domingo, março 20

Cada um é cada um, em casa ou em Paris

Dizem que política e futebol não se discute. Deveriam colocar turismo aí nessa regrinha.

Eu sempre começo minhas pesquisas de viagem no Tripadvisor, e com o tempo a gente aprende a separar o joio do trigo nas resenhas, e vai notando um padrão que se repete.

Os americanos são carentes, essencial pra eles é que o garçon ou recepcionista do hotel lembre o nome deles. As resenhas positivas sempre incluem nomes e mais nomes de bartenders, GO's, garçons que por tratá-los pelo nome os fizeram se sentir praticamente da família. Eu sempre leio essas resenhas e me pergunto: quem vai de férias pra memorizar nome de garçon, pelamordedeus?

Os holandeses, no tripadvisor ou vakantiereiswijzer, são a clientela menos exigente que eu já vi: bastou ter um buraco de água clorinada no chão pra filharada se banhar, uma cama razoavelmente limpa pra eles dormirem, tá tudo bom. É muito, muito comum você ver resenha de hotéis 4 estrelas e a holandesada estar elogiando e se surpreendendo que o hotel *** troca as toalhas de banho e limpa os quartos todos os dias!***. É, pra quem passou gerações acampando e depois "caravaneando" tem muito o que aprender.

Os ingleses, é só dar booze e fazer uns showzinhos de noite, e tudo tá beleza pra eles.

Os alemães são os que eu mais me identifico: são ultra exigentes com o quarto, com limpeza, com a qualidade das áreas públicas.

Os brasileiros também são um povo à parte. A turminha dos resorts tá aprendendo, mas ainda se deslumbram com pouco. Eles vão pra all-inclusive, pagam o dobro do que um europeu paga, e ainda se deslumbram quando lhes servem uma pratada de camarões. Aliás, com tanto camarão na orla brasileira, com oportunidades mil de comer camarões fritinhos deliciosos em qualquer barraquinha de praia do litoral brasileiro, de onde vem essa fixação com camarões? E daí, como pagaram os tubos no resort e o resort dá camarão "de graça", eles não saem do portão do hotel. Não importa se estão próximos daquela vilinha charmosésima, ou se estão ao lado de lindas piscinas naturais, casa gole d'água tomado fora do hotel é um gole de caipirinha ou guaraná que eles "perderam" do resort. O bugueiro em Porto de Galinhas até brincou: cliente de resort fazendo passeio de dia inteiro, só se for gringo mesmo.

E os brasileiros que fazem outro tipo de viagem são o que eu chamo de maratonistas. Não há turista-maratonista como o brasileiro. Eu mesmo já fui turista-maratonista. O maratonista é aquele que, livrinho em punho, anda non stop, de atração em atração, das 8 da manhã até o corpo não mais aguentar. Na última vez que eu estive em Londres, tinha um casal de brasileiros sentados ao meu lado, e ela lia um guia e dizia pro marido: estamos indo pra Portobello Road e diz aqui que é o melhor lugar para se andar sem rumo e absorver o ambiente de Londres, temos uma hora pra ver tudo. Kinda defeats the purpose, dontcha think?

Nem entre amigos recomendações dá muito certo, uma das comadres não gostou nadinha de Rhodes e eu e o marido adoramos!

Eu e o Bart não saimos de casa pra ir pra hotel "só pra dormir". Se não for pra ficar num hotel legal, fico em casa. Gostamos de all-inclusive porque ambos detestamos escolher restaurante, então no resort tá tudo ali te esperando, se for como o do México que tinha vários restaurantes a la carte sem reserva, melhor ainda. Sempre que aconselhável alugamos um carro já no aeroporto, assim não temos que ficar esperando por gentarada nos shuttles da vida e nem fazendo pinga-pinga de hotel em hotel. Na volta também podemos chegar ao aeroporto bem antes dos ônibus de transfer e pegar os melhores lugares. E com carro, a gente já viveu cada aventura!

Em Rhodos visitamos vilazinhas que produzem vinho e mel, andamos por ruelinhas medievais, vimos praias desertas. Em Creta pegamos uma via costeira esquecida do mundo, e dirigimos beirando o mar entre abismos ( eu quase morri de medo ). E assim foi também no Chipre, Fuerteventura, Mallorca, Mexico, e até no Brasil já saímos do aeroporto na Bahia devidamente motorizados.

Estamos agora pesquisando um destino meio maluquinho pras férias de maio. Claro que tem praia, e como aqui na Europa maio ainda é mês de mar gelado, acho que vamos cruzar o atlântico de novo. Embora seja um destino ultra comum aqui na Europa, é difícil encontrar informações mas abrangentes na net. Acho que o motivo principal é que americanos não podem entrar nesse país. Do Brasil, como a única conexão disponível é uma cara e com horários terríveis via Panamá, poucos turistas vão. Mas aparece sempre nas listas das 10 melhores praias do mundo.

Já adivinharam pra onde queremos ir?

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Sim, Cuba. E quem tiver dicas, ou conhece alguém que já foi, pode deixar um comentário. Estou pesquisando o Sandals, que é um hotel all-inclusive só para adultos, e tem mais, só para casais.

A única desvantagem é o vôo... senhor, 11 horas.

3 comentários:

Alice disse...

Meus colega,s vira e mexe, vão a Cuba, é moda no meu trampo. O povo ama! Por causa do embargo lá não tem muita coisa, portanto vá munida de tudo o que for precisar, de paracetamol a pilhas! E o povo do trabalho sempre leva livros infantis em espanhol e material escolar para doar para escolas e crianças. Pessoal DUBEM!

Adriana disse...

Xará... Toma só cuidado e verifica bem uma coisa: é que há resorts só para adultos e casais que são de swing, ok?
De resto, alugue um carro se puder e curta Cuba, que eu adorei quando fui, há muuuuuuuitos anos. A água é super-quente e mansinha. O povo é tudo de bom. Só tive pena de não ver coisas mais povão, em Havana, pq a polícia não deixa a gente curtir as coisas que são para os nativos. Por exemplo, nós estávamos num hotel ao pé de uma sorveteria super-tradicional (se não me engano, o nome era Copélia), e não nos deixaram ir lá. Se quiséssemos sorvete, tínhamos que ir até a Copélia dos turistas. Espero que esteja diferente.
Adriana

Vanessa disse...

Até q enfim tenho dica
eu já fui fiquei cinco dias em Cuba e depois fui a Varadero - A rede Meliá tem 3 resorts juntos (contíguuos) lá - um deles não é all inclusive e foi o que eu fiquei.. sai e ia a lugares de varadero comer qdo queria - o que eu fiquei é o que tinha um campo de golf. segundo os quesitos que vc dá importãncia - para mim todos eram 10 - não havia crianças no hotel tb - acho que pq eu fiquei no não all inclusive - agora cuba tem um lado meio punk - as pessoas te seguem na rua - édem as coisas - tipo sabonete - dizem que vão no seu hotel buscar - mas tem o outro lado - Caio coco e caio largo - mas vardero é top -