quarta-feira, janeiro 27

As misérias de se procurar um emprego no exterior


Ontem recebi um e-mail de uma recruiter ( profissional de RH que recruta novos funcionários ) perguntando se eu estava interessada numa vaga na DSM ( empresa química enoooorme ) em Zwolle ( nos confins da Holanda ). Eu achei o e-mail estranho, porque ainda nos idos de 2004, quando eu estava desesperadamente caçando um emprego eu fiz entrevista nessa empresa, e tive problemas no processo seletivo. Tcheu explicar o "problema".

Algumas empresas aqui na Holanda contratam umas empresas de consultoria para fazer o que chamam de "assessment". Você fica o dia todo nessa consultoria, te dão mil testezinhos, fazem umas dinâmicas bestas, uns roleplays pra determinar sua reação sem tempo de se preparar. Eu acho esses assessments meio questionáveis, porque se naquele dia você está muito nervoso, ou está com algum outro problema, uma gripezinha, tudo isso vai influenciar no resultado.

Eis que no processo seletivo dessa empresa, depois do screening ( primeira entrevista ) com o RH, o candidato faria primeiro o assessment antes de ir pras entrevistas com os gerentes / diretores. Só que no meu caso, a tal consultoria não tinha horário, acabou que agendaram o tal assessment pro fim do processo. Fiz entrevista com dois gerentes, passei. Fiz com 3 diretores, passei. Por fim fiz com o CFO e passei, ele me disse que dependia apenas do assessment, mas que não deveria ser problema.

Fiz então o assessment, meu primeiro em terras holandesas e totalmente diferente do que eu fiz para entrar na GM. Daí eles te mandam um report e você tem 1 semana para reagir a ele, se bem que nada muda depois da sua reação. Quando eu comecei a ler meu report, eu achei que estavam falando de uma outra pessoa. Falavam ultra bem dos meus resultados, mas meus maiores scores estavam nas coisas que eu considero até hoje meus pontos fracos, e o que eu SEI que são meus pontos fortes apareciam com "não demonstrado". Achei estranhésimo, mas o relatório no geral era super positivo. Só que no fim, a recomendação era que eu concorresse à duas vagas em vendas, e não em compras, porque eu não demonstrava as habilidades e o perfil necessário para a área de compras.

Eu fiquei de boca aberta, e respondi apenas que eu discordava da conclusão dele, e que o simples fato de eu já ter 9 anos de experiência numa multinacional reconhecida mundialmente, 5 desses anos em compras, falavam por si só, afinal ninguém se mantém 5 anos numa área super concorrida duma empresa ainda mais concorrida ( lembrem-se que ainda estávamos nos anos dourados da GM ) se não tivesse as habilidades e o perfil necessário. E agradeci mas declinei a oferta de concorrer às vagas em vendas.

*****

Esclarecimento: minha maior paúra profissional sempre foi acabar na área de vendas da empresa. Eu detesto vendas. Eu detesto profissionais de vendas. Eu detesto estar na posição de ter que ficar pedindo pro comprador comprar meu produto. Eu detesto a área de ter que formar preços pra vendas. Eu detesto tudo o que eu conheço de vendas e se Deus quiser ( e ele há de querer ), nunca terei que trabalhar em vendas.

*****

Voltando à recruiter, eu expliquei a situação acima e disse ainda que nesses 5 anos que se passaram eu não havia mudado muito, meu perfil continua basicamente o mesmo, e que eu estou trabalhando, e com muito sucesso, da minha empresa já há 2 anos, e que não tenho intenções de mudar de emprego.

Ela agradeceu o feedback, perguntou se ela podia deixar meu registro ativo, afinal nunca se sabe, e me disse que a DSM deixou de trabalhar com aquela empresa de assessment depois de terem muitos problemas com má colocação de profissionais seguindo às recomendações dessa empresa.

Olha, pode parecer besteira, mas me senti finalmente "vingada". Procurar emprego, principalmente por um longo tempo como eu fiz, é um processo que nos deixa fragilizados, receber um feedback assim, e estar impotente para mudá-lo, com a opção de simplesmente escrever uma cartinha como reação, que eu acho que é solenemente ignorada, é ruim demais.

Pra quem estiver interessado, saibam que a DSM está procurando por um Global Commodity Manager na área de Zwolle, é só contactar a DPA supply chain ( google vai te dar todos os sites ).


2 comentários:

Dani dutch disse...

OI Adriana eu moro em Zwolle, vou entrar no site da empresa.. quem sabe nao tem uma boquinha lá pra mim ... bjusss

Unknown disse...

Ola Adrina eu tenho cidadania italiana, estou proucurando um trabalho ai na Holanda quero levar minha esposa e meu cachorrinho qual a possibilidade de encontrar o trabalho pra mim e pra ela pode ser qualquer coisa,, fabricas.. limpesa, construçao civil,ok.. obrigado Wilton