quarta-feira, agosto 27

Curtas nem tão curtas

Caramba, como o mundo é pequeno. Ainda mais o mundinho profissional de compras na Holanda. A empresa está pagando 1500 eurecas pro funcionário que apresentar um amigo que seja contratado para uma das vagas abertas. Adivinha quem veio fazer entrevista sexta-feira, com o meu diretor? A chinesa! Eu me torturei pensando no que fazer, até gosto e me dou bem com ela fora do ambiente de trabalho, mantivemos contato, nos falamos e trocamos e-mail, mas trabalhar junto de novo... Na dúvida, fui falar com o meu mentor, ele me aconselhou a falar com ela, explicar porquê eu não acho a vaga boa para ela. Começar por onde? Chinesa, você só quer viajar e o cargo requer pouquíssimas viagens? Chinesa, a vaga é super operacional e você "se acha" a deusa compradorística? Chinesa, só trabalhamos de terninho e você só usa cargo-pants? Bom, disse tudo isso a ela. E lavei minhas mãos. Lavei. O cara do RH sabe que eu a conheço, meu diretor agora sabe que eu a conheço, e não vieram pedir minha opinião, então eu vou é ficar na minha. E as chances são pequenas, ela pediu um salário estratosférico.

*

Terminamos ontem o cálculo da minha cozinha. Jesus. JESUS. J E S U S. A parte mais barata são os móveis em si, acreditem se quiser. Escolhemos Ikea porque achamos bonita, mas também pelo preço, que nos daria mais folga pra investir nos eletrodoméstico, mas sinceramente, viu! Disse investimento, porque serão pro resto da vida, pelo preço que custam. Hoje tem de tudo, e eu escolhi não por beleza, mas porque facilitarão minha vida. O "sugador de ar" é de ultra capacidade, 730 m3 - nunca mais terei armários gordurentos, e o filtro é de metal lavável, nunca precisará trocar, é só lavar de vez em quando. A geladeira tem nofrost e compartimento vitafresh, o que me permitirá ir ao supermercado apenas uma vez por semana, pois conserva saladas por até 10 dias, carnes por até 2 vezes mais que o tempo indicado. O microondas não tem prato giratório, é o motor que gira, eu poderei usar formas maiores, e é "auto limpante". A lavalouça é super econômica, e no modo biológico usa apenas 12 litros de água. O fogão é aquele lindão da Smeg, gas-gas, o que é mais econômico e me libera um "grupo elétrico" para mais tarde eu comprar um forno a vapor. E lá vai tutu...

Os tampos, escolhemos de granito, fácil de limpar e o principal: não risca, está sempre bonito. Mas tudo que envolve o granito é uma fortuna: o serviço de medir e montar é 500 tutus, temos que comprar 4,8 mt da pedra em si, a 300 tutus por metro. Cada recorte tem que pagar, como vamos ter fogão e geladeira não embutidos temos que pagar um monte de recortes. Para embutir a pia, são mais 400 tutus, e eles não cortam o granito pra você colocar a pia por conta, dizem que vai dar vazamento. Muito tutu colega...

Mas vai ficar linda de morrer. E eu pobre de morrer. Mas, o que me consola, é que estamos na casa dos 10 mil com tuuuudo que queríamos, o canto com uma super prateleira giratória que pode até ser puxada pra fora do armário, todas as gavetas com amortecedor, todas as portas com amortecedor ( nunca mais ouvir porta de armário bater é bomdimais ), os armários de cima até o teto, o canto de cima também com prateleira giratória, os eletrodomésticos todos da Bosch - os melhores e mais modernos, granito de cabo a rabo. Na loja "de marca" pagaríamos mais de 25 mil. Bah.

*

E me parece que vão entregar a casa nova dia 6 de outubro, 1 mês antes de que esperávamos. E até agora nada de vender a casa atual. Tudo bem que está somente a 9 dias a venda, mas que frio na barriga. Reza, muita reza nessa hora.

*

Vou dar uma diquinha culinária. No Lidl ( sim, no Lidl, pensam que eu vou só ao AH? ), estão vendendo um carneiro neozelandês congelado que é de comer chorando. Umas batatinhas cozidas e passadas de leve pela manteiga, uma saladinha da sua preferência, até o Gordom Ramsey iria se acabar. Com molhinho de menta então é de revirar os olhinhos.

Aliás, no mesmo Lidl tem camarões, na verdade lagostins ( Prawns ) congelados com temperos "provençal" num precinho bem acessível. Tudo o que você precisa é adicionar uma boa colherada de manteiga ao final do cozimento dos bichinhos, deitar seu macarrão preferido naquela "fritata", e correr pro abraço. E na hora de comer, cubro de rúcula. 15 minutos e parece comida de restaurante. Lambrusco ou Prosecco. Coma chorando.

