terça-feira, março 8

O gato subiu no telhado


Como eu já contei aqui, nosso Ty-ty continua doentinho. Ontem voltamos ao vet para a segunda de 4 aplicações de fluidos subcutaneos. Dessa vez foi o veterinário dono da clínica que nos atendeu, o que sempre cuidou dos meninos.

Quando estávamos dirindo pra clínica, eu disse pro marido que eu gostaria de ouvir dele um prognóstico realista: tem X por cento de chance dele se curar, dele viver uma vidinha normal. A veterinária foi meio vaga na sexta-feira, e disse que se o tratamento for bem sucedido ele ainda vai viver muitos feliz e contente.

Então quando eu perguntei ao veterinário se ele podia ser mais específico, ele nos disse: olha, ele teve um mal começo, a uréia no sangue está altíssima, tudo vai depender de como ele vai reagir ao tratamento, mas 80% do rim dele tá morto.

E a gente ficou lá, com cara de desespero, cara de sei lá o que. E holandês não tem meio termo é 8 ou 80, a veterinária na sexta foi super vaga ( talvez querendo nos poupar um pouco ), já o veterinário ontem já foi direto falando do worst case scenario sem dourar pílula nenhuma. Talvez o Joaquim devesse explicar a história do "seu gato subiu no telhado" em cadeia nacional.

Estou aqui de nhém-nhém-nhém, eu sei. Fui eu que pedi pra receber o worst case scenario e agora estou aqui reclamando, aliás não tô reclamando, estou só surpresa com a minha própria reação, pra falar a verdade. Eu teria achado tudo muito mais fácil de engolir se ele tivesse falado: "nós vamos fazer as infusões, nós vamos dar a comida especial, o remédio, há boas chances dele se recuperar, mas o caso é grave e ele já está começando com um nível muito alto de uréia no sangue".

Eu sei, eu estou me pegando na semântica, na ordem da frase, no fato dele ter começado: seu gato já começou mal, com um dos piores níveis de uréia no sangue possível, mas a gente vai tentar tratar, há chances. Ou sejá, o pior na frente, as chances atrás. Cadê o otimismo? Ah, Adriana, não é melhor ser realista?

Óquei povo, estou rambling, resmungando. Mas dá um desconto, porque eu estou preocupadíssima. Ontem nosso menino voltou bastante melhor da clínica. Voltamos com um pacote com 15 tipos diferentes de comida, pra ver qual ele gosta mais, pois ele não estava se dando com a renal da Royal Canin. Ontem ele comeu bem a Hill's Urinary, até me surpreendi. É uma alegria ver seu gatinho doente comer, vir miar na sua porta porque quer mais comida. É nesse momento o que está nos dando mais esperança. Plato tadinho, tá meio esquecidinho num canto, mas assim que o Ty sair dessa, e ele há de sair, daremos mais atenção a ele.

Nesse momento eu penso em duas coisas. No desespero que deve ser para alguém com meios limitados ter um bichinho doente em casa. É um esparrame de dinheiro, só no dia que ele foi diagnosticado foram 300 euros em exames, consulta, injeções, remédios. Ontem foram mais 100 euros, e as duas aplicações de fluído finais serão 70 euros cada. E a comida especial é cara, e os remédios também são caros. E daqui a 4 semanas repetimos todos os exames novamente pra ver se o tratamento está surtindo efeito.

A segunda coisa que eu tenho me questionado bem é se eu gostaria de ter o diagnóstico "realista" no caso de um dos familiares ter um problema grave. É desesperador pensar que dali a um mês você pode estar dizendo o último adeus. Eu ainda não passei pela perda repentina de um ente querido, sempre achei que quando a pessoa fica doente nos dá tempo pra nos preparar, mas será que há como se preparar para a perda? Nesse momento eu acho que é só um sofrimento a mais, por isso nos agarramos em cada fiapinho de esperança com o nosso meninuxo.

Aqui na Holanda a eutanásia em seres humanos é permitida. Eu e Bart já discutimos o assunto, porque ele teria que decidir pela minha morte e eu pela dele. Ambos decidimos que não a utilizaríamos, por diferentes razões.

