaginem, os dois trabalhando período integral nos nossos empregos, invernão ( a casa vai ser entregue em novembro ) anoitecendo cedo, a gente com 1 mês pra deixar a casa pronta para morar, e os dois lá, se matando pra montar a cozinha. Disse não e pronto. Não vou discutir, não vou brigar, simplesmente não e pronto. Ele está putíssimo comigo, mas eu não arredo o pé. Você pode pensar que economizaríamos rios de dinheiro, mas sabe quanto custa a montagem? 900 euros.

E é isso que eu não entendo. Ele faz drama pra pagar esses 900 contos, e prefere camelar semanas montando móvel, tudo dando errado, não encaixando, ao invés de simplesmente chegar e ver tudo montado. Entretanto, topou numa boa ir 1 mísera semana pra um hotel na Grécia pagando 1800 contos, o dobro da cozinha! Me digam, vocês conseguem entender? Eu não.

Mas isso cansa, meu povo. Porque para tudo é um parto, para tudo é uma briga, vai tudo a passos de tartaruga. Demoramos 2 anos para comprar as cortinhas porque não concordávamos no modelo. Acabei cedendo e compramos a que ele quis, do jeito que ele quis, da cor que ele quis. Eu queria persianas horizontais, ele queria cortininha de pano, branca transparentinha e marrom por cima. Ficou bonito do jeito dele, mas agora está lá, as cortinas brancas desfiadas porque os gatos tentam pegar mosquitinhos e acabam as arranhando, e as marrons cheias de pêlos super visíveis, já que os gatos são brancos. Pagamos uma fortuna, mais de 500 contos, e agora ninguém vai pagar nem 100.

Olha, até a casa nova estar do jeito que queremos, vou arrancar os cabelos, vai ter muita briga, muitas lágrimas, muito desgaste. Mas uma coisa vou dizer, eu aprendi minha lição, é melhor quebrar o pau uma vez mas contratar o profissional, do que evitar o pau e ficar lá 3 anos sem um rodapé, sem um lustre.

Adriana vai já colocar as luvas de box e se encaminhar pro ring, tomara que sobrevivam todos, ela, o marido e o casamento.

9 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Dri,
Acho super q vc esteja discutindo de igual p igual com seus colegas, fornecedores etc. Isso me da forca p continuar... Eu moro aqui ha 2 anos e meio, trabalho em um banco com fdos de investimento, mas tenho q admitir q está sendo um grande desafio "discutir", expor minhas ideias e muitas vezes entender exatamente o q meus colegas querem dizer... Será mesmo q isso vem com o tempo? Sei q faco meu trabalho bem, mas nao consigo me sentir tao segura p enfrentar alguem como era no Brasil. Qual é seu segredo???? To curiosa ?
Abraco
Silvia - Alkmaar

Unknown disse...

Oi Dri,
Acho super q vc esteja discutindo de igual p igual com seus colegas, fornecedores etc. Isso me da forca p continuar... Eu moro aqui ha 2 anos e meio, trabalho em um banco com fdos de investimento, mas tenho q admitir q está sendo um grande desafio "discutir", expor minhas ideias e muitas vezes entender exatamente o q meus colegas querem dizer... Será mesmo q isso vem com o tempo? Sei q faco meu trabalho bem, mas nao consigo me sentir tao segura p enfrentar alguem como era no Brasil. Qual é seu segredo???? To curiosa ?
Abraco
Silvia - Alkmaar

Anônimo disse...

Realmente, trabalhando os dois, como vc disse, tem mais que contratar uma empresa pra fazer a cozinha, pelo menos!!! Eu tb não me conformo com esta mania deles de quererem fazer tudo numa casa. Quando sabem fazer (de verdade) ainda vá lá...mas tem aqueles que não sabem e acham que é facinho, facinho como no programa de TV...o mundo encantado da TV!

Anônimo disse...

Pois é Dri, no ambiente de trabalho, você defende bem o seu, então faça o mesmo em casa, pegue o telefone, mande o montador ir e pronto! Depois que ele ver o resultado e gostar, duvido que reclame. Montar cozinha sozinha é loucura. Só se meu marido fosse carpinteiro ou trabalhasse em construção eu confiaria. E agora ele já deve ter visto que cortina de peno em casa com gato é pedir para que sejam destruídas, melhor persiana mesmo. Você quer sua casa nova bonitinha, então tem que ser assim.

Anônimo disse...

Cara, tô aqui me mijando de rir com a descrição dos programas e com a maluquice do Bart. Eu já o teria estrangulado há muito tempo! ;) O Mirco tem muito jeito pra essas coisas de casa, e tem muitas ferramentas disponíveis também, mas quando a coisa é mais complicada ele não pensa duas vezes em pagar um fulano pra instalar. Cozinha é coisa séria! Basta uma cagadinha de nada pro armário não fechar direito ou ficar torto, pra água sair pelo buraco errado, ou pior, pro GÁS vazar e foder tudo. Não é que nem montar uma estante Besta ou Billy que até eu consigo! (fui eu que montei todos os móveis menores da casa; os marroquinos do Mirco ficaram com a parte pesada, tipo pendurar coisas na parede, armários pesados etc).

E não sei como é aí, mas aqui na Itália um bombeiro hidráulico tem que assinar um documento dizendo que instalou corretamente o gás e a água da tua casa, senão a prefeitura multa, exatamente pra evitar essas coisas DIY. Um vazamento de gás na minha cozinha porque eu fiz uma instalação tabajara sozinha pode explodir um prédio inteiro. Não dá pra brincar com essas coisas não.

Laura disse...

Voce descreveu perfeitamente a coisa aqui em casa viu.
O marido tem uma mania de que ele da conta, que me irrita tanto.
O IKEA eh a salvaçao dos moveis com preço bom, mas a parte de ter que montar consegue desestruturar qualquer um.
Boa sorte pra vcs e paciencia pra vc!

Juliette disse...

No meu primeiro casamento tinha um marido que nao fazia p---- nenhuma em casa porque nao sabia fazer mesmo. Agora tenho um que sabe fazer mas tem uma preguica que atrapalha todo o processo criativo e as coisas demoram muiiiito para terminar...tudo que ele inicia leva uma eternidade para ser concluido. Esta semana comprei tinta e pintei toda a area de servico que estava horrivel...o prazer de ver tudo limpinho, branquinho e resolvido em 2 dias da um prazer imenso. Bom, na verdade eu devo ter alguma coisa para aprender nesta encarnacao que eu ainda nao aprendi, entao Deus mandou um segundo marido que, assim como o primeiro, fica empurrando com a barriga tudo que precisa ser feito...talvez eu tenha que trabalhar minha paciencia.

Boa sorte e contrata o pessoal para montar a cozinha.

Abraco
Ju

Anônimo disse...

Dri, a sorte é que meu marido não sabe fazer nada e nem se mete a besta de tentar fazer.O nosso lema em casa também é Time is money, e não pensamos duas vezes para ter nossas coisas bonitas e arrumadas rápido.Tivemos problemas no início sim por causa dos gostos e dessa mania dos maridos holandeses darem pitaco em todos os detalhes ou móveis da casa mas agora quem tem a voz forte em casa sou eu. Eu não teria aguentado o que você aguentou, ainda mais ganhando o seu próprio dinheiro.Teria contratado alguém e só quando ele chegasse em casa é que iria ver.Garanto que ele teria ficado satisfeito com o resultado depois de pronto. Boa sorte na luta, vai com jeitinho que sempre dá certo.Beijos Marina Wildhagen