domingo, janeiro 24

Cinema: paraíso ou calvário?

Eu amo, amo e amo ir ao cinema. Ultimamente no entanto eu ando meio desgostosa. Talvez seja Eindhoven que tenha poucas salas ( tem o Pathé com 9 e o Zien com 6, e mais uns cinemas alternativos/cult ), mas a ultra-lotação de ultimamente está tornando meu passeio preferido num quase suplício.

Eu achava que tinha achado a solução no cinema Zien, mas a verdade é que ele tem metade das salas boas e metade ruins, então é meio loteria. Acabei voltando pro Pathézão.

Fui assistir Avatar hoje, domingo nevoso/chuvoso, às 14:30. Ai ai ai, e dizem que isso aqui é primeiro mundo.

Bom, a compra dos bilhetes é melhor que no Brasil, tem 6 máquinas e 6 guichês, vai razoávelmente rápido. A pipoca tem filas imensas, e tem um buffet na parte de cima que nem sempre abre, isso sem falar que não tem pipoca com manteiga que nem no Cinemark, aliás, a pipoca não é fresca, cinema sem pipoqueira, já viu?

Não tem organização nenhuma na fila, tem um portãozinho com um carinha e aquele bololô de gente para todos os filmes amontoada, aqui o QI do povo não chega ao conceito básico de fila. E pensar que em SBC o Cinemark tem monitores mostrando que sala já está entrando e qual está ainda sendo limpa, tem filas e indicações de que fila pegar... Aí tava aquele furdunço todo e uma véia gritava: me deixem passar, meu filme já começooooou! Primeiríssimo mundo.

Aí entramos na sala, as cadeiras são boas, o espaço entre as fileiras razoável, não é Stadium mas é bem boazinha a sala. O óculos 3D foi cobrado à parte, 2,50 euros ( emprestado, não é pra levar pra casa não ), e nem era limpo, quem quisesse podia pegar um lencinho umidecido. Eu escolhi uma fileira e o cara do meio colocou os casacos dele e da acompanhante na cadeira do lado, eu sentei na imediatamente disponível,desliguei meu celular, perguntei se podia colocar meu casaco naquela cadeira também, e fiquei ali meditando sobre o sentido da vida. O cinema vai enchendo e enchedo, claro. Os trailers começam, aqui na Holanda não tem propaganda, só trailer. Eu amo ver trailer, porque já fico planejando o próximo filme. Quando o filme está quase pra começar, chega um cara e lááááá do corredor manda perguntar se o lugar ao meu lado tá livre. Aí todo mundo faz cara feia, tira casacos, tira bolsa, e já que é pra ficar todo mundo grudado, eu resolvo sentar no lugar vazio, que é mais pro meio, e aí a fileira toda faz o mesmo, dão uma "bundada" pra esquerda. O cara fica bravo, ele queria sentar no meio e não no final da fileira. Ele reclama, resmunga, chama a gente de "asociaal", vai embora, volta, e senta na ponta.

O filme começa. Aleluia, nenhum fedido por perto, nenhuma criança pequena. Deus é pai. Quando começa a ação do filme, minha vizinha começa a narrar a "adivinhar" o que ía acontecer pro marido dela ao lado, gente, que coisa irritante! Essa muié falou o filme todo!

É por essas e outras que o Bart já parou de ir ao cinema, já está pesquisando pra colocarmos home theater em casa. Ele prefere assistir os filmes com certo atraso mas no conforto do lar, à ir cheirar suvaco dos outros no cinema. E eu até entendo, não fosse essa minha paixão por cinema eu acabaria fazendo o mesmo.

E agora estou aqui, com uma listinha de filmes que eu quero ver, mas me preparando psicológicamente.

2 comentários:

mc disse...

Adriana, sofro do mesmo mal. Amo cinema mas os outros irritam. Em Singapura é 1o mundo mesmo, compro lugar marcado na internet, o painel avisa qual sala já está aberta, a pipoca é barata. Mas lá dentro é um pega pra capar. O povo é pão duro e leva comida do supermercado (até noodles!), então fica o filme todo com aqueel barulho de saco plástico ou chinês tomando sopa.
Isso qdo as famílias não levam crianças ou - pasme - BEBÊS no cinema.
No último harry potter na morte do dumbledore uma avó com bebê no colo andava pelo cinema falando em vozinha de criança com o netinho.

Fazer "shiu", "tsc" e cara feia é default pra mim no cinema.

Mas sou só eu viu, ninguém mais reclama... eu faço shiiiiiiu mesmo!

PS- e na Holanda qdo o povo fica abrindo a garrafa de cerveja com barulho? grrrrr

PS2- na Tailândia antes do filme começar toca o hino nacional e todo mundo tem que ficar de pé. Rá!

Marcia-Rotterdam disse...

Aqui no Cinemark não tá muito melhor, eu fiquei 15 minutos na fila para comprar uma pipoca e uma coca ( morna) por um preço absurdo!!