E que os que fiquem façam bom uso do buffet do meu enterro, já incluido no nosso "seguro enterro". Eu digo que podem doar os orgãos que puderem, joguem minhas cinzas na lagoa do Epcot Center, podem usar um tupperware ( novo, please ) pra levar minhas cinzas sem ser barradas na alfândega. Sei lá, não me preocupo muito com o que vai acontecer por aqui com os "restos mortais", mas confesso uma coisa: tenho muito, muito medo do que vai acontecer do lado de lá.

10 comentários:

Angela disse...

A gente nunca está pronto. Repentino ou aguardado, sempre estamos querendo mais um dia, mais um tempo. Ja perdi todas as pessoas próximas, repentinanente ou depois de um longo período de doença, e de ler o seu relato, grudo no meu gato, apalpando-o e me encolhendo por dentro de pensar que um dia ele tambem pode me deixar.

Holandesa disse...

Putz! Coitadinho do meu afilhado!
:(
Preciso visitá-lo para dar um afago querido nele!

Wilma disse...

Éhhh...esse é o pior momento, mas ele não é tão novinho,deve ter uns 6 anos ou quantos? Já fico preocupada com os meus pets...se tiver q sofrer pelos quatro, estarei liquidada...é triste, viu. Acho q é melhor mesmo o fim repentino do que essa dúvida.Nunca sabemos se os médicos estão sendo sinceros.

Cido disse...

Dri, estou torcendo pra que seu bichano se recupere. :/

Unknown disse...

É muito difícil, dói demais e jamais estaremos preparados, seja para as pessoas queridas seja para os nossos pequeninos de quatro patas, como devota de São Francisco de Assis sempre acredito, e em minhas orações peço que seja feita a vontade do Pai e também que livre nossos pequenos da dor e sofrimento, se tiverem que nos deixar que seja breve e suave, sem definhar, pois sofremos, e muito, juntos. Tenho ótimos amigos veterinários, e acredite, eles não são Deus , então não desanima. Vou ali no meu cantinho fazer uma oração para o seu peludinho.

Beijos. Fica bem !

Sheila disse...

Torço para que sua bolinha peluda reaja bem ao tratamento.

Como entendo sua aflição...nosso fofinho ( um cávia) esta agora no hospital universitário de Utrecht. Vai passar a noite lá, para amanhã fazer um ctscan. Esta com probleminhas e já é idoso. Mas a gente faz de tudo por eles, pois os amamos!

Samantha disse...

Oi Dri, sou vet, vc sabe, e há mais ou menos 3 meses comecei a desconfiar que meu gato tinha algum problema. O hálito dele estava forte, estranho, então decidi levá-lo em um laboratório para dosar ureia e creatinina. Batata: as duas estavam com nível acima do normal (não absurdamente acima mas já indicava doença renal). No mesmo fim de semana levei para ultrassom para ver se era agudo ou crônico, e pela estrutura dos rins (os dois diferem de tamanho, formato etc) deu para perceber que o problema é crônico, ou seja, não tem volta.
Como ele não tinha sintomas muito graves comecei com a Renal da Hill´s e da Royal Canin (ele come qualquer uma das duas graças a Deus). Não precisei fazer a fluidoterapia pois ele não estava em crise grave, mas parando para pensar vi que ele estava perdendo peso há um tempo já (após a ração ele engordou) e também desde o o início da dieta ele não vomita. Eu não tinha percebido mas ele vomitava esporadicamente e eu achava que era bola de pelo mas agora sei que era início da doença renal.
Enfim, ele está bem agora, comendo super bem, acho que a dieta vai garantir o pouquinho de rim que está ainda funcionando. O tratamento é esse mesmo que estão fazendo aí, muita fluido (afinal em veterinária ainda não tem em todo lugar a opção hemodiálise/transplante)e dieta de baixa proteína. Te desejo tudo de bom e melhoras para o seu gatinho.
Bjo
Samantha

Liliane Gusmao disse...

Adriana,
Tomara que seu gatinho fique bem! To aqui torcendo!!
bjos

vcdarcie disse...

Tomara que seu gatinho melhore!!
Força!
beijos

♥ suh ♥ disse...

oi adoro teu blog...
Amo a holanda gostaria muito de conversar com vc.....
meu facebook é suelle borges meu e-mail...
suellen.andressa@gmail.com
Parabéns pelo blog