E ainda falando do Lidl, na parte de carnes frescas eles tem o varkenhaas, não sei traduzir, na verdade é um pedaço do porco que nunca comi no Brasil. Parece aquele lombinho canadense defumado que a gente compra pra colocar no sanduíche, mas a carne é fresca. É um pedaço suculento e macio, meio carinho, mas vale a pena. Tempero bem um dia antes, com bastante alho limão e louro, faço na frigideira. Faço arroz branco fresquinho e sirvo com bimi ( um tipo de brócolis ) com alho. Supimpa.

*

Perceberam que além de estar com fome, estou com tempo sobrando, né? Na verdade estou esperando a cantina abrir pra comprar o café da manhã ( esqueci o meu em casa ) e não consigo me concentrar no trabalho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Adriana...

Ví o post sobre a venda de sua casa, creio que não será difícil, sua casa parece ser espaçosa e está super organizada. Aí me perguntei: será que eu que sou maníaca por limpeza (rsss)??

Quanto a montar uma casa e grande é super caro mesmo, fiz isso, e olha que foi no Brasil onde mão-de-obra não é tão cara. Mas, você começa colocando o melhor e não para mais... Hoje em dia quero uma casa de no máximo 3 quartos. Construí uma com 5 e hoje moram só meus pais, sem falar no custo de manutenção.

Quanto ao post anterior, licença maternidade ampliada no Brasil a Lei é bem escrita: ou seja, só vai funcionar se a empresa ou a empregada quiser, e, como vivemos num capitalismo "selvagem", se for bom para as empresas o incentivo fiscal, aí é que eles irão contratar.

No mais te desejo rápida venda e boas compras.

Anônimo disse...

Sim, as cozinhas na Ikea parecem baratinhas no papel, mas depois o preço sempre sobe, mas é como você disse, você fez uma bela economia para algo que vai durar vários anos. Eu fui hoje no Villa Arena ( um shopping de móveis tipo Lar Center em SP) e cada coisa cara! Se dizem que holandês é pão-duro, isso não se aplica às casas, alguém deve gastar um grana preta nessas lojas...
O Lidl é jóia sim, essa variedade culinária eu atribuo ao fato deles serem alemães, ou seja, um pouco mais crativos do que os supermercados holandeses. As carnes são boas, e a linha light deles também é ótima. É onde eu compro peru no Natal ( um dos poucos lugares que vendem) e eu prefiro os produtos de limpeza deles do que os mais caros de marca. E tudo bem baratinho.

Mity disse...

Ei, o Lidl tem umas batatinhas que nossa!!! Uhuuu

Zahir disse...

Oi Dri. Eu sou Luisa (zahir), tenho 24anos, vivo em Santarém e estou agora a acabar um curso superior.

Não sei como começar o que lhe queria dizer...

Independentemente de ser bom ou não ter um curso superior, eu estou com um problema.
Eu sei que parece estranho estar aqui a tentar pedir ajuda a uma pessoa que não me conhece e que nem conheço, mas é o desespero.

Passo a explicar:
Eu tenho um mano de quase 10anos, é uma criança espectacular, tenho muito orgulho nele, mas, como tem uma personalidade muito forte e é muito inteligente, na escola, consegue obter os melhores resultados que se poderia esperar, mas em comportamento é o pior... Por incrivel que pareça o João (meu mano) deseja muito internar-se no colégio militar, por sua vez a nossa mãe concorda, assim como o resto da família, por vermos que será o melhor para ele (uma vez que tem um espírito líder), o único problema é a mensalidade ser tão alta (à volta de 650€). Pois é, a minha mãe está desempregada e o pai do meu irmão diz não ter dinheiro para satisfazer caprichos do meu irmão. É triste quando um pai pensa assim.

Acho que já se deve ter perguntado o porquê de lhe contar tudo isto, e de que forma me poderá ajudar.

Pois bem, tomei uma decisão que me parece muito arriscada e ao mesmo tempo atractiva... isto é, lembrei-me que, como estamos em crise, poderia ir trabalhar para a holanda, a fazer o quê? não sei, só sei que faria qualquer tipo de trabalho (mesmo que nada tenha a haver com o meu curso) para poder ganhar o suficiente afim de conseguir pagar o colégio ao meu irmão.

É um criança, que sonha alto, e custa-me imaginar a decepção que vai ser quando lhe dissermos que não pode ir para o Colégio Militar.

Sei que ainda não respondi às questões... O que eu gostaria de lhe pedir, espero não estár a abusar, era que me desse a sua opinião, pois não sei a quem recorrer, e, se possível, que me informasse como estão "as coisas" por aí. Sei que vai muita gente de Portugal para a Holanda para ganhar mais dinheiro, e o que pretendia era uma orientação, uma opinão e quem sabe um conselho.
Estou um pouco perdida... Lembrei-me da Transbase do Lidl, tenho lá 2amigos meus, mas por azar não os consigo contactar para saber se estão a aceitar pessoas.
Não sei o que fazer... só sei que não gostaria de ver o meu mano triste e a desperdiçar uma oportunidade única
...

Obrigada pela sua atenção, gostaria muito que me respondesse mas, também, compreendo caso não o faça. quem sou eu para julgar alguém, afinal nem nos conheçemos.